Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Série B > Retrospectiva 2008

A presença de um gigante
* No ano em que o Corinthians disputou a Série B, três paulistas conquistaram o acesso

No ano em que a segunda divisão teve a maior divulgação de sua história, devido à presença do Corinthians, três times paulistas conseguiram o acesso à elite. Além do Timão, que conseguiu o acesso com muita antecipação, Santo André e Barueri vão disputar pela primeira vez a primeira divisão. O Avaí, vice-campeão, também conseguiu a vaga com antecedência e volta à série A depois de 30 anos.

Em compensação, dois times que já estiveram na elite caíram para a terceira divisão: Gama e Criciúma. Juntaram-se a eles o lanterna CRB e o Marília. As duas maiores goleadas do campeonato foram justamente em cima de dois times rebaixados. O Corinthians, em casa, atropelou o Gama e o Marília, ambos por 5 a 0.

Timão soberano

Desde o começo do campeonato, o objetivo dos demais times era conseguir uma das três vagas, pois ninguém duvidava que Corinthians iria se classificar. O alvinegro disparou na liderança, fazendo um campeonato fantástico.

O Timão fez a maior goleada, teve o melhor ataque com 79 gols em 38 jogos, e a melhor defesa, sofrendo 29 gols. Um saldo impressionante de 50 gols.

Apesar de alguns jogadores do Corinthians terem se destacado, como Herrera, Chicão, André Santos, Dentinho, dois merecem um destaque maior. O primeiro é Douglas, craque do campeonato. Vindo do São Caetano, o meia se encaixou como uma luva no Timão, o maestro do time.

O outro não é do Timão, e é um velho conhecido: Túlio Maravilha. Com 39 anos, o matador conseguiu o feito de ser artilheiro do campeonato, com 24 gols. Mesmo assim, não foi o suficiente para o Vila Nova conseguir o acesso.


Herói: Douglas
O grande craque da Série B chegou ao Corinthians para suprir a carência na posição de armador.

Vilão: Túlio
Mesmo sendo o artilheiro da Segundona, Túlio Maravilha virou o bode expiatório da diretoria do Vila Nova para justificar a permanência do clube na Série B. O atacante esbravejou. “Como podem dispensar o maior artilheiro do mundo na atualidade?”, indagou modestamente.

Dia D: 26 de outubro
O Corinthians bateu o Ceará por 2 a 0, no Pacaembu, e garantiu o acesso à Série A com seis rodadas de antecipação.

Dia para ser esquecido: 22 de novembro
O jogo entre Corinthians e Avaí tinha tudo para ser uma das melhores partidas do campeonato. Porém, os dois clubes que já haviam garantido o acesso deixaram o futebol de lado e fizeram um jogo violento. O resultado não poderia ser outro. Uma confusão generalizada tomou conta do gramado no início do segundo tempo. Quatro atletas foram expulsos: Marquinhos e Batista pelo Avaí, e Morais e Elias pelo Corinthians. Papelão!

O número: 79
Esse foi o número de gols do Timão no campeonato. Além disso, a defesa corintiana só foi vazada 29 vezes, mantendo um saldo de 50.


Comentário da Redação
A superioridade dos paulistas

Dos quatro times que conseguiram vaga na Série A de 2009, três são paulistas. A elite do futebol brasileiro terá seis times de São Paulo: São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Santo André e Barueri. Se a Lusa não tivesse caído, então...

Isso irá refletir no campeonato paulista, que deverá ser um dos melhores dos últimos tempos. É sem dúvida, o melhor estadual do país.

Na Série B de 2009, cinco times paulistas participarão da competição. As chances de pelo menos um subir, são grandes. Até porque, times como Ponte Preta, Bragantino e São Caetano, além da Portuguesa, sempre costumam disputar no bloco de cima. A superioridade paulista é gritante.


Série C
Atlético-GO é o campeão


Na Terceirona, o Atlético Goianiense se destacou o campeonato inteiro e conseguiu o acesso e o título com facilidade. O tradicional Guarani, o Campinense, da Paraíba, e o Duque de Caxia,s do Rio de Janeiro, foram os outros classificados.

O destaque negativo da competição foi a queda do Santa Cruz para a quarta divisão, que será disputada pela primeira vez em 2009. O ano de 2008 pode ser considerado o pior da história do time pernambucano. Além do péssimo campeonato que fez na série C, o Santa que já foi campeão pernambucano 24 vezes, por pouco não caiu no estadual também.


Direto da Redação

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário