Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2009

Campeonato Paulista > Ronaldo marca dois, mas Corinthians só empata

* Ponte Preta arranca um ponto em São Paulo: 2 a 2

Ronaldo deu o seu show particular na noite desta quarta-feira, no estádio do Pacaembu, mas o restante do elenco dessa vez não o acompanhou. Depois de sair perdendo para a Ponte Preta, pela 16ª rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians virou com dois gols do Fenômeno, mas a defesa falhou e permitiu o empate por 2 a 2.

O resultado, embora ruim por ser dentro de casa, mantém o Timão invicto na temporada e tranquilo na segunda colocação do Estadual, agora com 34 pontos. Já a Ponte Preta, que vinha de derrota vexatória em Campinas para o Barueri, segue em posição intermediária, com 20 pontos conquistados em 16 jogos.

Fenômeno de pênalti

O Corinthians iniciou a partida com toque de bola envolvente e pressionando a Ponte Preta no campo de defesa. Só que a primeira chance real de gol foi criada apenas aos 7 minutos, quando Douglas ajeitou para Wellington Saci emendar chute de longe. O goleiro Aranha apenas olhou a bola passar à direita.

Além da maior posse de bola, a equipe anfitriã marcava com eficiência a saída de bola do adversário. Perdido, o time de Campinas começou a abusar das falta e dar ao Timão a chance de criar suas melhores jogadas nas bolas paradas. Aos 17, por exemplo, Cristian cruzou falta, Ronaldo cabeceou e Aranha defendeu.

O lance animou o Corinthians e aos 25 minutos Cristian arriscou chute forte de fora da área, que passou por cima do gol da Ponte. Cinco minutos mais tarde, de novo em bola parada, outra boa chance de abrir o marcador. O zagueiro Chicão bateu colocado e obrigou o goleiro Aranha a fazer boa defesa.

A superioridade do Timão, porém, não impediu que a Ponte Preta abrisse o placar aos 32 minutos. A defesa do Corinthians vacilou e Leandrinho apareceu livre na cara de Felipe, que saiu do gol para tentar evitar o chute, mas foi encoberto. A zaga dos donos casa tinha parado para pedir impedimento, mas Alessandro dava condição.

Quem tem Ronaldo, porém, não precisa se preocupar. O camisa 9 chamou a responsabilidade para si e construiu o empate do Timão. Aos 35 minutos, após ótima passe em profundidade de Elias, o Fenômeno foi derrubado. Pênalti. Na cobrança, aos 36, o craque mostrou o porquê tem esse status há tantos anos.

Com calma, ele partiu para a bola, esperou Aranha escolher o canto e tocou com categoria no meio do gol. Apressado, mas sorrindo, Ronaldo correu para o fundo das redes, pegou a bola e tratou de reiniciar a partida rapidamente. Parecia pressentir que teria outra chance aos 38. Só não esperava furar o cruzamento de Alessandro.

Ponte arranca empate

As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. A Ponte Preta, porém, mudou sua postura e apareceu com perigo em dois lances antes dos cinco minutos. No primeiro, Cristian evitou o gol da Macaca. No segundo, o goleiro Felipe saiu nos pés do atacante para salvar a equipe do Parque São Jorge.

O time de Campinas, no entanto, não soube aproveitar o bom momento. Aos 8 minutos, o lateral-direito Edílson fez falta dura em Wellington Saci e, com já tinha sido advertido com o cartão amarelo no primeiro tempo, foi expulso de campo. Logo depois, o corintiano Douglas, machucado, deu lugar ao atacante Otacílio Neto.

Em superioridade numérica, o Corinthians encontrou espaços. E a Ponte Preta deu liberdade a quem não poderia dar: o Fenômeno. Aos 12 minutos, o craque recebeu na grande área, deu belo corte seco no marcador e bateu colocado de perna esquerda, sem chance de defesa para o goleiro Aranha.

Com mais dois gols na conta, o Fenômeno começou a tentar servir os companheiros, como aos 21 minutos. Ele rolou a bola para o fã Dentinho, que dominou e chutou cruzado de perna direita para fora. Dois minutos depois, o camisa 31 deixou o campo na maca móvel após sentir lesão muscular. Lulinha entrou em seu lugar.

A Ponte Preta poderia até parecer morta, mas não estava. A equipe de Campinas continuou tentando e chegou ao empate aos 30 minutos. Após cruzamento da direita, Chicão e Boquita não subiram para cortar, Felipe ficou parado debaixo da trave e Gum apareceu para cabecear para o fundo do gol: 2 a 2.

Ronaldo, então, voltou a aparecer com qualidade ímpar. Aos 34 minutos, ele deu lindo passe de calcanhar para Otacílio Neto, que sofreu falta bem perto da grande área. O Fenômeno até que ficou na bola para cobrança, mas foi Chicão quem bateu e obrigou Aranha a fazer excelente defesa e evitar o que seria o terceiro do Timão.

Os anfitriões mantiveram a pressão até o final. Tanto que em determinado momento o técnico Mano Menezes tirou o zagueiro Diego para colocar o atacante Souza. Aos 49 minutos, emoção na grande área. Ronaldo recebeu, tentou driblar, foi desarmado por um zagueiro e reclamou toque de mão. Mas o árbitro negou.

Ficha do jogo
CORINTHIANS 2x2 PONTE PRETA
Felipe; Alessandro, Chicão, Diego (Souza) e Wellington Saci; Cristian, Elias, Boquita e Douglas (Otacílio Neto); Dentinho (Lulinha) e Ronaldo. Aranha; Edílson, Gum, Jean e Alessandro; Deda, Guilherme, William, Dener (Tinga) e Leandrinho (Bia); Márcio Mexirica (Savóia).
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Marco Aurélio.
Gols: Leandrinho, aos 32 minutos, e Ronaldo, aos 36 do primeiro tempo; Ronaldo, aos 12 minutos, Gum, aos 30 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cristian (C); Edílson, William, Gum, Jean (P) . Cartão vermelho: Edílson (P). Público: 19.945 pagantes Renda: R$ 506.261,50
Estádio: Pacaembu. Data: 25/03/2009. Árbitro: Robinson José Andréa de Góes. Auxiliares: Cláudio Roberto da Costa e Fábio Rogério Baesteiro.

Fonte: Globo.com


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. O G4 está se desenhando para as semis dos quatro grandes, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, pela ordem.

    A Lusa dificilmente vai conseguir se manter.

    Visite o nosso blog.

    www.esportejornalismo.blogspot.com

    ResponderExcluir