
"O Ronaldinho evoluiu, mas precisa de treinamento. Conversamos com ele na outra convocação e avisamos que pretendemos aproveitar o jogador no próximo ano. Acreditamos que ele estará em ótimas condições, mas depende de tempo para isso", justificou Dunga sobre o ex-dono da camisa 10, que superou um início instável no Milan e tem sido destaque nas últimas partidas de sua equipe.
Além de Juan, que precisou ser substituído nos dois jogos das eliminatórias por questões físicas, Dunga não chamou o atacante Jô para o amistoso contra Portugal. O atleta do Manchester City foi titular no empate sem gols com a Colômbia, mas teve atuação irregular. Adriano, que foi barrado pelo técnico José Mourinho na Inter de Milão, segue na equipe nacional.
Outras baixas em relação à última lista da seleção brasileira foram o zagueiro Alex Silva, o volante Lucas e o lateral-esquerdo Juan, que foi vaiado pela torcida do Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ele perdeu a posição para Marcelo, titular nas Olimpíadas de Pequim.
Com cinco alterações em relação à última convocação, Dunga tentará superar seu primeiro algoz como técnico da seleção brasileira. Portugal foi o rival da equipe canarinho na sexta partida do treinador, em fevereiro de 2007, e triunfou por 2 a 0 em amistoso disputado em Londres.
O amistoso contra Portugal ainda encerrará uma estiagem. Sem contar os jogos válidos pela eliminatória sul-americana à Copa do Mundo, a última apresentação da equipe diante de seus torcedores aconteceu no dia 27 de abril de 2005. Então comandado por Carlos Alberto Parreira, o time canarinho venceu a Guatemala por 3 a 0 no Pacaembu, em jogo que marcou a despedida do atacante Romário da seleção.
Naquela partida, a seleção foi composta apenas por jogadores que atuavam no Brasil. Romário iniciou o jogo como capitão da equipe e anotou um dos gols - Grafite e Anderson, que hoje está no São Paulo, completaram o placar.
"Tem também um lado bom. Fazia muito tempo que o Brasil não vencia dois jogos seguidos como visitante, e nós conseguimos isso. Mas as eliminatórias são sempre complicadas, tivemos esses placares e precisamos superar o jejum", admitiu Dunga.
Confira os 22 convocados para o amistoso:
Goleiros
Julio Cesar - Inter de Milão
Doni - Roma
Laterais
Maicon - Inter de Milão
Daniel Alves - Barcelona
Kleber - Santos
Marcelo - Real Madrid
Zagueiros
Lúcio - Bayern de Munique
Miranda - São Paulo
Thiago Silva - Fluminense
Luisão - Benfica
Meio-campistas
Gilberto Silva - Panathinaikos
Josué - Wolfsburg
Elano - Manchester City
Anderson - Manchester United
Kaká - Milan
Diego - Werder Bremen
Mancini - Inter de Milão
Alex - Internacional
Atacantes
Robinho - Manchester City
Luís Fabiano - Sevilla
Alexandre Pato - Milan
Adriano - Inter de Milão
Fontes: Terra e Uol
Comentário da Redação
A teimosia e a incoerência
O Dunga continua com a mesma incoerência, e a teimosia de insistir em alguns jogadores. Esse jogadores que eu falo são: Gilberto Silva, Josué e Kléber. Os dois primeiros se arrastam em campo, mas é a cara do Dunga deixar os dois em vez de colocar dois volantes que sabem jogar, como é o Hernanes.
Se colocasse o são paulino ao lado do Anderson, que no Manchester joga de volante, seria uma excelente dupla de volantes, dois jogadores que sabem jogar, sem essa de volante brucutu. Tem o Lucas do Liverpool, tem o Denílson do Arsenal, o Ramires... Todos volantes que sabem jogar, que chegam de trás com perigo, enfim, são mais novos, mostram mais vontade e daria mais criatividade à equipe.
O Kléber na convocação é outra coisa difícil de entender, pois em seu melhor momento no Santos ele não foi convocado, e quando não está passando um momento bom, nem no Santos e nem nos jogos que fez pela seleção, é convocado novamente. Onde que o Kléber está jogando mais bola que o Leandro do Palmeiras?
Doni é outro nome lamentável nesta convocação. Cheio de ótimos goleiros por aí, muito melhores... Tem o Renan, tem o Bruno do Flamengo, o Felipe do Corinthians... Isso para não citar o Marcos, que ainda seria titular facilmente na seleção.
Com o Ronaldinho foi está sendo a mesma coisa. Não que ele mereça convocação atualmente, nem acho que mereça, porém quando foi convocado ele nem estava jogando, e agora que está atuando pelo Milan, não é convocado.
E o Jô? Foi titular no último jogo, e de repente some da convocação, e o Pato, que foi seu reserva, continua? Cadê a coerência, Dunga? No ano passado fez algo parecido com isso, a mesma incoerência. O Afonso foi cortado e o Luís Fabiano foi chamado às preças. E adivinha? Ele foi titular de imediato, os reservas do Afonso continuaram lá. Agora me explique porque o Luís Fabiano foi convocado depois se os que estavam lá continuaram na reserva?
Recentemente aconteceu a mesma coisa, exatamente com o Luís Fabiano, que desta vez foi cortado e o Adriano foi chamado para seu lugar. E novamente, entrando depois, o Adriano foi titular, e os reservas, Jô e Pato, continuaram lá. Vai entender, não é mesmo?!
Sobre Miranda, a novidade da lista, nada mais justo. É um dos melhores zagueiros do Brasil e merece muito essa chance. O acho inclusive mais jogador que o Luisão, que já está sendo convocado faz tempo. O que não pode é ele ser convocado agora e entrar logo de titular. Porém, quando se trata do Dunga, não podemos duvidar que isso vá acontecer.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Perfeita sua análise!
ResponderExcluirPrincipalmente sobre os volantes... temos uma bela safra de jogadores que sabem marcar e saem bem para jogar... não há razão para descartá-los...
Gostei da convocação do Miranda. Ele é um bom jogador e já vinha merecendo há muito tempo e não gostei da convocação do Adriano. Continua com a sua indisciplina e mesmo assim é chamado. Só o Dunga mesmo.
ResponderExcluirThe credit card is merely gorgeous -- as well as exactly what a wonderful reward. Any female can be thrilled to get this particular.
ResponderExcluirThank you for an individual inspiration.