Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Campeonato Inglês > Retrospectiva 2008

Manchester é bi
* Red Devils comprovam superioridade do futebol inglês

O Manchester renovou o título da Premier League na temporada 2007/2008 e conquistou o seu 17º título da competição, um a menos que o Liverpool, o maior vencedor da história do torneio.

Os diabos vermelhos terminaram dois pontos a frente do Chelsea. As equipes chegaram com o mesmo número de pontos na última rodada. É a primeira vez que isso acontece depois de 40 anos. Porém, Cristiano Ronaldo e Cia. possuíam ampla vantagem no saldo de gol e conquistariam o título em caso de vitória. O United bateu o Wigan por 2 a 0 e o Chelsea nem sua parte fez, empatando em casa com o Bolton por 1 a 1.

Arsenal e Liverpool completaram a lista de classificados para a Uefa Champions League. Everton, Aston Villa e Blackburn garantiram presença na Copa da Uefa. Reading, Birmingham e Derby County foram rebaixados.

Marcas históricas

Além do título, os Red Devils tiveram o artilheiro da competição, o português Ronaldo com 31 gols marcados.

Outro fato importante foi que Ryan Giggs igualou o número de partidas de Bobby Charlton com a camisa do Manchester, 758. Para completar a data especial, o galês ainda marcou o gol do título.

Desde 1992, quando foi instaurada a Premier League, o Manchester venceu dez dos 16 campeonatos disputados. Em todas as conquistas, Giggs e o treinador Alex Ferguson estavam presentes.

Copas

O Portsmouth saiu campeão da Copa da Inglaterra 68 anos depois de seu último título. O Pompey venceu o Cardiff City por 1 a 0, no estádio de Wembley, e garantiu vaga na Copa da Uefa.

Na Copa da Liga, o Tottenham derrotou o Chelsea por 2 a 1 e levou a taça


Herói: Ryan Giggs
O galês conquistou uma marca histórica de aparições com a camisa do United e ainda foi coroado com o gol do título no duelo contra o Wigan.

Vilão: Joey Barton
O meia do Newcaslte, famoso por suas confusões dentro e fora de campo, foi condenado a seis meses de prisão em maio, acusado de agredir um jovem no centro de Liverpool. O encrenqueiro, no entanto, cumpriu apenas 74 dias de sua condenação.

E não pára por aí! Em julho, Barton foi condenado a quatro meses de reclusão por ter agredido seu ex-companheiro de Manchester City, Ousmane Dabo, em um treinamento quando os dois ainda atuavam no clube celeste.

Dia D: 11 de maio
Empatado em pontos com o Chelsea, o Manchester precisava vencer o Wigan para conquistar a Premier League sem depender de ninguém. Foi o que aconteceu: vitória por 2 a 0. Os londrinos não fizeram sua parte e empataram em 1 a 1 com o Bolton.

Dia para ser esquecido: 27 de abril
Em um grande clássico, o Chelsea derrotou o Manchester United por 2 a 1, em Stamford Bridge e se igualou ao rival inglês em número de pontos a duas rodadas do fim do campeonato. O torcedor do Manchester temeu pelo título.

O número: 10
Esse é o numero de conquistas que o Manchester United acumula em 16 torneios, desde que foi criada a Premier League, em 1992. Ao todo, os red Devils têm 17 títulos ingleses.

Comentário da Redação
Diabruras
Por Ricardo Pilat

A temporada 2007/2008 foi repleta de diabruras do Manchester United. O time do lendário treinador Alex Ferguson teve algumas dificuldades, mas no fim das contas, valeu a técnica refinada de Cristiano Ronaldo e sua equipe.

Tanto na conquista do Campeonato Inglês, quanto no título da Champions League, o Chelsea foi o adversário a ser batido. O rival londrino, apesar de um ano turbulento, com troca do comando técnico, ainda sim foi uma pedra no sapato.

No torneio europeu, o título veio somente nos pênaltis. Na Premier League, o torcedor esperou até a última rodada para soltar o grito da garganta. Mas quem se importa?

Os Diabos Vermelhos mostraram sua superioridade, que já vem de alguns anos. E falta apenas um título para igualar o Liverpool em número de conquistas nacionais. Os Reds que se cuidem.


Direto da Redação


Redator: Renan Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário