
Pois é, quando estamos diante de um time desses precisamos logo reconhecer e valorizar o momento. Estamos, sim, diante de um dos maiores times do futebol europeu e mundial de todos os tempos. O Barcelona 2008/2009 será lembrado eternamente. Um ataque que marcou 157 gols na temporada, somando Champions League, Campeonato Espanhol e Copa do Rei, jamais poderá ser esquecido. E não é por acaso que os três torneios foram vencidos pelo time de Pep Guardiola, que provou ser um grande técnico.
O time de Lionel Messi, que por tudo que joga e jogou será escolhido o melhor do mundo pela FIFA. Se não for assim, será injusto. Mas é injusto também esquecer de seus companheiros de ataque, Eto'o e Henry, fundamentais nessas conquistas históricas.
Assim como é fundamental ter um meio-campo com tantos bons jogadores, que marcam e atacam com a mesma eficiência. Xavi Hernandez e Andrés Iniesta deram o equilíbrio ao time, foram os melhores em campo na decisão do meio de semana contra o pobre Manchester United. Sim, o time inglês, o melhor do mundo na temporada passada, foi muito pobre diante do rico repertório do rival espanhol.
O futebol inglês hoje é o melhor do mundo, muito mais pelos seus clubes do que por sua seleção. O inverso aplica-se a Espanha, que tem a melhor seleção nacional da atualidade, mas seus clubes passam por grave crise técnica, o que enfraquece muito a Liga das Estrelas. Até por isso, diziam os mais sabidos, o Barça poderia sentir o jogo em Roma, pois até agora não tinha enfrentado um adversário de tão alto nível na temporada.
Eu já acho diferente. Concordo que o Campeonato Espanhol não é mais parâmetro para nada, mas dada a superioridade do time catalão, campeão com tanta folga no seu país, o Barcelona provou que tem um time do mesmo nível que qualquer grande do mundo, e de nível muito maior que o do futebol espanhol atual.
Na hora do embate entre dois times mais sensacionais do planeta, o Barcelona provou ter uma base mais sólida e um ataque muito mais arrasador. O futebol inglês continua melhor que o espanhol, mas o Barça é agora o melhor time do mundo e não há dúvidas disso. Sorte nossa poder presenciar esse momento tão importante.
Pra lá e pra cá
A temporada nem acabou, mas o mundo da bola já gira em alta velocidade. A primeira contratação de impacto confirmada foi a de Diego, que sai do Werder Bremen e vai para a Juventus, para o lugar de Pavel Nedved, que deixa o futebol nesta temporada. Especula-se que o Real Madrid trará Kaká, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic! Acho exagerado, mas vai lá saber...
No comando técnico, Guus Hiddink sai do Chelsea após rapidos três meses e um título, e volta para a seleção russa. O time inglês deve ter o comando de Carlo Ancelotti, que deixa o Milan após muitas temporadas. E quem deve assumir o time italiano é o brasileiro Leonardo.
E só o começo de uma temporada espetacular que vem por aí. Mesmo na crise as contratações prometem agitar o Velho Continente.
Direto da Redação
Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário