Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 1 de julho de 2008

Pequim 2008 > Boletim Olímpico



Natação - Natação garante mais quatro vagas e país tem recorde de mulheres nos Jogos

O Brasil estabeleceu um novo recorde antes dos Jogos Olímpicos. Depois de confirmar seu maior número de atletas para a competição (270) e de modalidades já classificadas para uma Olimpíada (31), a quantidade de mulheres também supera a marca de 2004, em Atenas. A FINA (Federação Internacional de Natação) divulgou nesta terça-feira os países que completam a lista dos classificados olímpicos em dois revezamentos que ainda aguardavam a confirmação de suas vagas, e o país aumentou para 127 o número de mulheres que vão a Pequim.

O 4x100m livre e 4x100m medley feminino vão levar mais 5 atletas para os Jogos de 2008. Com a garantia de Tatiana Lemos Barbosa, Monique Ferreira, Michelle Lenhardt e a reserva Julyana Kury no 4x100m livre (a outra integrante, Flavia Delaroli, já estava classificada) e mais Tatiane Sakemi, a nadadora de peito do revezamento medley, já que Fabíola Molina (costas) e Gabriella Silva (borboleta) já tinham vagas asseguradas além deTatiana Lemos, do livre, classificada pelo outro revezamento, também estabeleca nova marca para a natação. Em Atenas foram 23 nadadoras, contra 24 já confirmadas em Pequim. Entre todas as modalidades a diferença é ainda maior. Em 2004 foram 122 atletas, cinco a menos do que o país terá na competição de agosto de 2008.

Maria Lenk em 1932 inaugurou a participação feminina na disputa olímpica

A primeira mulher brasileira a participar de uma edição de Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles 1932. Para o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o recorde de atletas mulheres brasileiras em Pequim 2008 comprova que o esporte olímpico brasileiro se desenvolve em todos os níveis.

- A cada edição observamos que o esporte olímpico brasileiro está se desenvolvendo de maneira uniforme. Já havíamos quebrado o recorde do número total de atletas e de modalidades classificadas para os Jogos. Esse recorde da participação feminina confirma a evolução qualitativa do esporte brasileiro - afirmou Nuzman. O Brasil vai a Pequim com representantes em 31 modalidades: atletismo, basquete, boxe, canoagem velocidade, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (masculino e feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo saltos, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei (masculino e feminino) e vôlei de praia (masculino e feminino).


Vôlei - Fofão é liberada para voltar à seleção na terceira semana do Grand Prix


A seleção feminina ganhará um reforço e tanto para a terceira rodada do Grand Prix, em Macau, na China. A levantadora e capitã Fofão foi liberada pelos médicos e deverá ser relacionada para a partida contra a República Dominicana, na sexta-feira. O técnico Zé Roberto Guimarães fará uma avaliação após o treino de quarta-feira para confirmar a presença da jogadora.

Fofão, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo no último dia 11, durante um amistoso contra a seleção dos Estados Unidos, cumprirá a previsão de retorno dada pelos médicos, que esperavam sua volta na terceira semana do Grand Prix. Nesta terça-feira, a levantadora, que ficou afastada nas duas primeiras semanas da competição, participou do treinamento normalmente.
- Estava um pouco ansiosa, com medo de sentir alguma dor. Ainda falta ganhar um pouco mais de segurança, mas acho que, hoje (terça-feira), passei no teste - comemora Fofão.

Após enfrentar as dominicanas, a seleção brasileira encara o Japão no sábado e a China, atual campeã olímpica, no domingo, dia 6. Macau é palco da última fase classificatória para as finais da competição, que serão disputadas na cidade japonesa de Yokohama, entre os próximos dias 9 e 13. Classificam-se para a fase final do Grand Prix seis equipes. Neste momento, além de Brasil, China e Estados Unidos, as seleções da Itália e Turquia completariam as vagas juntamente com o Japão, que por estar sediando a decisão, tem automaticamente sua classificação assegurada.


Futebol - Sem Marta, seleção feminina começa a se preparar para amistosos

A seleção feminina se apresentou nesta terça-feira, na Granja Comary, para iniciar a preparação para três amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos. Um grupo de 20 atletas foi chamado pelo técnico Jorge Barcellos. As principais ausências na lista são as de Marta, Cristiane e Daniela Alves, que ainda têm compromissos por seus clubes e só serão convocadas para a parte final da preparação para Pequim. A capitã Aline, que sofreu grave lesão no joelho, está fora da Olimpíada. Os amistosos da seleção serão nos dias 10, 13 e 16 de julho, contra Canadá (em Toronto) e Estados Unidos (em Denver e San Diego). A preparação na Granja Comary vai até o dia 6 de julho, quando a delegação embarca para o Canadá.

O torneio olímpico de futebol começa no dia 6 de agosto.

Confira as 20 jogadoras convocadas:

Goleiras: Andréia Suntaque (Prainsa/ESP) e Bárbara (Sport Recife)
Zagueiras: Andréia Rosa (Ferroviária Araraquara), Juliana (Corinthians), Renata Costa (Odense), Tânia Maranhão (Saad-MS), Erika (Santos), Laterais Simone Jatobá (Lyon-FRA), Danielle (Cepe Caxias), Danielli (Santos) e Rosana (Svneulengbach-AUT).
Meio-campistas: Maycon (Saad-MS), Formiga (Botucatu), Francielle (Santos), Ester (Santos), Daiane (Franca), Atacantes Pretinha (Inac-JAP), Fabiana (Corinthians), Maurine (Santos) e Raquel (Cepe Caxias).

Fonte: globo.com/esportes












Redatora: Marcella Pedroso
marcella.pedroso@yahoo.com.br






Direto da Redação

Um comentário: