Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Olimpíadas 2008 > Retrospectiva 2008

Os jogos de Phelps
* Nadador americano conquista oito medalhas de Ouro e em Pequim

A China prometeu e cumpriu. Fez as maiores Olimpíadas de todos os tempos, e não apenas pelo espetáculo que uniu tradição e tecnologia desde a cerimônia de abertura até a última medalha. Ao longo da competição, recordes viraram pó, atletas protagonizaram histórias de superação e grandes personagens garantiram seus lugares cativos no Olimpo do esporte.

Com oito medalhas de ouro, o nadador americano Michael Phelps superou o recorde de Mark Spitz e deixou Pequim, aos 23 anos, consagrado como o maior atleta olímpico de todos os tempos.

Os Jogos de 2008 abriram as portas para mais dois superatletas: a musa saltadora Yelena Isinbayeva, que levou o ouro ao bater o recorde mundial no salto com vara (5,05m) e o corredor jamaicano Usain Bolt, dono de três ouros e três recordes mundiais.

Brasil leva três ouros

O Brasil voltou de Pequim com 15 medalhas. As três de ouro tiveram sabor de superação: César Cielo fez o país explodir de alegria nos 50m livre. Maurren Maggi, por um centímetro, tornou-se a campeã do salto em distância. E as meninas do vôlei espantaram todos os fantasmas na final contra os Estados Unidos. A mulher brasileira, aliás, foi a grande protagonista dos Jogos pela ótica verde-amarela.

Das quatro pratas, pelo menos três tiveram sabor de ouro. As meninas do futebol mais uma vez superaram a falta de estrutura e chegaram à final – os rapazes, comandados por Ronaldinho Gaúcho, ficaram com o bronze. Na vela, Scheidt e Prada se recuperaram ao longo da competição e ficaram sem segundo lugar. No vôlei de praia, Márcio e Fábio Luiz também fizeram bonito e ganharam a prata, assim como a seleção de Bernadrinho na quadra – esta, talvez, com um pequeno gosto de decepção após a derrota para os EUA.

A delegação verde-amarela conseguiu ainda bronzes históricos, como os de Natália Falavigna no taekwondo, Isabel Swan e Fernanda Oliveira na vela, e Ketleyn Quadros no judô.

China massacra os rivais

A delegação chinesa mostrou sua força nos jogos olímpicos de 2008. Ao todo foram 100 medalhas, sendo 51 de ouro. A China superou os EUA, que ficaram com apenas 36 medalhas douradas. A Rússia, com 23, terminou em terceira.


Herói: Michael Phelps
Dono de oito medalhas de ouro em Pequim, Phelps foi o grande nome dos jogos.

Vilão: Liu Xiang
Um dos principais ídolos do esporte chinês, Liu Xiang provocou a maior decepção da torcida local nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao ficar de fora da briga pelo ouro nos 100 m com barreiras, após sentir uma lesão no pé direito.

Dia D: 17 de agosto

Nesse dia, Phelps pendurou no pescoço o seu oitavo ouro e deixou para trás a marca de Spitz. O momento histórico para o esporte mundial só virou realidade após muito sufoco na piscina do Cubo d’Água. No revezamento 4x100m medley, Phelps mergulhou com os Estados Unidos na terceira colocação. Com uma incrível virada, colocou os americanos na frente e entregou a prova para Jason Lezak garantir o ouro.

Dia para ser esquecido: 21 de agosto
A Seleção Brasileira feminina encantava em Pequim e era grande favorita ao ouro na decisão diante dos EUA. Deu zebra! Com Lloyd, aos seis minutos da prorrogação, as americanas acabaram com o sonho brasileiro mais uma vez.

O número: 8
Esse foi o número de medalhas que Michael Phelps conquistou em Pequim, marca que jamais será esquecida.

Agradecimentos: Globo.com


Comentário da Redação
O Brasil não foi bem

Foi um fracasso. Três ouros e 15 medalhas no total é muito pouco para um país de dimensões continentais como é o Brasil. Um país que vive esportes e que deveria investir muito mais para virar uma potência olímpica.

Aqueles de quem se esperava mais também não levaram o ouro. Os times de futebol, a seleção de volêi de Bernardinho, Diego Hipólito, Jadel Gregório, entre outros.

Outros não estavam capacitados para representar o Brasil. Os atletas não têm culpa, pois não tem incentivo algum e depois que passam os jogos eles voltam ao anonimato. Essa é a realidade.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário