
No duelo dos treinadores, Ney Franco levou a melhor sobre René Simões. O esquema 3-6-1 utilizado pelo time alvinegro, com três volantes de marcação, bloqueou a subida dos laterais tricolores. O meio-de-campo ficou muito congestionado e Thiago Neves e Conca não tinham espaço no gramado.
Alvinegro consegue vantagem no fim da etapa
O primeiro tempo começou e, logo no primeiro minuto, o Fluminense teve uma grande chance para abrir o placar. Everton Santos tocou de cabeça para Thiago Neves. Ele recebeu livre de marcação, ajeitou o corpo e chutou, mas o zagueiro Emerson se recuperou e tocou a bola para escanteio. Refeito do susto, o Botafogo passou a dominar a partida e perdeu três grandes oportunidades.
Aos sete, Reinaldo aproveitou a sobra de bola na entrada da área e chutou para boa defesa de Fernando Henrique. Dois minutos depois, Alessandro encontrou Maicosuel dentro da área, que finalizou forte para o goleiro tricolor salvar novamente. Aos 11, novamente Reinaldo. Ele girou em cima da defesa adversária, mas chutou fraco, rasteiro, à direita do gol.
Depois disso, a partida teve uma queda na parte técnica com muitos erros de passes. O Fluminense tentava chegar ao gol com lançamentos, mas sem êxito. A partir dos 23 minutos, o jogo voltou a ficar movimentado, quando Leo Silva arriscou de longa distância. Aos 28, Conca dominou a bola e chutou de canhota assustando o goleiro Renan. A resposta alvinegra veio em seguida, aos 29, com Maicosuel driblando dois zagueiros, mas finalizando sem perigo. No minuto seguinte, Everton Santos matou no peito e cruzou de bicicleta. Conca entrou rápido no meio da defesa e cabeceou por cima do travessão.
O Botafogo dominou os cinco minutos finais e quase abriu o placar depois de uma falha bisonha de Mariano. Reinaldo tomou a bola, avançou livre e chutou. Fernando Henrique brilhou novamente e defendeu. Aos 42, não teve jeito. Maicosuel cobrou escanteio e Fahel desviou de cabeça para fazer o primeiro gol do Botafogo na partida.
Bota segura o Tricolor e se classifica
As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem mudanças e com o Fluminense buscando mais o gol de empate. O Botafogo tentava explorar os contra-ataques, mas sem conseguir. Aos dez minutos, o Tricolor quase empatou. Thiago Neves lançou Leandro Amaral pela direita de ataque. Ele avançou e chutou rasteiro, para boa defesa de Renan. No rebote, ele cabeceou e a bola foi para fora.
Aos 21 minutos, Everton Santos chutou forte e Renan espalmou a bola para escanteio, salvando o Bota de sofrer o gol de empate. O técnico Ney Franco foi obrigado e mexer duas vezes no time por causa de problemas médicos. Dois jogadores importantes deixaram o gramado de maca: o meia Maicosuel e o volante Leandro Guerreiro. Eles foram substituídos por Lucas Silva e Túlio Souza, respectivamente, em um espaço de seis minutos.
Os últimos dez minutos foram praticamente de ataque do Fluminense contra a defesa do Botafogo. Com Roger, Leandro Bomfim e Tartá em campo, nas vagas de Leandro Amaral, Conca e Diguinho, o time tricolor arriscou chutes de longa distância, cruzamentos sobre a área, mas nada de a bola entrar. A última chance foi um escanteio e Fernando Henrique foi para a área. A bola sobrou para ele, que não conseguiu finalizar. A torcida alvinegra deixou o Maracanã chamando o Fluminense de freguês e comemorando a vaga na final da Taça Guanabara.
Ficha técnica
FLUMINENSE 0 x 1 BOTAFOGO | |
Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho (Tartá), Thiago Neves e Conca (Leandro Bomfim); Everton Santos e Leandro Amaral (Roger). | Renan; Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro (Túlio Souza), Fahel, Leo Silva (Batista), Maicosuel (Lucas Silva) e Thiaguinho; Reinaldo. |
Técnico: René Simões. | Técnico: Ney Franco. |
Gols: Fahel, aos 42 minutos do primeiro tempo. | |
Cartões amarelos: Edcarlos, Fabinho, Diguinho, Tartá, (Fluminense); Leo Silva (Botafogo). | |
Estádio: Maracanã. Data: 25/02/2009. Árbitro: Péricles Bassols |
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Venceu a organização
Pela campanha do Botafogo, pela desconfiança de todos pelo desmanche que teve o time na pré-temporada e pelas contratações de jogadores desconhecidos, o Fogão merece estar na final na Taça Guanabara. Aliás, estão na final dois times que a maioria não imaginava, principalmente o Resende.
O jogo de hoje foi equilibrado, muito disputado, corrido e sem grandes chances. Talvez um empate seria o mais justo. Mas o Botafogo venceu pela organização que teve em campo. É um time bem arrumado atrás, que sai com velocidade e leva perigo. O Fluminense é melhor time no papel, mas não teve a competencia e a organização do Fogão.
Agora, o Botafogo que se cuide e jogue sério contra o Resende na final. Se pensar que já está ganho porque eliminou um forte concorrente, pode cair do cavalo e perder para a surpresa do campeonato até então.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário