Com uma mudança estratégica inteligente e uma pilotagem precisa, o inglês Jenson Button conquistou neste domingo, no GP da Espanha, sua quarta vitória na temporada da Fórmula 1. Button partiu para a corrida com uma estratégia de três pit stops, tal como Rubens Barrichello, mas, após perder a ponta para o brasileiro na largada, alterou a tática para dois reabastecimentos e, com um ritmo excepcional, levou de novo a melhor no duelo interno da equipe Brawn. Com o resultado, o inglês chegou a 41 pontos na liderança do Mundial, contra 27 de Barrichello , segundo colocado na prova.O pódio foi completado por Mark Webber (Red Bull), que fez uma ótima corrida e quase superou Barrichello no final. A quarta posição ficou com Sebastian Vettel, com o outro carro da Red Bull, e Fernando Alonso, da Renault, foi o quinto. Felipe Massa somou seus primeiros três pontos no ano, em sexto, mas foi vítima de mais um erro da Ferrari, que colocou menos gasolina do que deveria no último pit stop e obrigou o brasileiro, que estava em quarto, a reduzir drasticamente o ritmo para chegar ao fim. Nick Heidfeld (BMW) chegou em sétimo e Nico Rosberg (Williams) foi o oitavo, completando a zona de pontuação. O outro brasileiro na categoria, Nelsinho Piquet, levou seu Renault ao 12º lugar.
GP da Espanha - Classificação Final
º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 66 voltas
2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 13s0
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 13s9
4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 18s9
5º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 43s1
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 50s8
7º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 52s3
8º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 1m05s2
9º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a uma volta
10º - Timo Glock (ALE) Toyota - a uma volta
11º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a uma volta
12º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a uma volta4
13º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a uma volta
14º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - a uma volta
ABANDONOS
Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 49 voltas (mecânico)
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 59 voltas (mecânico)
Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 66 voltas (acidente)
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 66 voltas (acidente)
Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 66 voltas (acidente)
Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 66 voltas (acidente)
Mundial de Pilotos
1º J. Button (ING) - Brawn GP 41
2º R. Barrichelo (BRA) - Brawn GP 27
3º S. Vettel (ALE) - RBR 23
4º M. Webber (AUS) - RBR 15.5
5º J. Trulli (ITA) - Toyota 14.5
6º T. Glock (ALE) - Toyota 12
7º L. Hamilton (ING) - McLaren 9
e Fernando Alonso (ESP) - Renault 9
Mundial de Construtores
1º Brawn GP 68
2º RBR 38.5
3º Toyota 26.5
4º McLaren 13
5º Renault 9
Fonte: Lancenet!
Comentário da Redação
Cenário defintivo
Havia uma esperança dos mais conservadores de que o início da temporada europeia da F1 trouxesse um novo cenário ao Mundial 2009, em que as tradicionais Ferrari e McLaren pudessem brigar de igual para igual com a Brawn GP. Ledo engano.
A Brawn provou que não é apenas uma sensação de verão (ou oriental). Mais do que isso, o carro de Jenson Button mostrou ser muito melhor do que qualquer outro, até mesmo do que o de seu companheiro Rubens Barrichelo, que ainda custa a brigar com o inglês, mas ainda assim consegue ser melhor que os demais.
Logo depois vem a RBR, com os ótimos Webber e Vettel. A Toyota se mostrou um pouco irregular e talvez essa seja a chance de Renault, Ferrari e McLaren (nesta ordem) de brigar por um terceiro lugar entre construtores... e nada mais que isso.
O cenário é esse. Dificilmente Button perderá esse título. Nada mais justo.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário