Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 2 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro > Flu, desesperado, encara o Inter no Maracanã, neste sábado

* Tricolor precisa vencer para começar a sonhar em sair da zona de rebaixamento. Colorado quer se recuperar de derrota

O Fluminense enfrenta o Internacional, neste sábado, às 18h20m, no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, numa situação delicadíssima. Penúltimo colocado da competição, com apenas 13 pontos, o Tricolor precisa desesperadamente de uma vitória para começar a sonhar a sair da zona de rebaixamento na rodada seguinte, pois nesta, nem com mais três pontos o time deixa a 19ª posição.

Já o Internacional, que na última rodada perdeu em casa para o Santos, outro integrante da zona de rebaixamento, perdeu duas posições na tabela e agora ocupa o 10º lugar, com 22 pontos. Por isso, precisa se recuperar do tropeço no Beira-Rio para voltar a mirar a zona de classificação para a Libertadores.

Problemas para escalar

O técnico Renato Gaúcho, mais uma vez, tem muitos problemas para armar a equipe. Com Washington e Tartá suspensos e Arouca lesionado, o treinador deverá escalar o meio com Fabinho, Romeu e Ygor, ou Sandro, já que o volante está sendo perseguido pela torcida. No ataque, Dodô e Somália devem atuar juntos pela primeira vez. E na lateral direita, com Rafael machucado e Carlinhos recém-saído do departamento médico, Maurício será novamente improvisado. De boas notícias, apenas as voltas de Luiz Alberto e Junior Cesar, que cumpriram suspensão na rodada passada.

- A situação está complicada, todo mundo está vendo, mas contamos com o apoio da torcida, isso é muito importante neste momento, e confio no meu grupo para a gente conseguir uma vitória sobre o Inter - diz Renato Gaúcho.

Um novo Inter para eliminar um velho vício

Ainda tentando se recuperar da pancada nascida das duas derrotas consecutivas, contra Ipatinga e Santos, o Inter muda radicalmente para, de cara nova, eliminar o velho hábito de não vencer fora de casa. Até agora, o máximo que o time colorado conseguiu como visitante no Campeonato Brasileiro foram três empates. Nos outros cinco jogos fora do Beira-Rio, derrotas. O jogo contra o Flu abre a seqüência de duas partidas longe de Porto Alegre - depois, o Inter pega o Cruzeiro no Mineirão. Se não tiver sucesso nas viagens, o clube gaúcho começará a se despedir das possibilidades de sucesso na competição.

Tite mexe bastante no time, que fica mais encorpado, com atletas experientes. Nilmar, recuperado de entorse no joelho, está de volta ao ataque. Sorondo, que ficou quase um mês afastado por causa de duplo problema, no pé e na coxa, reassume seu lugar na equipe para tentar arrumar a zaga mais uma vez. Na lateral direita, Wellington Monteiro atua improvisado, mas feliz da vida por voltar a jogar. Ele machucou o tornozelo direito e ficou quase quatro meses parado.

- Estou muito feliz com o retorno, e ainda mais por ser no Maraca. Estarei em casa - afirma Wellington, carioca de Nova Iguaçu.

O Inter comemora a oportunidade de já poder contar com dois dos cinco reforços contratados para o Brasileirão. O meia Rosinei deve começar o jogo na terceira função da meia-cancha. O zagueiro Bolívar ficará no banco. Gustavo Nery, D'Alessandro e Daniel Carvalho ainda esperam melhor condicionamento físico ou a liberação legal na CBF.

O jogo do Maracanã também tem tom de despedida. São grandes as chances de ser a última partida do argentino Guiñazu, ídolo da torcida, com a camisa do Inter. Ele deve ir para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

FICHA DO JOGO:
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de agosto de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e José Carlos Dias (Ambos PR)

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Maurício, Luiz Alberto, Roger e Júnior César; Fabinho, Romeu, Ygor e Darío Conca; Dodô e Somália
Técnico: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL: Clemer; Wellington Monteiro, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Guiñazu, Rosinei e Andrezinho; Taison e Nilmar
Técnico: Tite

Na zona da degola, Goiás recebe a Portuguesa no Serra Dourada

Goiás e Portuguesa se enfrentam neste sábado, no Serra Dourada, às 18h20m (horário de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro brigando na parte de baixo da tabela. Enquanto a Lusa se afastou momentaneamente da zona da degola ao bater o Fluminense, no Canindé, na quarta-feira, o Esmeraldino está na antepenúltima posição, com 17 pontos, e vem de uma derrota para o Botafogo, no Rio de Janeiro.

Lusa com estréia na lateral esquerda

Para conseguir a segunda vitória em seu comando, o técnico Valdir Espinosa pode promover a estréia do lateral-esquerdo Bruno Telles, contratado junto do Grêmio. O jogador viajou com a delegação enquanto aguarda a inclusão de seu nome no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Se não tiver condições legais de jogo, o mais provável é que Erick assuma a posição.

O meia Edno e o atacante Diogo, que cumpriram suspensão na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, retornam para compor o setor ofensivo ao lado de Jonas e Washington. Em compensação, o volante Carlos Alberto está fora por acumular três cartões amarelos, e o goleiro André Luis ainda não se recuperou de lesão na mão. Com isso, Sérgio continua na posição.

Esmeraldino muda o esquema

Do outro lado, o técnico Hélio dos Anjos estuda a possibilidade de mudar o esquema da equipe. Em vez do 3-6-1, o Goiás entraria em campo com o 4-5-1, mantendo apenas Iarley no ataque. Expulso no jogo contra o Botafogo, o zagueiro Ernando desfalca a equipe, além de Paulo Henrique, com uma lesão no ombro, e Alex Terra, com ruptura do ligamento cruzado do joelho direito, só voltando a atuar em 2009.

O treinador deve escalar o apoiador Felipe, de apenas 20 anos. E a novidade fica por conta da estréia do zagueiro João Paulo, contratado recentemente, que entra no lugar de Rafael Marques. O volante Fahel, que veio do Atlético-PR, também pode estrear na equipe esmeraldina, ao assumir a vaga de Paulo Baier, que, sem condições físicas ideais, deve permanecer no banco de reservas.

FICHA DO JOGO:
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 2 de agosto de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Luis Alberto Kallenberger (SC)

GOIÁS: Halei; Vítor, Henrique, João Paulo e Júlio César; Fahel, Fernando, Ramalho e Felipe; Romerito e Iarley
Técnico: Hélio dos Anjos

PORTUGUESA: Sérgio; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Bruno Recife; Gavilán, Wilton Goiano e Preto; Jonas, Washington e Diogo.
Técnico: Valdir Espinosa

Nos Aflitos, Náutico busca afastar a crise contra o Figueirense

Em crise, o Náutico recebe o Figueirense, às 18h20m (horário de Brasília) deste sábado, nos Aflitos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvirrubro, que chegou a brigar na parte de cima da tabela, não vence há sete partidas e está ameaçado de acordar na segunda-feira na zona de rebaixamento. O Figueira está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e vem de um empate com o São Paulo, em Florianópolis.

Timbu em queda livre

A equipe alvirrubra, que esteve presente por um bom tempo entre os líderes do Brasileirão, agora aparece na 14ª posição, com 18 pontos conquistados. Já o time catarinense está em 11º, com 21 pontos. A última vitória do Timbu foi contra o São Paulo, no dia 9 de julho. Desse modo, uma nova derrota poderia custar mudanças no time.

O treinador Pintado terá a volta do lateral-direito Ruy e do atacante Felipe. Ruy atuará no meio-campo, e Maurinho fará sua estréia com a camisa alvirrubra na lateral direita. Paulo Santos será o responsável pela criação de jogadas, tendo Geraldo como opção no banco, já que ainda não se recuperou de uma lombalgia.

No Figueira, Cleiton Xavier preocupa

No Figueirense, o meia Marquinho levou o terceiro cartão amarelo e não joga. O lateral-esquerdo Diego pode ser improvisado e compor a armação no meio-de-campo. As outras opções são Rodrigo Fabri e Leandro Carvalho. Por outro lado, o técnico PC Gusmão terá o retorno de Asprilla, que já cumpriu suspensão na última partida contra o São Paulo.

O meia Cleiton Xavier sentiu dores na coxa direita contra o São Paulo, mas viajou para Recife com a delegação alvinegra e deve ser liberado pelo departamento médico.

FICHA DO JOGO:
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: 2 de agosto de 2008 (sábado)
Horário: 18h20
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Manuel Márcio Bezerra Torres (CE) e Clériston Clay Barreto Rios (SE)

NÁUTICO: Eduardo; Maurinho, Negretti, Vagner e Everaldo; Tocão, Alceu, Paulo Santos e Ruy; Wellington e Gilmar.
Técnico: Pintado.

FIGUEIRENSE: Wilson; Anderson Luis, Bruno Aguiar, Asprilla e William Matheus; Magal, Jackson, Rodrigo Fabri (Diego) e Cleiton Xavier; Rafael Coelho e Tadeu.
Técnico: Paulo César Gusmão.

Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário