
Com 14 pontos, o Rubro-Negro carioca pulou para a quarta posição na competição, uma colocação atrás dos baianos, que, com 16, permanecem em terceiro. Na próxima rodada, o Flamengo vai até o Morumbi encarar o São Paulo, domingo, às 16h, enquanto o Vitória recebe o Santos, no mesmo dia, às 18h30m, no Barradão, em Salvador.
Juan abre o placar, mas não evita vaias
Os minutos iniciais do Flamengo na casa nova foram dignos de um time visitante. Desacostumado com o gramado e as dimensões do Engenhão, o Rubro-Negro carioca foi surpreendido pelo Vitória, que, logo aos quatro minutos, acertou a trave esquerda de Bruno em cobrança de falta de Leandro Domingues.
Mais organizados em campo, os cariocas começaram a tomar conta do jogo e por pouco não abriram o placar aos 17. Juan rolou para Ibson, que errou o chute, mas acabou achando Adriano livre na área. Em impedimento, o Imperador fez o gol, anulado pela arbitragem.
No lance seguinte, porém, o time de Cuca não vacilou e abriu o placar justamente com o “vilão” da história. No auge das vaias, Juan recebeu lindo lançamento de Kleberson e emendou de primeira, sem chances para o goleiro colombiano do Vitória: 1 a 0 no placar e comemoração séria. O lateral-esquerdo sequer esboçou uma vibração e recebeu o abraço dos companheiros.
Timidamente, o Vitória assustou somente nos minutos finais da primeira etapa. Aos 43, Roger aproveitou falha da zaga e cabeceou na rede pelo lado de fora. Logo depois, Adriano tentou colocar a bola entre as pernas de Wallace, foi desarmado e possibilitou um perigoso contra-ataque, desperdiçado por Elkeson.
Vitória começa melhor, mas Emerson salva o Fla
O Flamengo começou a segunda etapa errando muitos passes. Melhor baiano em campo, Apodi seguia infernizando a vida de Juan e, aos 15, descolou cruzamento perfeito para Roger igualar o placar. O atacante saltou mais do que Willians e Ronaldo Angelim e escorou de cabeça no canto de Bruno.
Com o empate, Cuca substituiu Juan, muito vaiado, por Zé Roberto. A mudança jogou a equipe para o campo de ataque e, após uma pressão de três minutos, o Fla desempatou. Após tabela mal feita por Adriano e Zé Roberto, a bola sobrou limpa para Anderson Martins. O zagueiro do Vitória cochilou e Emerson deslocou o goleiro: 2 a 1 Flamengo.
A desvantagem abateu o time baiano, que ainda perdeu Apodi, lesionado. O lateral deu lugar a Nino, que logo no primeiro lance fez pênalti em Zé Roberto, aos 33. O atacante invadiu a área e foi acertado por trás. Prestes a ter o contrato encerrado com o clube, Ibson conversou com Adriano e assumiu a cobrança. Aos gritos de “Fica, Ibson”, o volante só não contava com “estraga-prazeres” Viáfara. O camisa 7 bateu no canto direito e o goleiro colombiano fez a defesa. No rebote, Léo Moura acertou o travessão.
O lance poderia servir para impulsionar o Vitória, mas na jogada seguinte Vanderson se irritou com uma falta de Emerson, deu uma cabeçada no rival e foi expulso. Foi uma ducha de água fria para o time da Bahia, que ainda teve uma boa oportunidade no último minuto, quando Kleberson derrubou Neto Berolla na entrada da área e também recebeu o vermelho. Leandro Domingues cobrou a falta para fora e o torcedor do Rubro-Negro carioca respirou aliviado, e dentro do G-4.
Santo André arranca empate do Barueri

O resultado fez com que o Barueri, até então no G-4, caísse para a quinta colocação, com 14 pontos. Tudo por conta da vitória do Flamengo sobre o Vitória, no Rio de Janeiro. O Santo André, por sua vez, foi a 11 pontos, subiu para décimo, mas ainda pode perder posições com o complemento da rodada neste domingo.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Santo André viaja ao Rio de Janeiro para encarar o Fluminense, domingo, às 18h30m (de Brasília). O Barueri, por sua vez, tem um desafio diante do Coritiba, em casa, no sábado, também às 18h30m.
Fontes: Globo.com e Uol
Comentário da Redação
Vitória deu trabalho
O Flamengo sofreu para vencer o arrumado e veloz time do Vitória no Engenhão. O time de Carpegianni mostrou porque está fazendo uma boa campanha. Tem um time com alguns jogadores que já mostraram potencial, mas que não deram certo em outros clubes. Leandro Domingues e Apodí são dois exemplos disso. Ambos não tiveram sucesso em outros clubes, mas no Vitória se encaixam muito bem e são adorados pela torcida.
E foi com esses dois que o Vitória começou assustando o Flamengo, inclusive com uma bola na trave após falta cobrada pelo próprio Leandro Domingues. Aos poucos o time carioca se acertou e chegou ao gol com o Adriano, mas foi anulado. Lance muito difícil, eu realmente fiquei na dúvida, mas acho que estava na mesma linha.
Mas logo veio o gol do Mengão. Juan - muito vaiado pela torcida - recebeu um passe sensacional do Kleberson e chutou com precisão. O lateral-esquerdo nem comemorou o gol, e na minha opinião com razão. A torcida estava pegando no seu pé desnecessariamente. Isso é jogar contra o próprio time.
Tecnicamente o primeiro tempo não foi bem, e nem o segundo. Mas emoções não faltaram. O jogo não parou um minuto na segunda etapa. Os visitantes voltaram melhor e empataram o jogo, mas o Cuca mexeu e fez seu time melhorar. Logo Emerson desempatou. Ibson - que pode ter feito o último jogo pelo Flamengo - perdeu um pênalti, e no rebote Leonardo Moura mandou no travessão.
E no final do jogo dois jogadores tentaram complicar seus respectivos times. Primeiro o Vanderson foi expulso após dar uma cabeçada no Emerson, prejudicando o Vitória, que ainda estava bem vivo na partida. Mas no final foi a vez de um jogador do Flamengo retribuir a gentiliza.
Petkovic (bem fora de forma) entrou e nos seus primeiros minutos, conseguiu fazer um desarme e sair tocando e foi aplaudido pela torcida. Animado, o meia foi querer fazer graça na zaga, perdeu a bola e o Kleberson foi obrigado a fazer falta quase dentro da área e acabou sendo expulso pelo segundo cartão. Na chance de ouro para o Vitória, Leandro Domingues chutou perto, mas foi pra fora, para alívio dos flamenguistas.
Esse time do Flamengo tem suas carencias, mas é bom. Mesmo sem ter um meia de criação, se conseguir contratar o Ibson em definitivo e o Cuca (que precisa inventar menos) arrumar a zaga, é um time que deve brigar por vaga na Libertadores e se bobear até pelo título.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário