Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Eliminatórias para a Copa > Retrospectiva 2008

Eliminatórias Sul-Americanas > Paraguai é o líder
* Com apenas uma derrota em todo o torneio, seleção de Cabañas fica perto da Copa

Nem Brasil, nem Argentina, o grande destaque das eliminatórias para a Copa do Mundo 2010 neste ano foi o Paraguai. A seleção de Cabañas - carrasco de Flamengo e Santos na Libertadores – venceu sete dos dez jogos que disputou, e lidera a competição com seis pontos na frente do Brasil, vice-líder.

Argentina, em terceiro, e Chile, em quarto, completam a lista das seleções sul-americanas que estariam na Copa 2010 atualmente. O Uruguai, seleção que tem o melhor ataque, é o 5º colocado e estaria classificado para a repescagem.

Curiosamente, a única derrota do líder, Paraguai, foi um 4 a 2 para a Bolívia, que foi lanterna durante boa parte da competição, e hoje está na penúltima colocação. Aliás, dois dos três artilheiros da competição são bolivianos. Trata-se de Botero e Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, ambos com cinco gols.

Ano irregular do Brasil

Para a Seleção Brasileira, o ano foi muito irregular. Logo de cara, uma derrota de 2 a 0 diante do Paraguai colocou o cargo do técnico Dunga em risco. Na sequência veio o empate sem com a Argentina.

Nas duas outras partidas que fez em casa, o Brasil não passou do 0 a 0 e teve que ouvir muitas críticas. Jpa nas partidas fora de casa, boas atuações e vitórias. Diante do Chile, 3 a 0. Contra a Venezuela, uma goleada: 4 a 0.


Herói: Salvador Cabañas
O paraguaio carrasco dos brasileiros é a principal arma do líder Paraguai.

Vilão: Dunga
O criticado técnico brasileiro não consegue fazer a seleção jogar bem em casa. Foram três empates de 0 a 0 atuando no Brasil.

Dia D: 12 de outubro
Vindo de um 0 a 0 contra a Bolívia em casa, o Brasil enfrentou a Venezuela ameaçado de sair da zona de classificação se perdesse. Mas na volta de Kaká, a seleção canarinho goleou por 4 a 0 e seguiu entre os primeiros.

Dia para ser esquecido: 18 de Junho
No estádio do Mineirão, no dia 18, um grande clássico do futebol mundial: Brasil x Argentina. Em campo os jogadores não honraram a história do confronto, e fizeram um dos jogos mais horríveis do clássico, que terminou sem gols.

O número: 4
Esse foi o número de gols que o Brasil tomou, sendo a defesa menos vazada da competição até o momento.


Comentário da Redação
Brasil e Argentina não agradam
por Ricardo Pilat

Definitivamente, o futebol apresentado pelo Brasil, vice-líder das Eliminatórias, e pela Argentina, terceira colocada, não agrada ninguém. Nem torcida, nem imprensa e nem seus dirigentes.

No Brasil, Dunga continua no comando, apesar dos péssimos resultados recentes. Na Argentina, Alfio Basile não teve a mesma sorte e deu lugar ao grande ídolo do país, Diego Maradona.

É até normal que as equipes não façam grande campanha nas Eliminatórias, mas a torcida não tem paciência e exige boas apresentações. Os dirigentes seguem o que ouvem da opinião publica e tomam suas medidas.

Enquanto isso, os paraguaios tem motivo de sobra para comemorar o primeiro lugar.


Eliminatórias Européias
Espanha e Inglaterra 100%; Portugal e França decepcionam

Os grandes destaques da eliminatórias européias vêm sendo duas seleções tradicionais. A Inglaterra de Beckham, Gerrard, Rooney e cia, e a Espanha, campeã da Eurocopa 2008, times com melhor campanha até o momento e 100% de aproveitamento.

As decepções ficam por conta de Portugal e França. Em terceiro colocado em seus grupos, ambas estariam fora da Copa do Mundo se a competição terminasse hoje. Suécia e Ucrânia são outras duas seleções que estiveram na Copa passada, mas que hoje estariam fora.

Confira todas as seleções que hoje estariam classificadas: Dinamarca (grupo 1), Grécia (grupo 2), Eslováquia (grupo 3), Alemanha (grupo 4), Espanha (grupo 5), Inglaterra (grupo 6), Sérvia (grupo 7), Itália (grupo 8) e Holanda (grupo 9).

Israel, República Tcheca, Rússia, Turquia, Croácia, Lituânia e Irlanda estariam classificados para disputar uma respescagem.


Direto da Redação

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário