Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro > Sonhando com a liderança, Cruzeiro recebe um Timbu faminto por vitória

* Equipe pernambucana está há cinco jogos sem vencer e tenta ficar bem longe da zona de rebaixamento

A reta final do turno do Campeonato Brasileiro está cada vez mais emocionante. E dos quatro times do G-4, o Cruzeiro é um dos primeiros a entrar em campo pela 16ª rodada, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), quando enfrenta o Náutico, no Mineirão. Com chance de assumir a liderança, a missão celeste pode ser difícil, mas é perfeitamente possível.

Com 27 pontos, na terceira posição, a Raposa precisa vencer e torcer para que o Flamengo não vença o Palmeiras, também na quarta, e para que o Grêmio perca para o Coritiba, na quinta.

O problema é que o Timbu, que já liderou a competição, está há cinco jogos seguidos sem vencer. O time pernambucano, que ocupa a 12ª posição, com 18 pontos, tenta voltar aos seus melhores dias.

Pendurados preocupam

O time celeste nunca foi batido pelos alvirrubros pernambucanos em Belo Horizonte. Foram nove vitórias e dois empates nas 11 partidas disputadas, com 23 gols marcados e apenas quatro sofridos.

O volante cruzeirense Elicarlos, que jogou pelo Náutico nos anos em 2006 e 2007, acredita que antes de pensar na liderança é preciso vencer o Timbu, em jogo que não será nada fácil.

- O Náutico é uma equipe exige cuidado. Acho que vai ser difícil vencê-los, mas também não impossível - afirma.

O técnico Adilson Batista poderá contar com a volta do lateral Jadilson e do zagueiro Espinoza, poupados no jogo contra o Fluminense. No entanto, o treinador perdeu Fabrício, que sofreu um estiramento muscular na panturrilha direita na partida contra o Flu.

Outra preocupação para o comandante celeste é o número de jogadores com dois cartões amarelos. O atacante Guilherme e os apoiadores Wagner e Gérson Magrão estão pendurados e, se levarem mais um, não enfrentarão o Flamengo no domingo.

Posição incômoda

Com dois pontos à frente da Portuguesa, 17ª colocada, o Náutico sabe que precisa vencer para se afastar ainda mais dessa incômoda posição. O Timbu já soma cinco partidas sem vitórias neste Brasileirão e pretende se reabilitar contra a equipe celeste dentro do Mineirão

O treinador Pintado ainda terá problemas para escalar o time, já que o apoiador Geraldo, que se recuperou de uma lesão, possivelmente perde a vaga para Paulo Santos. A lateral direita continua sem titular fixo desde a contusão de Ruy. O recém-contratado Maurinho continua fora, já que não foi regularizado, e Eduardo Eré assume.

Pintado resolveu também dispensar o esquema 4-4-2, e deve adotar contra o Cruzeiro uma tática mais cautelosa, com três zagueiros, uma vez que trata-se de uma partida fora de casa.

FICHA DO JOGO:
Data: 30/7/2008 - quarta-feira
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS/Fifa)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
Transmissão: pay-per-view

CRUZEIRO
Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Thiago Martinelli e Jadílson; Elicarlos (Espinoza), Henrique, Charles e Wagner; Gérson Magrão e Guilherme
Técnico: Adilson Batista

NÁUTICO
Eduardo; Vagner, Everaldo e Negretti; Eduardo Eré, Ticão, Alceu, Paulo Santos e Piauí; Gilmar e Wellington
Técnico Pintado

Reforçado pelo Engenhão, Botafogo recebe o Goiás

O Botafogo ainda faz uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro. Mas se fossem contadas apenas as partidas em seu estádio, poderia estar entre os candidatos ao título. O Alvinegro recebe o Goiás, nesta quarta-feira, no Engenhão motivado por seu retrospecto em casa. No entanto, o time carioca tem a consciência de que o adversário é um concorrente direto, já que tem dois pontos a menos e ocupa o 15º lugar. Além disso, todo cuidado é pouco, pois o time esmeraldino venceu quatro vezes na competição, sendo que duas longe de Goiânia.

O Engenhão tem sido mesmo um dos maiores aliados do Botafogo, que disputou sete partidas do Brasileirão em seu estádio, com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o que significa um aproveitamento de 76%. O Alvinegro venceu as últimas três partidas em casa e, além de não ter sofrido gols, marcou 11.

- Nosso estádio tem sido muito importante. Conhecemos os atalhos do Engenhão e, por isso, conseguimos impor nosso ritmo. Espero que seja assim também contra o Goiás - afirma Carlos Alberto.

Paciência é arma do Botafogo contra faltas do Goiás

O meia, aliás, viverá uma situação inédita: enfrentará pela primeira vez o seu irmão, Fernando, que é volante do Goiás. A dupla não esconde a ansiedade por esse momento, e os pais não disfarçam o nervosismo.

Fernando deverá fazer uma marcação especial em Carlos Alberto, mas isso não significa alívio para os outros jogadores. O Botafogo, time que mais recebeu faltas até o momento no Brasileiro, terá pela frente a segunda equipe que mais cometeu infrações na competição. Para o técnico Ney Franco, é importante agir com paciência.

- Não podemos sair da nossa característica por causa disso. Vamos marcar bem e usar a nossa qualidade técnica quando tivermos a bola - explica o treinador, que no último treino antes da partida trabalhou muito as jogadas de bola parada, talvez imaginando aproveitar de maneira positiva as faltas cometidas pelo Goiás.

O único desfalque do Botafogo será Zé Carlos, machucado. Lucio Flavio, que começou no banco o clássico contra o Flamengo, no último domingo, volta ao time. O grupo está em alerta, pois são oito titulares pendurados com dois cartões amarelos: Castillo, Renato Silva, Andre Luis, Triguinho, Lucio Flavio, Carlos Alberto, Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Alex Terra é o maior desfalque do Goiás

Após perder por 2 a 1 para o Sport no Serra Dourada, o Goiás caiu na tabela do Brasileirão. Além disso, o técnico Hélio dos Anjos não poderá contar com um dos seus principais jogadores no restante do campeonato: vivendo seu melhor momento no clube, o atacante Alex Terra rompeu o ligamento do joelho direito na última partida e terá que ser operado.

Segundo os médicos, Alex deve ficar de seis a oito meses afastado dos gramados. Mesmo vaiado pela torcida, Schwenck, que já defendeu o Botafogo, pode jogar ao lado de Iarley, titular absoluto no ataque. O garoto Felipe, de 19 anos, e Adriano Gabiru correm por fora na disputa pela vaga.

Nas partidas fora de casa, Hélio costuma escalar o time com três jogadores de marcação no meio-campo e tentar surpreender o adversário nos contra-ataques. Os volantes Fernando, Ramalho e Fábio Bahia serão os titulares. O veterano Paulo Baier ficou afastado do time titular por dois jogos, recuperando-se de problemas físicos, mas voltou na derrota para o Sport. No entanto, ainda deve ficar no banco. O meia Romerito completa o meio-campo do Goiás. Na lateral-esquerda, Júlio César retorna após cumprir suspensão.

FICHA DO JOGO:
Data: 30/07/2008 (Quarta-feira)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 20h30
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Evandro Luís Silveira (SP) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (SP)

BOTAFOGO
Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luís e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: Ney Franco

GOIÁS
Harlei, Rafael Marques, Henrique e Ernando; Vitor, Ramalho, Fernando, Paulo Baier, Romerito e Júlio César; Iarley.
Técnico: Hélio dos Anjos

Vitória e Atlético-PR fazem confronto de rubro-negros no Barradão

A noite desta quarta-feira promete um duelo bastante agradável para os torcedores baianos e paranaenses, no Barradão. Pelo menos no que depender das cores que irão figurar no estádio. Revelação do Brasileirão 2008, o Vitória recebe o Atlético-PR, com Roberto Fernandes na corda bamba. O baile do vermelho e preto está marcado para as 19h30m.

No Leão a briga é pela manutenção do time na zona de classificação para a Taça Libertadores da América. Depois da derrota no último domingo para o Atlético-MG, no Mineirão, o Vitória teve sua posição ameaçada. No entanto, apesar de ter o mesmo número de pontos que o São Paulo, 26, tem oito vitórias, contra sete do rival. Ainda assim, a liderança da competição não é um sonho distante, já que o Cruzeiro possui 27 pontos.

Porém, para alcançar os seus objetivos, o técnico Vagner Mancini não terá uma tarefa nada fácil. Por terem seus direitos federativos vinculados ao Furacão, adversário desta quarta-feira, Dinei, Rodrigão, Carlos Alberto e Viáfara não poderão enfrentar o ex-clube, já que, por contrato, não tem permissão para tanto. O goleiro, inclusive, levou o terceiro amarelo na partida com o Galo e estaria suspenso de qualquer maneira.

Outro desfalque certo para o técnico Vagner Mancini é o lateral-direito Marco Aurélio, que também foi advertido com o cartão amarelo no último domingo e cumpre suspensão automática diante do Atlético-PR. Para a posição, o treinador do Leão deve utilizar Rafael. Para a vaga do goleiro Viáfara, o reserva Ney assume a posição deixada pelo colombiano.

No ataque a dúvida é quem será o companheiro do artilheiro Marquinhos, uma das revelações do Campeonato Brasileiro. Mancini ainda não decidiu se escala o jovem Adriano, cria do Vitória, ou Muriqui. Por já ter jogado algumas partidas, o segundo sai na frente pela vaga.

Do lado do outro Rubro-Negro, o Furacão, a situação está longe de ser confortável. Depois do empate em 0 a 0 com o Figueirense, na Arena da Baixada, a torcida se revoltou e pediu a contratação do técnico Geninho para o lugar de Roberto Fernandes, muito hostilizado durante a partida.

No entanto, a diretoria do clube fez questão de dar seu apoio ao atual comandante do Furacão e garantiu sua permanência no cargo, independentemente do resultado do jogo desta quarta-feira, contra o Vitória, no Barradão. Os dirigentes esperam que o time melhore de rendimento com a entrada dos reforços no time, o que não acontece nesta rodada.

A quantidade de desfalques de Roberto Fernandes impressiona. Só no departamento médico são cinco jogadores: Kelly, Joãozinho, Valência, Julio César e Netinho. Além deles, o goleiro Vinícius e o meia Zé Antônio também estão em recuperação. Já o lateral-esquerdo Márcio Azevedo e Júlio dos Santos estão suspensos.

Na esquerda, o volante Chico, que já jogou improvisado como lateral, será o titular. Para a vaga deixada por Valência, Douglas Maia ganha uma chance no time, enquanto Ferreira substitui Júlio dos Santos. Já no ataque será mantida a dupla utilizada diante do Figueira, formada por Anderson Aquino e Pedro Oldoni.

FICHA DO JOGO:
Data: 30/07/2008
Local: Barradão, em Salvador
Horário: 19h30
Árbitro: Willian Marcelo Nery (RJ)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jackson Lourenço Massara (RJ)

VIRIA
Ney; Rafael, Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans e Ramon; Marquinhos e Gulherme.
Técnico: Vágner Mancini.

ATTICO-PR
Galatto; Antônio Carlos, Rhodolfo e Danilo; Nei, Alan Bahia, Douglas Maia (Renan), Ferreira e Chico (Alex Sandro); Pedro Oldoni e Anderson Aquino.
Técnico: Roberto Fernandes

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário