Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Copa do Brasil > Timão tem invencibilidade quebrada pelo Atlético-PR, mas sai no lucro

* Furacão faz 3 a 0, mas Corinthians reage e perde só por 3 a 2. Ronaldo sai sentindo dores, mas deve jogar domingo

A primeira derrota na temporada pode custar caro ao Corinthians. Nesta quarta-feira, o Atlético-PR venceu o Timão por 3 a 2, na Arena da Baixada, e agora tem a vantagem do empate no jogo de volta para avançar às quartas-de-final da Copa do Brasil. A má notícia para o Alvinegro pode ser o desfalque de Ronaldo contra o Santos, pela decisão do Paulistão. O jogador reclamou de dores na costela depois um lance com Márcio Azevedo, logo no primeiro tempo, foi examinado e não deve ser problema para domingo.

- Fizemos exames de raio-x, tomografia, ele está com muita dor, mas não houve fratura. O Ronaldo deve jogar domingo. Foi uma lesão toráxica - disse Paulo de Faria, médico do clube.

Para avançar na Copa do Brasil, a equipe paulista precisa agora vencer por um ou mais gols de diferença. Se o placar foi repetido, mas em favor do Alvinegro, a decisão será nos pênaltis. O jogo da volta está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu.

Com o resultado, o Corinthians sofre o primeiro revés após 25 jogos em 2009. O time dirigido por Mano Menezes não perdia desde o dia 29 de novembro do ano passado, quando, com os reservas, foi batido por 2 a 0 pelo América-RN, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Agora, Furacão e Timão voltam a pensar nas competições estaduais. Os paranaenses precisam de uma simples vitória sobre o Cianorte, domingo, às 15h40m, na Arena da Baixada, para ficar com o título. Já os paulistas enfrentam o Santos, no mesmo dia, às 16h, no Pacaembu, podendo perder por até dois gols de diferença.

Em ritmo alucinante, Furacão abre 2 a 0

Empurrado pela torcida e disposto a apagar o vexame no clássico contra o Coritiba, o Atlético-PR começou a partida tirando proveito do ponto mais fraco da defesa do Corinthians: o lado esquerdo. Perdido na marcação, André Santos foi presa fácil para as descidas do lateral-direito Raul, do meia Marcinho e do atacante Wallyson. Para complicar ainda mais, Alessandro e William foram poupados por Mano Menezes. Aos quatro e aos oito minutos, Rafael Moura recebeu na área dois presentes vindos da direita, mas em ambos estava impedido.

Apático em relação à final do Paulistão contra o Santos, o Corinthians continuou sendo totalmente dominado e pouco perigo ofereceu no ataque. Douglas e Morais, apagados, não tinham espaço pela forte marcação de Jairo e Fransérgio e transformaram Dentinho e Ronaldo em apenas dois espectadores da partida.

Quando passou a atuar pela esquerda, o Atlético-PR continuou dando trabalho. Aos 13, Márcio Azevedo levantou a bola para a área e Wallyson cabeceou com muito perigo. Dois minutos depois, o gol. Rafael Moura fez o cruzamento rasteiro do mesmo lado e Wallyson desta vez não desperdiçou, batendo forte sem chances para Felipe.

Mesmo diminuindo um pouco o ritmo e permitindo que o Corinthians avançasse mais, o Furacão seguiu melhor e quase fez o segundo, aos 32. Outra vez pela direita, Raul cruzou, a zaga afastou, mas Márcio Azevedo pegou o rebote na intermediária. O lateral chutou forte e a bola passou muito próxima do travessão alvinegro.

O Corinthians só acordou a partir dos 35 minutos, quando um dos meias finalmente apareceu para criar. Morais fez boa jogada e tocou para Ronaldo. O Fenômeno girou sobre a marcação e bateu no canto esquerdo, assustando Galatto. Aos 43, Morais perdeu um gol incrível, Elias fez linda jogada, passou por três adversários e encontrou o meio-campista livre na área. Ele dominou na entrada da pequena área, mas bateu errado e Galatto operou um milagre.

Quando o primeiro tempo caminhava para o final, os donos da casa chegaram ao segundo, aos 45. Raul recebeu de Wallyson na direita e cruzou na medida para Rafael Moura cabecear no canto esquerdo de Felipe, para delírio da torcida atleticana na Arena da Baixada.

Chico amplia para o Furacão, e Chicão perde pênalti

No segundo tempo, Mano Menezes sacou Ronaldo, com dores na costela, para a entrada de Otacílio Neto, enquanto Geninho tirou o volante Fransérgio e colocou o zagueiro Gustavo. Mas, logo aos dois minutos, o Timão recebeu um duro golpe para buscar a reação. Após chute de Márcio Azevedo na zaga, a bola sobrou na área para Chico concluir e fazer 3 a 0.

Aos 12, o Corinthians teve a oportunidade de diminuir. Elias recebeu a bola na área, trombou com Márcio Azevedo e o árbitro marcou pênalti. Chicão cobrou, a bola tocou na trave esquerda de Galatto, na direita e saiu. Muita festa na Arena da Baixada!

A partir disso, o Atlético-PR voltou a dominar a partida e a levar muito perigo nos contra-ataques. O Corinthians levou perigo aos 35, com Otacílio Neto. Após cobrança de escanteio, o atacante subiu mais que a defesa e cabeceou forte. Galatto fez ótima defesa no canto direito baixo.

Nos minutos finais, o Atlético-PR passou a controlar o jogo, mas não contava com a pontaria do volante Cristian, que deu nova vida ao Corinthians. Aos 41 minutos, ele cobrou falta da intermediária e marcou um golaço, no ângulo esquerdo do goleiro rival. Animado, o Timão conseguiu diminuir ainda mais a vantagem do Furacão. Aos 47, Alessandro cruzou para a área, Souza errou a matada e a bola sobrou para Dentinho, que girou e chutou forte, no canto direito de Galatto. O gol nos acréscimos colocou o Corinthians novamente na disputa pela vaga.

Ficha técnica
ATLÉTICO-PR 3 x 2 CORINTHIANS
Galatto, Chico, Rhodolfo e Antônio Carlos; Raul, Jairo, Fransérgio (Gustavo), Marcinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Rafael Moura. Felipe, Fabinho (Alessandro), Chicão, Diego e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Morais (Souza); Dentinho e Ronaldo (Otacílio Neto).
Técnico: Geninho. Técnico: Mano Menezes.
Gols: Wallyson, aos 15, e Rafael Moura, aos 45 minutos do primeiro tempo. Chico, aos dois, e Cristian, aos 41, e Dentinho, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Antônio Carlos (Atlético-PR); Souza (Corinthians)
Estádio: Arena da Baixada. Data: 29/04/2009. Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE). Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota e Luciano José Coelho Cruz (ambos PE)

Fonte: Globo.com


Comentário da Redação
Péssimo futebol, ótimo resultado

Com um futebol irreconhecível, o Corinthians se salvou de tomar uma goleada do Atlético na Arena da baixada, e a derrota por 3 a 2 foi como se fosse uma vitória. O time foi horrível taticamente e individualmente, poucos se salvaram, mas no final mostrou o poder de reação que tem, e marcou dois gols depois dos 40 minutos. Aliás, esse time tem essa característica, de marcar muitos gols no final da partida.

Para se ter uma idéia, até aos 40 minutos do segundo tempo, quando o Corinthians perdia por 3 a 0, teria de golear o Atlético por 4 a 0 no Pacaembu para passar, ou no mínimo devolver o mesmo resultado pra levar a partida para os pênaltis.

Mas com o resultado final de 3 a 2, a tarefa do Corinthians fica bem mais fácil, eu diria que o time paulista passou de quase eliminado para favorito. Uma vitória simples por 1 a 0 ou 2 a 1 já basta para o Timão passar de fase. Se vencer de 3 a 2 o jogo vai para os pênaltis, e o empate ou vitória do Atlético, obviamente, passa o time paranaense.

O jogo de hoje mostrou também como o time é diferente 4-3-3, com dois atacantes que voltam para recompor, e pela direita o Jorge Henrique voltando praticamente com um ala quando o time está sem a bola. Com o Mano colocando o time sem dois jogadores pelos lados, o Geninho aproveitou para avançar os alas, e tanto o Fabinho quanto o André Santos tomaram um sufoco incrível.

Esse jogo de hoje pode influenciar na decisão de domingo de duas maneiras. De um lado o time perdeu a invencibilidade, sendo derrotado e tomando sufoco, isso certamente motiva também os jogadores do Santos que viram que o rival chegou a perder por 3 a 0. O lado bom também é em relação a quebra de invencibilidade, que precisa servir como alerta, pois o time tem falhas a ser corrigidas. É bom para entrar ligado domingo.

Até por isso o resultado foi ótimo, pois inevitavelmente o time fica sim pensando na final do Paulistão. E para domingo o time ganha com a volta do Jorge Henrique, mas terá o fraco zagueiro Diego em campo devido a suspensão do Chicão, que hoje não foi bem e perdeu até pênalti, mas é o melhor zagueiro do time.

Conceitos
Felipe - REGULAR: Eu achei o primeiro gol defensável, mas ele salvou o time de não tomar o quarto.
Fabinho - PÉSSIMO: Muito lento, chega sempre atrasado na jogadas.
(Alessandro) - REGULAR: Pouco fez. Aliás, teve uma falha que quase deu em gol.
Chicão - PÉSSIMO: Irreconhecível, não lembro dele ter feito uma partida tão ruim quanto hoje.
Diego - PÉSSIMO: Fraco demais, deixou vários buracos, e o Atlético aproveitou para atacar do seu lado. Não pode ser titular numa final.
André Santos - PÉSSIMO: Displicente, falhou no primeiro gol e deixou uma avenida pelo lado esquerdo
Cristian - BOM: Se virou como pôde na marcação e chegou à frente levando perigo. Foi o grande responsável pela reação, após fazer um bonito gol de falta.
Elias - ÓTIMO: É o principal jogador do time e não decepcionou. Foi o mais perigoso do time. Partiu pra cima, deixou o Morais na cara do gol e sofreu o pênalti.
Douglas - PÉSSIMO: Voltou a se acomodar e aceitar muito facilmente a marcação. Faz lances que deixa o torcedor nervoso demais, até pela falta de vontade que ele parece ter as vezes.
Morais - PÉSSIMO: Longe do jogador ágil e perigoso do ano passado. Perdeu um gol incrível após um ótimo passe do Elias.
(Souza) - BOM: Deu um novo gás ao time e com a sua força criou boas chances para a equipe. Pode falar o que for, mas ele é útil e importante quando entra. Merece tirar a zica marcando um gol na final.
Dentinho - ÓTIMO: Brincalhão. Até perdendo por 3 a 0 faz a palhaçada de passar o pé na bola e voltar para trás, sempre com a inutilidade dele. Aí faz esses golzinhos e ilude parte da torcida.
Ronaldo - REGULAR: A bola pouco chegou, mas ele pouco se desmarcou também. Quando recebeu em bolas condições levou perigo. Saiu com suspeita de contusão grave, mas segundo Mano Menezes, o fenômeno jogará a final.
(Otacílio Neto) - BOM: Sempre que entra vai melhor do que o titular Dentinho, mas raramente tem jogado. Merecia ser titular na final.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: Saiu muito nervoso para o intervalo, ou seja, o time não fez o que ele pediu. Mas demorou para mexer (só mexeu porque o Ronaldo saiu sentindo dores), e insiste com o péssimo Dentinho em campo, e dá poucas chances ao Otacílio.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário