
Entretanto, ainda não é hora de desespero. Confesso que alguns resultados e acontecimentos já me fizeram ter certeza de que o Peixe seria mesmo rebaixado, pois a soma de fatores negativos era muito maior que dos positivos. Só que o time não é tão ruim a ponto de ser rebaixado, embora alguns aventureiros, que não acompanham jogo nenhum, muito menos do Santos, queiram de qualquer forma convencer a todos do contrário.
Por isso, preparei aqui um pequeno manual para os torcedores santistas, mas sem esquecer dos rivais, que estão loucos para ver o Glorioso Alvi-Negro praiano jogando na Série B em 2009.
Manual para rivais

- Malária? Ebola? Dengue? Ruptura total dos ligamentos dos dois joelhos? Escolha alguma dessas coisas e torça para que o artilheiro Kléber Pereira tenha algum desses problemas. Ele é responsável por mais de 50% dos gols do alvi-negro no campeonato.
- Volta Fabão! Reúna os amigos, faça cartazes e vá até o CT Rei Pelé pedir o retorno deste zagueiro de "peso", literalmente.
- Wesley com a 10! Aproveite o embalo e insista que o garoto precisa ter mais oportunidade.
- Será que sobe? Se você quer ver o Peixe na Segundona, certifique-se, primeiramente, de que seu time não está disputando a Série B do Nacional, pois aí é melhor você se preocupar com ele antes de pensar no Santos.
Manual para santistas

- Arroz e feijão. Não importa quem seja o técnico, o que importa é não inventar. Ficou claro que não dá para jogar com três zagueiros. Sou a favor da tese: se você tem muitos jogadores ruins para uma mesma posição, escale o menor número possível deles no setor. O 4-4-2 é a melhor alternativa.
- O time é bom. Pode parecer absurdo dizer que o 19º colocado do Brasileirão tem um bom time, mas eu acredito nisso e todo torcedor deve acreditar. A equipe que entrou em campo contra o Cruzeiro, mesmo sem Kléber, jogando como jogou, estaria brigando pela Libertadores facilmente. Sem Marcelo, Wesley, Fabão, entre outros, é claro.
- Reza brava! Xô, urucubaca! O azar nos acompanha desde a primeira rodada do Nacional. Lesões de jogadores importantes, suspensões, gols nos últimos minutos, viradas inacreditáveis, goleadas humilhantes. Assim fica difícil. Um banho de sal grosso vai bem.
- Um degrau de cada vez. Não podemos achar que vamos vencer o São Paulo domingo e entraremos na briga pela Libertadores. É preciso entender que somente após algumas vitórias poderemos pensar em algo maior. E na nossa situação, um empate no clássico é bom resultado. Nada de ilusão.
- Vista a Camisa! Vibre, cante, pule, faça sua oração, seu grito, enfim, torça muito! É o máximo que cada torcedor pode fazer. Tenha orgulho de vestir o manto alvi-negro, pois mesmo em uma situação ruim, o Santos será sempre Glorioso.
Direto da Redação

Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário