
Sem nunca ter conquistado a medalha de ouro, o Brasil está no Grupo C. A estréia será em 7 de agosto contra a Bélgica, em Shenyang. Três dias depois, a equipe encara a Nova Zelândia, na mesma cidade. Em 13 de agosto, o rival será a a anfitriã China, em Qinhuangdao.
- Foram convocados três laterais, três zagueiros e três volantes. Do meio para a frente, houve uma maior diversificação, com a preocupação de escolher jogadores versáteis. Jogadores que sejam rápidos, e também com boa presença de área, com aproveitamento nas bolas altas e nas jogadas de bola parada - disse Dunga, que não esteve na sede da CBF nesta segunda, pelo site da organização.
Segundo a CBF, a convocação atende ao prazo estabelecido pela Fifa (Estatuto do Jogador) de 15 dias antes do início da preparação para as Olimpíadas. A previsão é que o time comece a treinar em 22 de julho, na Granja Comary. A data de entrega da lista para o Comitê Olímpico Internacional é 23 de julho, e mais quatro jogadores serão incluídos como substitutos caso algum atleta se machuque.
Polêmicas para fechar a lista

O zagueiro Juan, do Roma, era outro jogador certo na lista do técnico, mas que não foi liberado por seu clube. Até mesmo a participação de alguns atletas sub-23 ficaram ameaçadas. Dirigentes de Werder Bremen e Schalke chegaram a declarar publicamente que não iriam ceder Diego e Rafinha.
Coincidência ou não, a CBF demorou para divulgar a lista nesta segunda-feira e, ao contrário do que sempre faz, a entidade não comunicou em seu site oficial a data da convocação com antecedência.
Desde que Dunga assumiu o comando da seleção e ficou responsável pela preparação para os Jogos de Pequim, o time olímpico só entrou em campo duas vezes: derrota para uma seleção do Campeonato Brasileiro de 2007 por 3 a 0 e vitória sobre um combinado carioca por 1 a 0.
Confira a lista dos convocados:
Goleiros

Idade: 23 anos
Clube: Almería

Idade: 23 anos
Clube: Internacional
Zagueiros

Idade: 24 anos
Clube: Fluminense

Idade: 18 anos
Clube: Bayern de Munique

Idade: 23 anos
Clube: São Paulo
Laterais

Idade: 22 anos
Clube: Shalke 04

Idade: 22 anos
Clube: Shakhtar Donetsk

Idade: 20 anos
Clube: Real Madrid
Meias

Idade: 21 anos
Clube: Liverpool

Idade: 23 anos
Clube: São Paulo

Idade: 20 anos
Clube: Manchester United

Idade: 23 anos
Clube: Fluminense

Idade: 23 anos
Clube: Werder Bremen

Idade: 28 anos
Clube: Barcelona
Atacantes

Idade: 24 anos
Clube: Real Madrid

Idade: 23 anos
Clube: Betis

Idade: 19 anos
Clube: Milan

Idade: 21 anos
Clube: Manchester City
Fontes: Globo.com e Uol
Comentário da Redação
Bela seleção, mas poderia ser melhor
Com esse elenco convocado, sem dúvidas, a seleção brasileira de futebol tem totais condições de levar pela primeira vez a medalha olímpica. Mas é uma injustiça convocar o Jô e deixar o ótimo atacante Guilherme, do Cruzeiro, de fora da convocação, o cruzeirense é muito melhor.
Mas poder convocar apenas 18 jogadores, e não 22, é uma sacanagem, fica um time desfalcado. Tanto que ficou com apenas três zagueiros, assim o time deve jogar com dois, se machucar um, complica. Lateral esquerdo então, se machucar o Marcelo terá de improvisar um jogador, por esse motivo é importante convocar jogadores versáteis.
Uma coisa que pode atrapalhar essa seleção é o marketing e a falta de pulso firme, ou seja, Ronaldinho Gaúcho e Robinho terem lugares no time titulares pelo nome, e não pelo futebol, e mesmo jogando mal, o Dunga continuar com ambos no time titular.
E aliás, o Ronaldinho está mais gordo que o seu xará, fenômeno, e tenho certeza que não consegue entrar em forma até o começo das Olimpíadas. E para a estréia, nunca que ele merecia a titularidade, qualquer meio-campista convocado merece mais do que ele hoje, até por estar parado, mas como tem nome, nem preciso dizer que ele deverá ser o titular mesmo.
E é uma pena o Kaká não ter sido liberado pelo Milan, seria um jogador fundamental, titular absoluto neste meio-campo, seria a referencia do time e nenhum jogador convocado irá substituir à altura. Mas o futebol brasileiro é tão bom, que ainda assim é um ótimo time, e se for escalado de acordo com o futebol (e não com o nome) e o Dunga não fazer besteiras, tem grandes chances de trazer a inédita medalha de ouro.
Time que eu entraria para a estréia: Diego Alves; Rafinha, Breno, Thiago Silva e Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson e Thiago Neves; Robinho e Alexandre Pato.
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário