Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 30 de maio de 2009

Futebol Europeu > Gringolaço

O melhor futebol do mundo

Grandes times marcaram a história do futebol. Quando se pensa em Brasil, lembramos do Santos de Pelé, do São Paulo de Telê, do Flamengo de Zico, entre outros. No futebol europeu logo lembro do Real Madrid dos anos 50 e 60. Tratando-se de seleção, o Brasil de 70 é imbatível. O de 82 também foi muito bom, mas não ganhou nada e será sempre lembrado por isso...

Pois é, quando estamos diante de um time desses precisamos logo reconhecer e valorizar o momento. Estamos, sim, diante de um dos maiores times do futebol europeu e mundial de todos os tempos. O Barcelona 2008/2009 será lembrado eternamente. Um ataque que marcou 157 gols na temporada, somando Champions League, Campeonato Espanhol e Copa do Rei, jamais poderá ser esquecido. E não é por acaso que os três torneios foram vencidos pelo time de Pep Guardiola, que provou ser um grande técnico.

O time de Lionel Messi, que por tudo que joga e jogou será escolhido o melhor do mundo pela FIFA. Se não for assim, será injusto. Mas é injusto também esquecer de seus companheiros de ataque, Eto'o e Henry, fundamentais nessas conquistas históricas.

Assim como é fundamental ter um meio-campo com tantos bons jogadores, que marcam e atacam com a mesma eficiência. Xavi Hernandez e Andrés Iniesta deram o equilíbrio ao time, foram os melhores em campo na decisão do meio de semana contra o pobre Manchester United. Sim, o time inglês, o melhor do mundo na temporada passada, foi muito pobre diante do rico repertório do rival espanhol.

O futebol inglês hoje é o melhor do mundo, muito mais pelos seus clubes do que por sua seleção. O inverso aplica-se a Espanha, que tem a melhor seleção nacional da atualidade, mas seus clubes passam por grave crise técnica, o que enfraquece muito a Liga das Estrelas. Até por isso, diziam os mais sabidos, o Barça poderia sentir o jogo em Roma, pois até agora não tinha enfrentado um adversário de tão alto nível na temporada.

Eu já acho diferente. Concordo que o Campeonato Espanhol não é mais parâmetro para nada, mas dada a superioridade do time catalão, campeão com tanta folga no seu país, o Barcelona provou que tem um time do mesmo nível que qualquer grande do mundo, e de nível muito maior que o do futebol espanhol atual.

Na hora do embate entre dois times mais sensacionais do planeta, o Barcelona provou ter uma base mais sólida e um ataque muito mais arrasador. O futebol inglês continua melhor que o espanhol, mas o Barça é agora o melhor time do mundo e não há dúvidas disso. Sorte nossa poder presenciar esse momento tão importante.

Pra lá e pra cá

A temporada nem acabou, mas o mundo da bola já gira em alta velocidade. A primeira contratação de impacto confirmada foi a de Diego, que sai do Werder Bremen e vai para a Juventus, para o lugar de Pavel Nedved, que deixa o futebol nesta temporada. Especula-se que o Real Madrid trará Kaká, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic! Acho exagerado, mas vai lá saber...

No comando técnico, Guus Hiddink sai do Chelsea após rapidos três meses e um título, e volta para a seleção russa. O time inglês deve ter o comando de Carlo Ancelotti, que deixa o Milan após muitas temporadas. E quem deve assumir o time italiano é o brasileiro Leonardo.

E só o começo de uma temporada espetacular que vem por aí. Mesmo na crise as contratações prometem agitar o Velho Continente.


Direto da Redação












Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário