O Coritiba venceu o Santos por 3 a 1 neste domingo, na Vila Belmiro, e manteve o adversário na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em noite inspirada de Keirrison, que marcou os três gols, o Coxa foi a 26 pontos e em sétimo não perdeu o G4 de vista. Já o Santos só não ficou entre os quatro últimos como ainda perdeu uma posição e agora é o 17º colocado.Gol de falta do Coxa
As duas equipes começaram tímidas e por jogar fora de casa, o Coritiba tentava explorar os contra-ataques em cima de um trio de zagueiros jovem, formado por Domingos, Marcelo e Vinícius. Justamente em uma jogada rápida, Keirrison sofreu falta de Domingos na entrada da área, e, na cobrança, abriu o placar aos 14 minutos.
O gol acendeu o Santos, que levava perigo nas investidas de Maikon Leite. O jogador quase empatou logo depois, ao se livrar de Rodrigo Mancha e acertar a trave. No rebote, Kléber Pereira escorou para fora. A desvantagem deixou os santistas nervosos e Michael quase foi expulso em falta no meio de campo. Precavido, Cuca sacou o meia para continuar com 11 em campo.
Keirrison define a vitória
No segundo tempo, Cuca entrou com Quiñonez e Lima no lugar de Apodi e Molina, queimando as três alterações a que tem direito. O Santos continuou no campo de ataque, mas sem levar perigo aos paranaenses, que tiveram o técnico Dorival Júnior expulso ao reclamar da arbitragem.
O Coritiba continuou explorando os contra-ataques e aos 23, Keirrison ampliou a vantagem. Rubens Cardoso arrancou pelo meio e chutou fraco no canto, o goleiro Douglas deu rebote nos pés do atacante que chutou no canto direito.
O time alviverde ainda comemorava o segundo gol quando o Santos diminuiu a vantagem. Maikon Leite recebeu na área e chutou fraco em cima de Nenê, a bola desviou, saiu do alcance de Edson Bastos e parou nas redes.
O gol animou o Peixe que quase empatou em chute de Kléber Pereira. Quando dava indícios de que o Santos reagiria, Alê caiu em velocidade pela direita e cruzou para a área, Douglas saiu mal e a bola sobrou para Keirrison marcar seu terceiro gol e fechar o placar.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 3 CORITIBA
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 3/8/2008 – 18h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Auxiliares: Marcelo Fonseca Duarte (RJ) e Márcio Eustaquio Santiago (MG)
Renda/público: 10.701 pagantes, renda não divulgada
Cartões amarelos: Michael, Dionísio e Wesley (Santos) Rodrigo Heffner, Alê (Coritiba)
Gols: Keirrison, 14’ /1ºT (0-1) e 23’ /2ºT (0-2), Maikon Leite, 26’ /2ºT (1-2) e Keirrison, 35’/2ºT (1-3)
SANTOS: Douglas, Marcelo, Domingos e Vinícius; Apodi (Quiñonez, intervalo), Dionísio, Kleber, Molina (Lima, intervalo) e Michael (Wesley, 36’/1ºT); Maikon Leite e Kléber Pereira.
Técnico: Cuca
CORITIBA: Edson Bastos, Rodrigo Heffner (Arílton, 21’/2ºT), Maurício, Nenê e Rubens Cardoso; Rodrigo Mancha, Alê, João Henrique (Hugo, 30’/2ºT), Carlinhos Paraíba (Ricardinho, 40’/2ºT) e Guaru; Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior.
Fonte: Lancenet!
Comentário da Redação
Derrota na escalação
O Santos era favorito para o jogo deste domingo contra o Coritiba, na Vila Belmiro. Era!
A derrota para o Coxa começou logo na escalação, quando o técnico Cuca, que eu defendi muito aqui quando de sua quase demissão, hoje foi um desastre. Eu achava que ele era um grande entendedor de tática, mas ele provou que não sabe nem o básico.
