Pelo menos na estréia e com uma certa contribuição da arbitragem, o São Paulo parece ter encontrado um substituto à altura para o Adriano. Repetindo o feito do Imperador, que fez dois sobre o Guaratinguetá em seu primeiro jogo pelo Tricolor, André Lima marcou duas vezes em impedimento na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, neste domingo, no Morumbi. O resultado, coloca os paulistas pela primeira vez no G-4 do Campeonato Brasileiro e empurra os cariocas para mais perto da zona do rebaixamento.Com o triunfo, o São Paulo chega ao quarto resultado positivo consecutivo jogando em casa e surge na quarta colocação, com 30 pontos, cinco abaixo do líder Grêmio. Já o Vasco volta a se preocupar com o perigo de descer à Série B. O time aparece agora em 13°, com 19, apenas dois de vantagem para o grupo da degola, e ainda não sabe o que é vencer fora de casa: dois empates e sete derrotas.
Na próxima rodada, o Tricolor volta a jogar contra um de seus algozes na temporada. A equipe dirigida pelo técnico Muricy Ramalho vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, quarta-feira, às 21h45m, no Maracanã. O Vasco pega o Coritiba, no mesmo dia, às 19h30m, em São Januário.
Vasco recua, São Paulo sufoca e André Lima marca duas vezesA tarde cinzenta na capital paulista e a frente fria que tomou conta da cidade no final de semana fez com que São Paulo e Vasco tivessem um início de jogo bastante sonolento. Aproveitando o recuo excessivo dos cariocas, que chegavam a estar com os 11 jogadores no campo de defesa, o Tricolor aproveitou para pressionar apesar do grande número de passes errados.
Com Éder Luís e Dagoberto abertos pelos lados, os paulistas abusaram dos cruzamentos para área, sobretudo pela fragilidade da defesa rival, contabilizando 28 gols sofridos até o início da 16ª rodada. A primeira boa chance foi toda construída pelo alto, aos sete minutos. Jean fez belo lançamento atrás dos zagueiros, Dagoberto desviou e André Lima cabeceou por cima.
A chegada de uma chuva mais forte ao Morumbi trouxe também um maior ímpeto na pressão do São Paulo, principalmente pela pouca força ofensiva do Vasco, dependendo apenas de Leandro Amaral e da chegada de Madson e Morais. Aos 11 minutos, após novo cruzamento de Éder pela direita, Éder Luís pegou de voleio entre os zagueiros, mas errou o alvo e mandou a bola para fora.
Melhor em campo, o Tricolor não demorou a abrir o placar, aos 20. Richarlyson avançou em velocidade pela esquerda e cruzou na segunda trave. Sem deixar a bola cair e impedido 26cm, André Lima soltou a bomba e acertou o canto direto baixo, sem chances de defesa para Tiago.
A estrela do centroavante voltou a brilhar aos 40, agora 35cm em posição ilegal. Jorge Wagner bateu falta pelo lado esquerdo e André Lima desviou de cabeça no canto esquerdo. O Tricolor ainda poderia ter feito o terceiro depois que Dagoberto foi derrubado na área por Victor. O árbitro, porém, marcou apenas falta. Rogério Ceni cobrou falta e carimbou o travessão.
Rogério Ceni faz o primeiro gol de falta no ano
No segundo tempo, Antônio Lopes trocou Madson por Alan Kardec para dar mais força ofensiva ao Vasco. A mudança, no entanto, surtiu o efeito contrário. Com mais espaço, o São Paulo pressionou e quase fez o terceiro, aos dois minutos. Rogério Ceni cobrou falta e por muito não acertou o canto direito de Tiago. Aos quatro, Dagoberto roubou a bola de Victor, entrou livre na área, mas chutou em cima do goleiro.
O Vasco só respondeu, aos 16, com Rodrigo Antônio acertando lindo chute de fora da área e a bola raspou a trave esquerda. Aos 19, os cariocas reclamaram com razão de um pênalti não marcado em Leandro Amaral. Rodrigo empurrou o atacante na área e o árbitro nada marcou.
Mas o dia era de estréias no Morumbi. Depois de duas tentativas fracassadas, Rogério Ceni finalmente marcou o primeiro gol de falta no ano depois que Jean fez linda jogada e acabou derrubado na entrada da área, aos 24. O capitão tricolor cobrou com precisão no canto esquerdo de Tiago.
Apesar da ampla superioridade, o São Paulo não diminuiu o ritmo. Aos 32, Jorge Wagner cobrou escanteio e reestreante Rodrigo cabeceou no travessão. No final, aos 43, Aloísio foi derrubado por Jorge Luiz na área e o árbitro marcou pênalti. Rogério Ceni cobrou, fechou o placar e chegou a 83 gols na carreira.
FICHA DO JOGO:
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Renato Miguel Vieira (DF) e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)
Gols: André Lima, aos 21min e aos 40min do 1º tempo; Rogério Ceni, aos 25min e aos 43min (de pênalti) do 2º tempo
Cartões amarelos: Éder (SP), Richarlyson (SP), Dagoberto (SP); Victor (V), Leandro Amaral (V), Eduardo Luiz (V)
Cartão vermelho: Jorge Luiz (V)
Público: 16.980 pagantes
Renda: R$ 227.801,62
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Éder, André Dias, Rodrigo e Richarlyson (Alex Cazumba); Jean, Joilson e Jorge Wagner; Éder Luís, Dagoberto (Júnior) e André Lima (Aloísio).
Técnico: Muricy Ramalho
VASCO
Tiago, Victor (Anderson), Eduardo Luiz e Jorge Luiz; Wagner Diniz, Souza (Rodrigo Antônio), Marquinho, Morais e Edu; Madson (Alan Kardec) e Leandro Amaral.
Técnico: Antônio Lopes
Fontes: Globo.com e Uol
Comentário da Redação
Show do Tricolor no Morumbi
Com um futebol bonito e eficiente, o São Paulo conquistou mais uma vitória em casa e entrou no G4. Méritos para o Muricy, que foi muito feliz em escalar uma formação ousada, com três atacantes. Com o Dagoberto e o Éder Luís pelas pontas, e o estreante, André Lima, centralizado.
Estreante este, que animou a torcida Tricolor... Fez dois belos gols, mostrou muito oportunismo em ambos. Gols, aliás, que me pareceram irregulares, o atacante do Tricolor estava em posição de impedimento, apesar de ter sido lances difíceis. Mas o arbitro realmente foi muito mal, não só pelo lado do Vasco...
Tanto que errou em mais dois lances importantes no jogo, na minha visão: O Vasco foi prejudicado em um suposto pênalti não marcado a favor dos cariocas. E o São Paulo foi prejudicado numa falta que o arbitro marcou, segundo ele, fora da área, mas foi nitidamente dentro da área, ou seja pênalti. Inclusive neste lance de falta o Rogério mandou no travessão.
Mas o o arbitro não interferiu no resultado, que foi extremamente justo, por tudo que jogou o time do Muricy jogou, e por tudo que o Vasco não jogou. E o São Paulo é impressionante, entra e sai campeonato e o time é sempre muito forte e favorito, aos poucos foi chegado calado, ganhando jogos importantes, dando sorte em outros, e já está entre os primeiros.
E esse Jean, substituto do Hernanes, que pra mim sofreu pênalti, no lance que o arbitro marcou falta, parece ser muito bom jogador, é um volante que marca e não deixa de sair para o jogo. Mas apesar disso, o Hernanes está fazendo falta, até por ter qualidade para jogar de armador, e se quando acabar as Olímpiadas (ou o Brasil eliminado), o Hernanes não for vendido, será muito importante neste time.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário