Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 21 de março de 2009

Futebol Sul-Americano > En la Cancha

Un país ateo

Diego Armando Maradona é considerado um Díos por los hinchas argentinos, certo? Bom, era certo até alguns meses atrás, até o eterno camisa 10 da Seleção Argentina anunciar que assumia o comando da seleção na qual foi campeão do mundo em 1986.

Se dentro de campo Dieguito é unânimidade, fora dele o craque nunca foi exemplo. Mesmo assim, sempre houve certa complacência da mídia e da torcida argentina com todas as suas atitudes. Sin embargo Maradona cometeu o grande erro de voltar ao futebol escolhendo o cargo mais visado desse esporte, afinal, o treinador é sempre o primeiro a ser culpado pelo fracasso de um time.

Pior ainda é comandar uma seleção como a da Argentina, onde a cobrança é enorme. Foi em 86, no México, com show de Dieguito, a última vez que los hermanos levantaram la Copa. De lá pra cá, os argentinos colecionam uma série de insucessos.

Ao optar pela carreira de técnico, como DT da Argentina, Maradona resolver descer do posto de Diós, um mito vivo de todo argentino, para virar apenas mais um cidadão, sujeito a críticas e a cobrança. E foi o que vimos nas últimas semanas, após cair na imprensa la pelea entre Don Diego e Juan Roman Riquelme, atual camisa 10 do Boca Juniors e que resolveu deixar o uniforme albiceleste de lado, alegando "posturas e maneiras diferentes de pensar".

A torcida do Boca resolveu tomar partido da discussão e, para surpresa de muitos, Roman recebeu apoio total do torcedor xeneize. Diego foi hostilizado nos últimos jogos em La Bombonera. É óbvio que isso aconteceria, pois a geração de hoje não viu Maradona, mas viu Riquelme conquistar três Libertadores e um mundial com o Boca Juniors.

Agora, Diego Maradona tem a missão de fazer o torcedor esquecer Riquelme, que parece irredutível em sua decisão. Sem el enganche, será preciso encontrar outro que cumpra o papel de armação, o que me parece difícil com as opções de jogadores convocados para os próximos jogos pelas Eliminatórias, contra Venezuela e Bolívia.

Neste momento, o torcedor argentino é un ateo, pois seu grande Diós está de férias.

De olho en la Copa I

Nas próximas semanas, a Libertadores para, em virtude da preparação das seleções para as rodadas 11 e 12 das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. No torneio de clubes, destaque para o Libertad, do Paraguai, primeiro time a garantir vaga para a segunda fase. No Grupo 8, resta ao San Lorenzo (Argentina) e ao Universitario (Peru) brigarem pela segunda vaga.

Entre los brasileños, o São Paulo conquistou mais uma vitória fora de casa, no grupo 4, e está bem perto do mata-mata. Outro que já pode começar a se preparar para los octavos é o Cruzeiro, que abriu boa vantagem e lidera o grupo 5.

De olho en la Copa II

Nas Eliminatórias, destaque para o duelo entre Equador e Brasil, em Quito, onde a seleção verde e amarela não venceu nas últimas duas eliminatórias. O Paraguai, super líder do torneio, tem um jogo duro diante do Uruguai, fora de casa.

Clique aqui e confira a classificação das Eliminatórias


Diccionario - Dicionário (Español - Português)
Ateo - Ateu
Diós - Deus
Hinchas - Torcedores
Sin embargo - entretanto
Pelea - Briga
Enganche - Meia armador
Octavos - Oitavas de final


Direto da Redação












Periodista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário