Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro > Na estreia de Muricy, Palmeiras bate o Fluminense e dorme na ponta da tabela

* No Palestra Itália, Diego Souza garante a vitória magra sobre os cariocas, que têm agonia e jejum prolongados na zona de rebaixamento

Com o time jogando ao seu estilo, na base da paciência o técnico Muricy Ramalho estreou no Palmeiras com vitória sobre o Fluminense na noite desta quarta-feira por 1 a 0. O Alviverde dorme na liderança do Campeonato Brasileiro, do jeito que o novo chefe, e atual tricampeão da competição, gosta. Festa no Palestra Itália, que gritou o nome do comandante e teve o apoio correspondido com braços para o alto e murros no peito.

Agora com 31 pontos, o Palmeiras espera o resultado do jogo entre Atlético-MG, seu concorrente, e Flamengo, na noite desta quinta, no Maracanã, para confirmar a liderança ao encerramento desta rodada – basta que o Galo não vença para que o Alviverde assuma a ponta de forma isolada.

Já o Fluminense, apesar do empenho na partida, segue com 11 pontos, na 19ª colocação, e mantém o clima tenso na zona de rebaixamento. O time chegou a dez rodadas sem vencer na competição.

No próximo sábado, o Palmeiras tem seu primeiro desafio fora de casa com Muricy no comando, visitando o Sport, no Recife. Já o Fluminense encara o Atlético-PR, domingo, na Arena da Baixada.

Chuva e nada de gols

O primeiro tempo entre Palmeiras e Fluminense foi movimentado. Como dono da casa, o Alviverde se arriscou primeiro, com Souza testando Fernando Henrique, mas sem levar dificuldade ao arqueiro tricolor, logo no primeiro minuto de jogo. Aos 4, os cariocas responderam com uma cabeçada de Kieza para fora.

Aos poucos, o Palmeiras foi dominando o jogo, no campo encharcado por causa da chuva, e se impondo. Em um bom lançamento de Danilo, aos 13 minutos, Cleiton Xavier teve a chance de marcar, mas seu chute procurando o ângulo esquerdo de Fernando Henrique acabou indo para fora. Dez minutos depois, Wendel lançou Obina e novamente o goleiro tricolor afastou o perigo.

Com os jogadores do Fluminense povoando bem o meio-campo, as jogadas com Diego Souza e Cleiton Xavier ficaram raras na partida. O Tricolor, por sua vez, apostou na fragilidade do lado esquerdo da defesa paulista, aproveitando para usar bastante Mariano e Conca, que se revezava no setor com Marquinho. E aos 30 minutos, uma jogada pelo lado destro dos cariocas quase fez com que o camisa 11 abrisse o marcador. Marquinho chutou forte e Marcos, meio atrapalhado, afastou para a linha de fundo.

Gol de Diego Souza e abraço no chefe

Para tentar furar o bloqueio do Fluminense, Muricy sacou o volante Souza, mal na partida, e optou por colocar um atacante de fato ao lado de Obina. Assim Ortigoza deu maior movimentação na frente palmeirense, fazendo com que o time da casa tivesse mais posse de bola.

Apesar disso, foi o Tricolor que assustou, com uma arrancada em velocidade de Kieza. Aos 11 minutos, o atacante cortou um defensor palmeirense e, de fora da área, chutou colocado, rente à trave esquerda de Marcos.

Depois do calafrio com Kieza, o Palmeiras se encontrou e abriu o marcador. Com dois homens para se preocupar em marcar, a zaga do Fluminense não viu Diego Souza receber passe preciso de Cleiton Xavier e avançar para vencer Fernando Henrique e fazer 1 a 0. Na comemoração, o jogador que usava a camisa com o número 100, em alusão ao número de jogos que alcançou contra o Corinthians, deu um forte abraço no novo chefe, Muricy Ramalho.

Seis minutos depois, Armero tramou boa jogada pela esquerda e passou para Cleiton Xavier, que ajeitou, mas viu seu chute subir demais e sair por cima do travessão de Fernando Henrique. Apesar do gol, o Fluminense não se intimidou. E em nova jogada de velocidade, outra vez nas costas do lateral-esquerdo palmeirense, Mariano cruzou e Maicon, que tinha acabado de entrar, quase empatou a partida de cabeça. Para azar dele e sorte de Marcos, a bola passou perto, mas um pouco acima do gol.

Aos 26 minutos, a jogada tricolor saiu pelo lado esquerdo. Em jogada iniciada por Marquinho, Conca deu lindo passe para Kieza, que chutou cruzado e viu a bola passar sem ser tocada por ninguém até sair pela linha de fundo.

Com o passar do tempo, o Palmeiras passou a administrar o resultado e valorizar a posse de bola. Para reforçar o sistema defensivo, e manter o estilo Muricy de ser, Obina deixou a partida, muito aplaudido, para a entrada de Marcão. Era a volta do 3-5-2 ao Alviverde, fórmula com a qual o treinador venceu as últimas três edições do Brasileiro.

Aos 41, Cleiton Xavier se livrou da marcação e acertou o pé da trave direita de Fernando Henrique. No rebote, Ortigoza mandou para fora. E o 1 a 0 foi o suficiente para brindar a estreia de Muricy e deixar a exigente torcida palmeirense contente na fria e chuvosa noite em São Paulo.

Ficha técnica
PALMEIRAS 1 x 0 FLUMINENSE
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Edmílson, Pierre, Souza (Ortigoza) e Cleiton Xavier; Diego Souza e Obina (Marcão). Fernando Henrique; Edcarlos, Luiz Alberto e Dalton (Maurício); Mariano, Fabinho (Maicon), Wellington Monteiro, Dario Conca, Marquinho e Dieguinho (João Paulo); Kiesa.
Técnico: Muricy Ramalho. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Diego Souza, aos 14 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Diego Souza, Danilo, Maurício Ramos, Ortigoza e Wendel (P). Marquinho, João Paulo, Edcarlos e Dieguinho (F).
Estádio: Palestra Itália. Data: 29/07/2009. Público: 16.301 pagantes. Renda: R$536.171,24. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro. Auxiliares: Marcio Eustaquio S. Santiago (MG) e Jair Albano Felix (MG).

Fonte: Globo.com


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Foi um jogo muito feio, mas uma vitória importante para o Verdão que com o Muricy se torna um sério candidato ao título.

    ResponderExcluir
  2. O time titular do Palmeiras é bom e foi o Jorginho que encontrou esse time por que com o Luxa mudava muito

    Mesmo assim acho o Internacional com mais elenco e mais favorito

    ResponderExcluir