Antes do Ronaldo estrear, o time do Corinthians tinha como característica criar muitas chances de gols, mas não aproveitar. Vários jogos o time tinha condições de até golear, mas falhava na finalização e ganhava sofrido ou até empatava.Com a chegada do Ronaldo isso mudou de duas formas. O time de Mano Menezes, atualmente, na maioria das vezes não cria tanto se formos olhar para o começo da temporada. Isso se ao novo esquema, com três atacantes, que deixa o Douglas sobrecarregado na armação e obriga o Elias a marcar mais. Em compensação, os três atacantes abrem espaços para o fenômeno, que tem mais chances de ficar no mano-a-mano. E aí sabemos que ele define como ninguém, e o gol é quase certo.
Quando o time jogava com dois volantes (um mais de saída) e dois armadores, o homem encarregado de marcar os gols era o Souza. Mas o ex-flamenguista, apesar de ser centroavante, não é de marcar muitos gols. É o tipo de atacante trombador, que mesmo sendo de área, prepara jogadas para os companheiros. Se não for levado em conta o alto salário, ele é um bom reserva.
Porém, quando o Ronaldo não joga - como será neste domingo contra o Inter - o torcedor corintiano se preocupa. O substituto não tem o faro de gol que tem o camisa 9 corintiano, sem contar a genialidade do fenômeno. O Souza se supera na movimentação, vontade e com ele não tem egoísmo. Diferente de vários centroavantes, se ele tiver com a bola numa situação mais difícil para marcar e o companheiro em melhor condições, ele tentará dar a assistência.
Esquema ideal para a estreia
Por isso, pelo menos pra mim, o ideal é jogar no 4-4-2 na partida contra o Inter. E fazer os dois volantes (Cristian e Boquita ou Fabinho, já que o Elias será poupado) ficarem mais para liberar os laterais para chegar a linha de fundo, com o objetivo de aproveitar a altura e força fisíca do Souza.
Outras mudanças que eu faria em relação aos últimos jogos, é a saída do inoperante Dentinho para a entrada do Morais, que ajudaria o Douglas na armação. No ataque, além do Souza no lugar do Ronaldo, Otacílio Neto entraria no lugar do poupado Jorge Henrique. Até porque o Otacílio, tirando o Ronaldo, é o que mais tem faro de gol. O capitão William sente dores no pé e também será poupado, naturalmente o garoto Diego - que vem entrando bem - irá substitui-lo.
Esse esquema no 4-4-2 é melhor também pela falta do Jorge Henrique, que é fundamental no 4-3-3, não seria o mesmo esquema sem ele. É um jogo muito difícil, contra o melhor time do Brasil atualmente e que vem uma hora ruim, no meio de um outro jogaço pela Copa do Brasil. Mas com esse esquema que eu acho o ideal para esse jogo, o Corinthians pode vencer, mesmo sem o Elias, principal jogador do time.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário