Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 19 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro > Em casa, Cruzeiro tenta se reanimar diante de um empolgado Corinthians

* Raposa e Timão duelam neste domingo, e Ronaldo vai reencontrar time que o projetou para o futebol mundial

De um lado, o campeão da Copa do Brasil, cheio de moral depois da vitória sobre o Sport no meio de semana e a aproximação ao pelotão de frente do Campeonato Brasileiro. Do outro, o vice-campeão da Taça Libertadores, em sua primeira tentativa de recuperar o ânimo e se afastar da zona do rebaixamento. Esse é o panorama do duelo deste domingo, às 16h, entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Apenas quatro dias depois da frustração pela perda do título do torneio sul-americano, para o Estudiantes (ARG), o torneio nacional tornou-se o principal objetivo da Raposa na temporada. A meta é conquistar uma das vagas na edição do campenato continental do ano que vem, ou até mesmo o título. O certo é que não será fácil.

Como priorizava a Libertadores, disputou alguns jogos com reservas e jogadores da base, opção que resultou na perda de terreno. Hoje o time beira a zona do rebaixamento, com dez pontos - mesmo número de Botafogo (17º), Avaí (18º) e Fluminense (19º), sendo que o primeiro tem um jogo a menos, justamente contra a Raposa. Para o atacante Kléber, a reação deve ser imediata, o grupo vai ter de encontrar forças para subir na classificação e remar tudo outra vez.

- Temos de recomeçar logo. Não há como ficar remoendo uma derrota. O Brasileiro está aí, e nós estamos mal. Vamos levantar a cabeça e correr atrás. Nosso time é bom. Não é por uma derrota que ninguém presta. O time tem tudo para se reerguer e buscar o título. O São Paulo buscou o Grêmio no ano passado depois de tantos pontos perdidos e foi campeão – ressaltou o atacante.

O Corinthians, apesar dos erros apresentados na derrota para o Grêmio, e alguns deles repetidos na vitória sobre o Sport, vive um momento de euforia. Além dos títulos do Paulista e da Copa do Brasil, o Timão confia na conquista do Brasileirão, completando a Tríplice Coroa. Após 11 rodadas, a equipe do técnico Mano Menezes já aparece perto dos líderes, com 17 pontos, mas vai precisar vencer fora de casa para melhorar mais.

- Nós temos de criar dificuldades para o Cruzeiro, para tentar nossa primeira vitória fora de casa. Isso seria importante – comentou o comandante corintiano.

A ordem no clube, aliás, é não esperar por um Cruzeiro desanimado ou ainda abalado pela derrota na decisão da Libertadores. Pelo contrário. Mano Menezes aproveita esse momento para lembrar uma situação que viveu no Grêmio, em 2007, logo depois de perder a final da mesma competição para os argentinos do Boca Juniors.

- O Corinthians não pode esperar um Cruzeiro arrasado. Eu lembro que quando perdi a Libertadores com o Grêmio, no domingo tínhamos um joguinho fácil: um Gre-Nal no Beira-Rio - disse ele, em tom de ironia. - Todo mundo esperava um Grêmio arrasado, sem seis jogadores titulares, mas ganhamos o clássico.

As equipes

No Cruzeiro, Kléber se casou nesta sexta-feira e abriu mão da lua de mel para ajudar o time. O técnico Adilson Batista ainda não decidiu se vai escalar o atacante, até porque ele sente dores no púbis há mais de um mês. O treinador, aliás, relacionou todos os titulares para a partida, mas só definirá a escalação após uma conversa com os médicos e os preparadores físicos do clube.

A principal dúvida está na zaga. Thiago Heleno e Leonardo Silva se queixam de dores. Caso não joguem, Neguete e Vinícius, ambos da base, mais uma vez terão chances. O mesmo acontece com o lateral-esquerdo Diego Renan. Se Gerson Magrão, que também está desgastado, não tiver condições, o garoto deve ser chamado.

O meia Wagner, que deixou o jogo contra o Estudiantes com uma lesão no tornozelo esquerdo. Também pode ficar fora. Neste caso, Athirson é a opção mais provável.

No Corinthians, o técnico Mano Menezes tem dois desfalques importantes: o meia Douglas e o atacante Dentinho. No meio-campo, a tendência é que o treinador mantenha Jucilei ao lado de Cristian na contenção e adiante Elias, que retorna de suspensão, para a criação. Mas e no lugar de Dentinho?

Como está sem muitas opções para o ataque, a solução deve ser a entrada de Morais. Resta saber se ele entrará para formar o trio ofensivo com Jorge Henrique e Ronaldo ou no meio-campo, ao lado do Elias. A tendência é que o Mano continue com o esquema 4-3-3. Mas o mistério será desfeito momentos antes da partida.

O lateral-direito Alessandro, suspenso contra o Sport, poderia até voltar, mas a intenção do técnico corintiano é mantê-lo fora. Tudo para que o jogador possa se recuperar melhor fisicamente. Ele ainda está desgastado por conta da Copa do Brasil. William segue como desfalque, tratando um problema na planta do pé direito.

Ficha técnica
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data/hora: 19/7/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho e Cristhian Passos (ambos de GO)

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno (Neguete), Leonardo Silva (Vinícius) e Gerson Magrão (Athirson); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Wagner; Kléber (Thiago Ribeiro) e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista

CORINTHIANS: Felipe; Diogo, Diego, Chicão e André Santos; Cristian, Jucilei e Elias; Morais, Jorge Henrique e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário