
- Para uma troca de técnico é necessário cumprir três elementos: primeiro ter convicção de que é preciso substituir. Segundo em que momento, e terceiro quem. É muito difícill conjugar esses três fatores. Se o técnico sai hoje é porque entendi que este é o momento. E já temos o nome: Ricardo Gomes - disse ele.
Ricardo Gomes já fazia parte de uma lista de pretendidos pelo Tricolor. A negociação avançou pelo fim da noite da sexta-feira e foi fechada pelo diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes. O contrato de um ano será assinado na segunda-feira. Juvenal disse que a saída de Muricy já vinha sendo estudada pelo clube antes mesmo da derrota para o Cruzeiro, quinta-feira, que selou a eliminação tricolor na Libertadores.
- Não parecerá que o Muricy estava no poder e o clube já se planejando? Por isso digo que ele não sai pela derrota. É um processo que vem vindo dessa temporada de 2009. O time não está correspondendo à expectativa. É evidente que é preciso olhar lá fora. Queria dar essa explicação para concluir que o Ricardo Gomes vai substituir o Muricy. Foi um atleta premiado de seleção, técnico do PSG, Bordeaux e Monaco. Pretendido pelo Benfica e com a postura que buscamos - disse o presidente tricolor.
Gomes chega após demissão
Apesar de ter apenas 44 anos, o ex-zagueiro Ricardo Gomes já tem uma carreira de treinador de mais de uma década. Ela começou em 1996, quando ele ainda jogava pelo Paris St-Germain e virou técnico da equipe. Depois de duas temporadas, ele voltou ao Brasil, onde foi treinador do Sport, Guarani, Juventude e Coritiba.
Em 2002, virou técnico da seleção olímpica que se preparava para os Jogos de Atenas/2004. Mas fracassou no Pré-Olímpico sul-americano com um elenco que tinha jogadores como Elano, Diego, Nilmar e Robinho. Depois foi técnico de Flamengo e Fluminense antes de retornar ao futebol francês, onde foi vice-campeão nacional com o Bordeaux em 2005/2006. Nos últimos dois anos, foi técnico do Monaco. A campanha mediana na última temporada - o time foi o 11º colocado - fez ele ser a saída do clube anunciada no dia 20 de maio.
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Quase caí da cadeira
Confesso que levei um susto quando liguei meu computador logo de manhã e me deparei com a notícia de que Ricardo Gomes seria o novo técnico do São Paulo. Esfreguei os olhos, limpei a tela do meu monitor... mas de nada adiantou. Era tudo verdade.
Então vamos aos fatos: quem é Ricardo Gomes para assumir o comando de um clube do tamanho do São Paulo? Um treinador com mais de 10 anos de carreira e que coleciona somente fracassos até aqui.
Na França, apesar de ter rodado em alguns grandes clubes, nunca ganhou nada. No Brasil, muito menos. Quando dirigiu a Seleção Brasileira pré-olímpica, foi um dos principais culpados pelo insucesso do time que tinha Diego, Robinho, Elano, Alex, Nilmar, Maicon... todos jogadores que hoje fazem parte das convocações de Dunga. Somente um treinador muito abaixo da média poderia deixar uma equipe dessas apresentar um futebol tão medíocre.
Juvenal fala que o perfil de Ricardo Gomes se assemelha ao que o São Paulo procura. Eu discordo totalmente. Trocar Muricy por Gomes é trocar 8 por 4.
Se o problema do antigo treinador era a falta de padrão e de alternativas de jogo para um elenco tão recheado, o novo comandante só deve piorar esse quadro.
Sinceramente, ainda estou perplexo. Será que o torcedor tricolor está mais tranquilo do que eu?
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário