Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

F1 > Retrospectiva 2008

Por um ponto
* Com vantagem mínima, Hamilton supera Massa e conquista o Mundial

Em uma das mais emocionantes decisões da história da Fórmula 1, Felipe Massa, da Ferrari, cumpriu seu papel à perfeição, venceu o Grande Prêmio do Brasil, mas isso não foi o suficiente par que chegasse ao fim o jejum de títulos do Brasil na Fórmula 1. Isto porque o inglês Lewis Hamilton terminou a prova na quinta posição, exatamente o resultado que ele precisava para se tornar o mais jovem campeão da história da categoria e quebrasse o jejum de títulos da McLaren (nove anos) e da Inglaterra (sete).

Lewis terminou o ano com 98 pontos, contra 97 de Felipe. A surpresa ficou por conta de Robert Kubica, da BMW, terceiro colocado ao lado do campeão de 2007, Kimi Raikkonen, da Ferrari, com 75. Fernando Alonso, bicampeão do mundo, fez ótimas corridas no final da temporada e garantiu o quinto lugar.

Os outros brasileiros fizeram campnhas regulares. Nelsinho Piquet, da Renault, foi 12º com 19 pontos. Rubens Barrichelo, fez 11 pontos com a Honda, equipe que acabou extinta em dezembro por conta de problemas financeiros.

No Mundial de construtores, a Ferrari foi campeã com 172 pontos. A McLaren foi segunda com 151 e a BMW foi terceira com 135.


Herói: Lewis Hamilton
Depois de um frustrante vice campeonato em 2007, lewis deu a volta por cima e conquistou seu primeiro título mundial da carreira.

Vilão: Kimi Raikkonen
Campeão mundial em 2007, o finlandês foi a grande decepção da temporada 2008, ficando em terceiro lugar, longe da disputa pelo bi.

Dia D: 2 de novembro
Hamilton termina em quinto lugar o GP do Brasil, após muita chuva e conquista o campeonato mundial, acabando com as esperanças de Felipe Massa, que cruzou a linha de chegada em primeiro.

Dia para ser esquecido: 28 de outubro

Felipe liderava a primeira corrida noturna da história, em Cingapura, mas um pit-stop desastroso da Ferrari o jogou para o último lugar e tirou suas chances de vitória, que acabou com Fernando Alonso. O brasileiro parou, foi liberado pela equipe através da luz verde de um painel localizado acima do ponto de parada, mas um dos mecânicos ainda terminava o reabastecimento. Com isso, Felipe saiu arrastando a mangueira e por isso teve de parar no fim do pit-lane para que ela fosse retirada. Depois de perder todas as posições, Massa ainda foi punido por ter saído "de forma insegura" dos boxes e perdeu qualquer chance de pontuar.

O número: 1
Essa foi a diferença de pontos entre o campeão Lewis Hamilton e o segundo colocado Felipe Massa.


Comentário da Redação
Deu gosto acompanhar a F1

Para quem reclamava da falta de competitividade da Fórmula 1 nos últimos anos, 2008 foi uma temporada muito divertida para os amantes da velocidade. A decisão do campeão veio somente no Brasil, após muitas reviravoltas na classificação do mundial.

Hamilton tinha um carro melhor e foi até surpreendente que o título viesse de maneira tão sofrida, com apenas um ponto de vantagem sobre Felipe.

O brasileiro também merece destaque, pois fez um ano brilhante e acabou pagando pelos erros de sua equipe. Quem sabe 2009 não seja o ano dele...


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário