Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro > Aos gritos de ‘Fica, Andrade’, Flamengo vence e afasta Atlético-MG da liderança

* Léo Moura, Kleberson e Everton fizeram os gols da vitória e interino recebe apoio. Galo para nos 28 pontos

No encontro dos goleadores Adriano e Diego Tardelli, o Flamengo fez bom uso dos coadjuvantes para vencer o Atlético-MG por 3 a 1, na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Além dos cariocas, quem comemora o resultado é o Palmeiras, que termina a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro na liderança isolada, com três pontos de vantagem sobre os mineiros.

Léo Moura, Kleberson e Everton fizeram os gols do Rubro-Negro, e Eder Luis descontou. O resultado garantiu a segunda vitória consecutiva do Fla, ambas de virada, e quebrou a sequência de três jogos sem triunfo em casa. O time pulou para os 23 pontos e está na sétima posição.

Se há oito dias a torcida pedia a a troca no comando depois do empate por 1 a 1 com o Barueri clamando "Adeus, Cuca“, agora o tom mudou. E como. Os rubro-negros estenderam uma faixa (Andrade: estamos com você) e terminaram o jogo dando apoio ao treinador interino gritando: “Fica, Andrade”. Por enquanto, a diretoria avisou que só pensará no assunto depois do jogo de domingo, contra o Náutico, novamente no Maracanã. Até lá, o pedido das arquibancadas será atendido.

Estacionado nos 28 pontos há duas partidas, o ex-líder Atlético-MG fica em segundo lugar, mas vê o pelotão encostar. Internacional (27) e Goiás (26) são os times mais próximos. A chance de reabilitação será no domingo contra o Coritiba, no Mineirão.

Em menos de três minutos, o Flamengo descobriu o preço da desatenção. Logo aos 36 segundos, Emerson foi à linha de fundo e cruzou para a área. Welton Felipe rebateu mal e Léo Moura, livre e quase dentro da pequena área, isolou. O Atlético-MG ensinou como se faz logo depois. Ronaldo Angelim e Aírton se enrolaram, Serginho roubou e passou para Eder Luis tocar no canto direito de Bruno e abrir o placar.

A vantagem inicial daria a tranquilidade aos visitantes para explorar contra-ataques. Mas a insegurança da zaga e a dificuldade para desafogar a parte defensiva permitiram a pressão adversária. Adriano saiu da área e virou garçom em duas jogadas. Na primeira, aos 20, Emerson foi bloqueado pela zaga na hora da finalização. Na segunda, aos 23, Léo Moura entrou frente a frente com Aranha, mas teve dificuldades para driblá-lo e perdeu a chance.

Aos 36 minutos veio o gol do empate. Toró fez ótima jogada pela direita e tocou para Léo Moura chutar rasteiro no canto direito e empatar. Dois minutos depois, Everton repetiu a eficiência pela esquerda e passou para Kleberson. O volante bateu rasteiro de primeira e surpreendeu Aranha.

Percebendo a liderança se afastar, o Atlético-MG iniciou a segunda etapa com duas alterações e buscando o ataque. Aos dois minutos, depois de falta lateral, Werley desviou de cabeça e mandou por cima do travessão. O Flamengo apostava nos contra-ataques e assustou. Emerson perdeu o primeiro, aos sete, depois de passe de Léo Moura. O Sheik teve nova chance aos dez, mas a bicicleta saiu sem direção.

O terceiro gol saiu aos 14. Everton roubou uma bola quase no meio-campo e passou para Adriano. O Imperador devolveu e o criador da jogada fez o terceiro. Foi o bastante para a torcida iniciar a festa no Maracanã.

Aos 34, um lance polêmico: Diego Tardelli entrou com a bola dominada na área, Willians e Everton chegaram por trás, e o atacante caiu pedindo pênalti. Leonardo Gaciba nada marcou. Três minutos depois, Tardelli deu passe de calcanhar e Eder Luis bateu forte no canto. Bruno salvou. A pressão dos visitantes permaneceu até o fim, mas nada de gol e vitória rubro-negra.

Com goleada, Avaí chega ao 5º triunfo seguido

O Avaí não sabe o que é sair de campo sem vencer há cinco jogos. O time do técnico Silas derrotou o Vitória por 4 a 0, nesta quinta-feira, na Ressacada, pela 15ª rodada do Brasileirão, e segue escalando a tabela da competição. A equipe alviceleste foi superior ao Leão baiano desde o início da partida e balançou as redes com Marquinhos e Luiz Ricardo, na primeira etapa, além de Muriqui e Caio, no segundo tempo.

Com o resultado, os catarinenses pularam para a nona colocação da tabela, com 22 pontos, enquanto o Rubro-Negro de Salvador, que perdeu a chance de voltar ao G-4, segue com 24 pontos e caiu para a sexta colocação. Avaí volta a campo domingo e enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, às 16h. No mesmo dia e horário, o Vitória recebe o São Paulo no Barradão.

Fontes: Globo.com e Uol


Comentário da Redação
Fla deu mole, mas foi superior

O jogo começou bem corrido, com as duas equipes chegando firme na marcação e com duas oportunidades claras de gols com dois minutos de jogo. Léo Moura desperdiçou uma grande chance. Na sequencia o Atlético abriu o placar num vacilo da zaga do Flamengo.

Após o gol, o Galo continuou bem durante alguns minutos, mas depois se perdeu totalmente. O rubro-negro carioca se acertou e tomou conta do jogo. O empate só veio aos 35 minutos, mas poderia vir muito antes. Faltou pontaria em algumas jogadas e caprichar no famoso último passe em outras. O Mengão aproveitou o nervosismo do ex-líder, que ficou ainda mais perdido após sofrer gol, e marcou o gol da virada.

O Atlético começou até bem no começo do jogo, mas novamente o Flamengo foi tomando conta do jogo, marcou o terceiro gol e seguiu superior. No final do jogo um novo apagão dos donos da casa e o time mineiro teve inúmeras chances de gols.

Além disso, o Galo foi prejudicado no final. Ronaldo Angelim era o último homem e fez falta no Éder Luís e só recebeu cartão amarelo. E teve um pênalti muito claro em cima do Diego Tardelli, que até poderia modificar o jogo, porque o time mineiro estava fazendo pressão.

Depois do pênalti não marcado o time alvi-negro ainda teve chances de marcar. Éder Luís chutou no gol após receber passe de calcanhar do Tardelli e o Bruno fez grande defesa. Pedro Paulo ficou de frente para o gol e foi patético, errando o chute e depois de driblar o goleiro sem querer mandou pelo lado de fora da trave.

Apesar dos erros, a vitória do Flamengo não pode ser desvalorizada. Tirando um apagão no começo do jogo e outro no final, o Mengo foi superior ao Atlético e a vitória foi muito justa.

Destaques do jogo


FLAMENGO
Everton jogou muita bola e foi o melhor jogador em campo na minha opinião. Deu trabalho o tempo todo para o Márcio Araújo e além do gol que fez, numa jogada que ele mesmo começou, ainda deu a assistência para o gol do Kleberson.

Os dois atacantes do Flamengo também foram muito bem. O sempre raçudo Emerson incomodou demais a zaga do Atlético, com muita movimentação. E o Adriano é diferenciado. Se posiciona bem demais, faz o pivô com perfeição, e sabe a hora de sair da área para ajudar na criação. E sempre chega um jogador rubro-negro como surpresa para o Imperador lançar.

Toró é outro rubro-negro que foi muito bem. Marcou muito e deu a assistência para o Léo Moura abrir o placar. E quando o volante da camisa 21 saiu do jogo (aplaudido) a marcação ficou frouxa e o Flamengo passou sufoco.

ATLÉTICO-MG
Apesar de ter falhado no primeiro gol do Flamengo, eu gostei mais uma vez do lateral-esquerdo Thiago Feltri. Apoia muito bem e seus avanços pela esquerda é uma das principais jogadas do Galo. O Celso Roth explora bem isso, mas hoje a cobertura não foi bem feita.

O novo jogador de seleção, Diego Tardelli, também foi bem. Assim como faz o Adriano no Flamengo, ele volta para o meio-campo para criar para quem vem de trás e tem qualidade para isso. O camisa 9 ainda sofreu um pênalti que não foi marcado e deu um lindo passe de calcanhar para o Éder Luís, que obrigou o Bruno a fazer boa defesa.

Em compensação alguns jogadores atleticanos foram muito mal. O ótimo goleiro Aranha hoje não passou a mínima segurança, saiu muito mal do gol por duas vezes e pra mim os primeiro e o terceiro gol foram defensáveis. Outro que foi muito mal é o Júnior. Totalmente desligado da partida o camisa 10 e acabou saindo no intervalo.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. O Galo não consegue se sustentar na briga pelo titulo... talvez lute por vaga na libertadores.

    ResponderExcluir