Basta olhar a escalação do Coritiba, e ver que do outro vinha apenas um atacante (Keirrison, que acabou com o Santos). Então por que escalar 3 zagueiros? Ainda mais sendo 3 zagueiros sem qualidade nenhuma para sair pro jogo. Além disso, Cuca deixou Dionísio como único volante, para marcar todo o meio-campo adversário.
O crime de Cuca poderia ter sua pena reduzida, pois o Coritiba também não tem todo esse time, e o jogo vinha equilibrado. Mas Keirrison abriu o placar e o treinador santista voltou a errar feio: Michael já tinha amarelo e foi sacado do time para ser "poupado". Em seu lugar entra Wesley, que é uma das maiores aberrações da história do Santos, sem querer ofender o pobre menino, que parece um entregador de jornal.
Para pior a situação, no intervalo, Cuca desperdiçou a chance de tirar um zagueiro, e colocou Quiñonez no lugar de Apodí. Molina saiu machucado e Lima entrou no seu lugar. Vimos um Santos com 3 zagueiros, um volante, 3 atacantes, Quiñonez fingindo ser lateral, Wesley sem posição, fingindo ser jogador, e Kléber fingindo jogar futebol (ao menos pediu desculpas ao torcedor por sua péssima atuação).
Conclusão: o time virou uma bagunça e levou os gols como castigo. O gol santista só viria se o acaso colaborasse, e foi isso que aconteceu quando Maikon Leite balançou as redes.
E foi assim que o Santos perdeu o jogo na escalação. Não é hora de desespero, nem de euforia como havia sido após a vitória contra o Inter. O momento é de Cuca refletir nas bobagens que faz de vez em quando, e dos principais jogadores começarem a jogar o que sabem, pois a situação não é tão ruim e creio que apesar dos erros, é questão de tempo para que o Santos saia da zona de rebaixamento.
Conceitos - Santos
Douglas - PÉSSIMO: Não foi o culpado pela derrota, mas falhou nos 3 gols.
Marcelo - PÉSSIMO: Não é possível insistir nesse cara.
Domingos - BOM: O único que se salvou na defesa, como sempre.
Vinícius - PÉSSIMO: Estreou hoje... e já mostrou que não tem condição.
Apodi - REGULAR: Não vinha tão mal, podia ter continuado depois do intervalo.
(Quiñonez) - REGULAR: Dentro de sua enorme limitação, fez o que pôde.
Dionísio - REGULAR: Foi muito sobrecarregado, ficou perdido.
Kléber - PÉSSIMO: Ele mesmo pediu desculpas ao final do jogo.
Molina - REGULAR: Vinha com seus altos e baixos na partida, quando sentiu uma lesão muscular.
(Lima) - REGULAR: A bola quase não chegou.
Michael - REGULAR: Vinha buscando aparecer jogando no meio-campo, mas Cuca achou que tirar um jogador com cartão amarelo era mais importante que manter um padrão de jogo, e tirou o menino.
(Wesley) - PÉSSIMO: Mais uma vez horrível. É repugnante ver ele em campo... pior ainda é ver que alguém coloca ele para jogar, não é possível que encontram alguma qualidade nesse cara.
Maikon Leite - BOM: Um dos poucos que se salvaram e buscaram o gol. Kléber Pereira não precisava ter reclamado que ele foi fominha... ele fez pelo bem do time.
Kléber Pereira - REGULAR: A bola chegou pouco, pois um time sem meias não ajuda os goleadores.
Técnico: Cuca - PÉSSIMO: Foi um desastre do início ao fim. Eu elogiei ele várias vezes e defendi sua permanência, mas hoje ele deu provas de incompetência que eu não imaginava que daria.
Direto da Redação

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
O problema é que o Cuca parece acreditar que isso está certo, que tem que ser essa escalação mesmo.
ResponderExcluirDesde o início do ano, sempre achei que técnico bom mesmo pro Santos é aquele que tava de adversário nesse domingo.