Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Campeonato Brasileiro > De olho no G-4, Fla encara o Figueira, que luta para voltar a vencer

* Alvinegro está cheio de problemas; Rubro-Negro se inspira na goleada do primeiro turno para sair com os três pontos

Separados por nove pontos na tabela, Figueirense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro. No Fla, em sétimo lugar com 37 pontos, a ordem é vencer fora de casa e voltar e se aproximar dos líderes. O triunfo daria a possibilidade de o time carioca voltar a entrar na zona de classificação para a Libertadores. O Rubro-Negro não sabe o que é perder há cinco rodadas. Os donos da casa, em 13º lugar com 28 pontos, querem encerrar a série de três derrotas consecutivas e ir para o grupo dos classificados para a Sul-Americana.

No primeiro turno, jogando no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do adversário e goleou por 5 a 0. 4 a 0 só no primeiro tempo, com direito a três gols de Marcinho. O artilheiro, no entanto, agora está bem longe da Gávea. Na ocasião, a vitória deixou o Fla na liderança do campeonato.

Meio-de-campo, o mistério do Fla

O técnico Caio Júnior viajou para Santa Catarina cercado de mistério em relação aos jogadores titulares. Ele, que terá os retornos de Airton e Ibson, que cumpriram suspensão diante do Flu, não confirmou a escalação do meio-de-campo. Na esquerda, escolherá entre Everton e Luizinho para a vaga de Juan, que está com a seleção brasileira. Sambueza, que se destacou contra o Tricolor, deverá ficar no banco ao lado do atacante Vandinho, que volta a ser relacionado após se recuperar de um problema na coxa direita.

Caio já traçou o planejamento para as duas próximas partidas do Fla, ambas fora do Rio de Janeiro (Figueira e São Paulo). O treinador quer somar ao menos quatro dos seis pontos disputados, e, para isso, quer atenção e respeito com os catarinenses.

- Entramos com a obrigação de tentar vencer sempre. Será um jogo difícil, mas a tendência é que a equipe faça outro bom jogo. Eles têm jogadores perigosos. Não sei se o Rodrigo Fabri vai jogar, mas há também o Cleiton Xavier, que é muito bom. Se conseguirmos quatro pontos nestes dois jogos fora de casa seria muito bom. O Figueirense está em um momento ruim, mas jogar lá é sempre complicado.

Kleberson, que fez o gol de empate no Fla-Flu, deverá ser titular novamente. O pentacampeão acredita que, apesar do mau momento do Figueira, a partida será dura para o Rubro-Negro. Ele, no entanto, garante que a equipe vai para cima em busca da vitória.

- O importante agora é somar pontos e encostar nos líderes. Eles usam muito bem o fator campo e acredito que vai ser muito complicado. Estão vindo de três derrotas, mas não vai ser fácil. O Flamengo vai jogar para cima, porque precisamos vencer. Temos que ter tranqüilidade e cautela para fazermos os gols quando criarmos as chances. Eles estão motivados, mas temos que impor o nosso jogo.

PC, mais uma vez, tem problemas para escalar a equipe

Para o confronto com o Rubro-Negro, o técnico Paulo César Gusmão volta a ter problemas para escalar o time. Isso porque o meia Rodrigo Fabri e o volante Magal seguem entregues ao departamento médico. Além deles, o lateral-esquerdo Diego também desfalcará o Figueira. O jogador foi expulso em Goiânia e terá de cumprir suspensão. Para o setor, William Matheus e Leandro Soares disputam a posição.

Assim, a equipe deve ir a campo com a mesma formação que encerrou a partida diante do Goiás. O lateral-direito Léo Matos, que retorna de suspensão, deve ficar no banco de reservas, e Anderson Luis seguirá como titular no setor.

FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE X FLAMENGO

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data/Hora: 3/9/2008 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)

FIGUEIRENSE: Wilson, Leo Matos, Bruno Aguiar, Asprilla e Willian Matheus (Leandro Soares); Gomes, Leandro Carvalho, Ramon e Cleiton Xavier; Wellington Amorin e Rafael Coelho. Técnico: Paulo César Gusmão.

FLAMENGO: Bruno, Jaílton, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Ibson, Kleberson, Everton e Luzinho (Sambueza); Marcelinho Paraíba e Obina. Técnico: Caio Júnior.

Goiás e Atlético-PR buscam ascensão em jogo repleto de questões de honra

Em posições intermediárias na classificação do Campeonato Brasileiro, Goiás e Atlético-PR se enfrentam, nesta quarta-feira, às 19h30m, no Serra Dourada, pela 24ª rodada, em busca de ascensão na competição nacional. No primeiro turno, na Arena da Baixada, o Furacão aplicou uma sonora goleada no Emeraldino: 5 a 0.

A situação do time da casa é bem mais cômoda que a do rival. Com 30 pontos, o Esmeraldino subiu três colocações na tabela com a vitória de 2 a 0 sobre o Figueirense, na última rodada. Já o Furacão, ainda briga contra o fantasma do rebaixamento. O time, que vem de derrota para o Pameiras (2 a 1), tem os mesmos 23 pontos de Náutico, Portuguesa e Santos, mas ocupa a 16ª posição por ter melhor saldo de gols.

Esmeraldino busca segunda revanche

Depois de dar o troco em PC Gusmão, técnico campeão estadual em cima do Goiás (pelo Itumbiara), ao vencer o Figueirense na rodada passada, o Alviverde tenta agora “se vingar” da goleada de 5 a 0 sofrida para o Atlético-PR no primeiro turno.

Mas a revanche não será tarefa fácil para o Esmeraldino. Isso porque o técnico Hélio dos Anjos terá dificuldade para montar a equipe, já que o número de desfalques é grande. O volante Fernando e o meia Paulo Baier não atuam há duas partidas e continuarão fora da equipe. Além deles, Gabiru, expulso diante do Figueirense, terá de cumprir suspensão.

Assim, para a vaga do veterano Paulo Baier, o meia Felipe ganhará mais uma oportunidade de se firmar na equipe.

Fora os desfalques certos, Romerito e o zagueiro Paulo Henrique dependem da liberação dos médicos do clube e, portanto, não têm escalação garantida. Ambos foram poupados do último treinamento da equipe, na tarde desta sexta-feira. Caso Romerito não tenha condições, Anderson Gomes será o companheiro de Iarley no ataque.

Apesar de tantos problemas, Hélio dos Anjos pode comemorar o retorno do lateral-esquerdo Júlio César, que se recuperou de uma forte infecção na garganta que o tirou da última partida.

Furacão luta contra retrospecto como visitante

Para permanecer fora da zona de rebaixamento, o Atlético-PR terá que enfrentar, além do Goiás, o mau retrospecto fora de casa. Em onze jogos neste Brasileiro, a equipe ganhou apenas uma vez longe da Arena (1 a 0 sobre o Ipatinga, na estréia da competição) e perdeu as outras dez.

O técnico Mário Sérgio pretende manter a mesma escalação da rodada passada, só tendo uma dúvida: o zagueiro Antônio Carlos está com dores na coluna e não sabe se terá condição de atuar. Caso não jogue, o zagueiro Rafael Santos e o volante Valencia, que se recuperou de lesão na coxa direita, disputam uma vaga entre os titulares.

Além de Valencia, o atacante Júlio César, que estava com uma torção no tornozelo esquerdo, também deixou o departamento médico e está à disposição de Mário Sérgio.

Assim, o volante Alan Bahia acredita que uma vitória fora de casa levantará a moral dos jogadores que, segundo ele, estão se dedicando ao máximo e vão buscar os três pontos até o último minuto.

- Uma vitória sobre o Goiás é fundamental. Temos de ir atrás dos três pontos para sairmos rapidamente dessa situação. A equipe tem jogadores de qualidade e todos estão se dedicando ao máximo. Vamos colher um resultado positivo - afirma o capitão atleticano.

FICHA TÉCNICA:
GOIÁS X ATTICO-PR

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/Hora: 03/09/2008 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jorge Antônio Pinheiro Lobato (AP)

GOIÁS: Harlei, João Paulo (Paulo Henrique), Henrique, Ernando; Vitor, Júlio César, Fahel, Ramalho, Felipe, Romerito (Thiago Feltri ou Fábio Bahia); Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos

ATTICO-PR: Galatto, Alex Fraga, Danilo e Antônio Carlos (Valencia); Rodriguinho, Renan, Alan Bahia, Júlio dos Santos e Márcio Azevedo; Ferreira e Pedro Oldoni. Técnico: Mário Sérgio.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário