
Desde as primeiras voltas, Massa comandou a prova. Por alguns momentos, entre as voltas 12 e 17, e nas voltas finais, até a última curva da última passagem, Felipe chegou a estar campeão, pois o inglês estava abaixo do quinto lugar. Mas na curva da Junção, Timo Glock (Toyota), que vinha em quarto após não entrar nos boxes depois de uma pancada de chuva no fim da prova, não conseguiu controlar seu carro e foi ultrapassado por Hamilton. Após o épico GP brasileiro, Hamilton terminou o campeonato com 98 pontos, um a mais do que Massa.
Completaram o pódio Fernando Alonso (Renault), em segundo lugar, e Kimi Raikkonen (Ferrari), em terceiro. Também pontuaram Sebastian Vettel (Toro Rosso), em quarto, Heikki Kovalainen (McLaren), em sétimo, e Jarno Trulli (Toyota), em oitavo. Em relação aos outros brasileiros, Rubens Barrichello (Honda) foi o 15º e Nelsinho Piquet (Renault) abandonou ainda na primeira volta.
A corrida
A menos de dez minutos da largada, uma forte chuva caiu na reta dos boxes e em parte do miolo da pista e a direção de prova atrasou a corrida em dez minutos. Depois, a largada não teve alterações entre os quatro primeiros, com Massa seguido por Trulli, Raikkonen e Hamilton. Na saída do "S" do Senna, David Coulthard se despediu da F-1 após ser tocado por Nico Rosberg. Metros à frente, Nelsinho Piquet perdeu o controle do carro e bateu, obrigando o safety-car a intervir.
Na relargada, as principais posições ficaram inalteradas e Massa começou a abrir vantagem sobre seus perseguidores. Entretanto, logo a pista começou a secar, obrigando os pilotos a colocarem os pneus para pista seca.
Na dança dos pit-stops quem se deu mal foi Hamilton, que retardou demais sua parada. O inglês caiu de quarto para sétimo e a corrida teve alterações nas primeiras posições. Massa manteve a ponta após a sua parada, mas passou a ser pressionado por Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Mais atrás seguiam Raikkonen, Giancarlo Fisichella, que foi um dos primeiros a trocar os pneus, Trulli e Hamilton.
Hamilton não teve problemas para ganhar a posição de Trulli, que errou no "S" do Senna e perdeu terreno. Entretanto, o sexto lugar para Hamilton não servia, já que Massa liderava. Com isso, o inglês partiu para cima de Fisichella e o ultrapassou na volta 17, após estudar por várias voltas como faria a manobra na freada para o "S" do Senna.
Depois de assumir o quinto lugar, Hamilton abriu sobre os que vinham atrás dele e, quando conseguiu uma vantagem segura, passou a administrar seu ritmo e manter o quinto lugar que lhe interessava para conquistar o campeonato. Enquanto isso, na frente Massa também começou a abrir aos poucos de Vettel e Alonso, construindo uma liderança segura.
A segunda rodada de pit-stops também não mexeu no panorama da corrida, mas Vettel começou rapidamente a tirar distância de Massa pouco antes de sua terceira parada, mas não chegou a ameaçar uma tentativa de ultrapassagem. Vettel entrou nos boxes e caiu para quinto, atrás de Hamilton.
Foi quando voltou a chover e os pilotos tiveram de entrar nos boxes novamente para trocar os pneus. Os ponteiros entraram, mas Glock, que vinha fora da zona de pontuação, não. Com isso, a ordem ficou Massa, Alonso, Raikkonen, Glock, Hamilton e Vettel. O alemão da Toro Rosso levou Interlagos ao delírio ao ultrapassar o inglês. Quando o Brasil estava pronto para explodir no grito de campeão, Glock não teve como segurar seu carro com pneus seco no molhado e Hamilton conseguiu a posição que faltava.
No final, lágrimas. De Massa, pela perda do título. E de Hamilton, o mais jovem campeão da história.
Classificação final da Prova em Interlagos
1 | F. Massa (BRA) | Ferrari | Vencedor |
2 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 13s2 |
3 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 16s2 |
4 | S. Vettel (ALE) | STR | a 38s |
5 | L. Hamilton (ING) | McLaren | a 38s9 |
6 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 44s3 |
7 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 55s |
8 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 68s4 |
9 | M. Webber (AUS) | RBR | a 79s6 |
10 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 1 volta |
11 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 1 volta |
12 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 1 volta |
13 | J. Button (ING) | Honda | a 1 volta |
14 | S. Bourdais (FRA) | STR | a 1 volta |
15 | R. Barrichello (BRA) | Honda | a 1 volta |
16 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 2 voltas |
17 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 2 voltas |
18 | G. Fisichella (ITA) | Force India | 2 voltas |
19 | N. Piquet (BRA) | Renault | abandono |
20 | D. Coulthard (ESC) | RBR | abandono |
Classificação final do Mundial de Pilotos
Posição | Piloto | País | Equipe | Pontos |
1 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | 98 |
2 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | 97 |
3 | Kimi Raikkonen | FIN | Ferrari | 75 |
4 | Robert Kubica | POL | BMW Sauber | 75 |
5 | Fernando Alonso | ESP | Renault | 61 |
6 | Nick Heidfeld | ALE | BMW Sauber | 60 |
7 | Heikki Kovalainen | FIN | McLaren-Mercedes | 53 |
8 | Sebastian Vettel | ALE | STR-Ferrari | 35 |
9 | Jarno Trulli | ITA | Toyota | 31 |
10 | Timo Glock | ALE | Toyota | 25 |
11 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | 21 |
12 | Nelsinho Piquet | BRA | Renault | 19 |
13 | Nico Rosberg | ALE | Williams-Toyota | 17 |
14 | Rubens Barrichello | BRA | Honda | 11 |
15 | Kazuki Nakajima | JAP | Williams-Toyota | 9 |
16 | David Coulthard | ESC | RBR-Renault | 8 |
17 | Sebastien Bourdais | FRA | STR-Ferrari | 4 |
18 | Jenson Button | ING | Honda | 3 |
19 | Giancarlo Fisichella | ITA | Force India-Ferrari | 0 |
20 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Ferrari | 0 |
21 | Takuma Sato | JAP | Super Aguri-Honda | 0 |
22 | Anthony Davidson | ING | Super Aguri-Honda | 0 |
Classificação final do Mundial de Construtores
1º Ferrari 172
2º McLaren 151
3º BMW 135
4º Renault 80
5º Toyota 56
6º STR 39
7º RBR 29
8º Williams 26
Fontes: Globo.com e Lancenet!
Comentário da Redação
Hamilton e Massa
Ufa, que corrida eletrizante! Como há muito tempo não se via, o Brasil parou para assistir a Fórmula 1. São tanta coisas para falar que vou me ater apenas a comentar o duelo entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. O restante eu comento durante a semana.
Primeiramente, temos que parabenizar Lewis, pois ele mereceu este título, assim como seria muito justo também se ele ficasse nas mãos de Felipe. Os dois foram espetaculares durante o ano e hoje ficaram ao Deus dará com a chuva que caiu sobre Interlagos. Qualquer que fosse o resultado, a grande vencedora ao final das contas seria a Fórmula 1 que voltou a emocionar seus espectadores.
Sobre Hamilton, é precisa ressaltar o talento desse menino. O mais jovem campeão da história da F1 havia batido na trave ano passado, e até seria injusto se esse ano a cena se repetisse. Tenho certeza que ano que vem ele estará de novo brigando no topo, e se tiver condições, assim será por muitos anos.
Para Massa, fica aqui uma parabenização pela vitória no Brasil e por ter resgatado o espírito da Fórmula 1 no coração dos brasileiros. Ano que vem tem mais, garoto.
O leitor errou!
A redação perguntou: Quem leva o título mundial de 2008?
Felipe Massa - 63%
Lewis Hamilton - 37%
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário