Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 23 de agosto de 2009

Campeonato Brasileiro > Timão tenta embalar no Brasileirão diante do desesperado Botafogo

* Duelo alvinegro tem paulistas em ascensão após quebrar sequência negativa contra cariocas na zona de rebaixamento

Depois de viver a fase mais turbulenta na temporada e passar cinco jogos sem vencer, o Corinthians enfrenta o Botafogo, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, para embalar e iniciar uma nova fase no Campeonato Brasileiro. Para ajudar, o adversário não consegue afastar o fantasma do rebaixamento e, na última rodada, voltou à zona de perigo.

Mano Menezes chegou a jogar a tolha sobre as chances de o Timão brigar pelo título. Mas bastaram duas vitórias consecutivas para o clima mudar. Na última quarta-feira, o Alvinegro derrotou o Internacional, um dos candidatos ao caneco, por 2 a 1, no Beira-Rio, subindo para sexto lugar, com 31 pontos. Assim, diminuiu para seis a desvantagem para o líder Palmeiras.

As duas vitórias consecutivas, aliás, transformaram o ambiente no Parque São Jorge. Com a subida na tabela e o tropeço de alguns adversários diretos, os jogadores voltaram a falar sobre a possibilidade de conquistar o nacional, o que resultaria também na "Tríplice Coroa", feito obtido até agora somente pelo Cruzeiro, em 2003.

- É um momento importante da competição. Vamos pegar o Botafogo e, se alguém acima tropeçar, podemos encostar mais. Ainda não é o momento de jogar a toalha. Vamos procurar a vitória a cada jogo para nos aproximarmos dos líderes - afirmou o atacante Jorge Henrique, que reencontrará o clube que o revelou.

Já o Botafogo não consegue afastar o momento turbulento. A chegada do técnico Estevam Soares parecia ser um novo alento, mas a animação durou pouco. Depois de empatar fora de casa com o Palmeiras, o time perdeu no Rio de Janeiro para o Santo André por 2 a 1. O clube está seriamente ameaçado pelo rebaixamento, em 18º lugar, com somente 20 pontos.

Marcelo Oliveira pode voltar a ser titular

Mano Menezes fará modificações no Corinthians. A começar pelo gol. Felipe continua fazendo tratamento pela lesão no tornozelo esquerdo. Desta forma, de acordo com o revezamento prometido pelo treinador, Rafael Santos deixa o posto para a entrada de Julio Cesar.

Na defesa, o zagueiro Diego retorna após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas deve ficar no banco. Chicão treinou neste sábado, depois de ficar fora do trabalho de sexta por conta de dores musculares, e vai formar a zaga ao lado de Jean.

A grande novidade está na lateral esquerda. Recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, Marcelo Oliveira tem grande chances de entrar no lugar de Marcinho, meia improvisado na posição. O atacante Souza, que vinha sentindo dores no joelho direito, foi liberado e também pode ganhar uma oportunidade. Henrique está ameaçado.

- Não vou escalá-los ao mesmo tempo. Se entrar o Marcelo, o Souza fica fora – explicou Mano.

Estevam faz o que pode para motivar o time

Há menos de um mês, o Botafogo comemorava as sete partidas consecutivas sem derrotas. Mas após uma sequência de três jogos sem resultados positivos, a tabela foi impiedosa. O Alvinegro caiu para a 18ª posição e enfrenta a agonia da zona de rebaixamento. Para completar, a equipe tem pela frente um Corinthians que voltou a viver uma fase favorável.

Mas Estevam Soares faz o máximo para manter lá em cima a motivação de seus jogadores, abalados com a derrota por 2 a 1 para o Santo André, na última quarta-feira. O técnico se diz otimista, e vê uma possível vitória no Pacaembu como o combustível ideal para a retomada da confiança.

- Jogar contra o Corinthians é sempre difícil, ainda mais no embalo. Mas quem estará do outro lado é o Botafogo. Nós também vamos a campo com pensamento de vitória. Temos que acreditar - afirmou o treinador.

A confiança do grupo alvinegro aumentou depois que, nos últimos dias, Estevam Soares recebeu a notícia de que mais três jogadores deixaram o departamento médico. O goleiro Castillo, o zagueiro Wellington e o meia Renato estão novamente à disposição do treinador, que, por isso, preferiu ainda não divulgar quem serão os 11 titulares.

O mais provável é que o Botafogo siga com o esquema 3-5-2, mas sem o zagueiro Eduardo e o volante Batista, que receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada. Em compensação, Fahel e Lucio Flavio retornam à equipe, após cumprirem suspensão. Wellington volta ao time titular, mas ainda existe a dúvida no gol. Castillo é considerado o camisa 1, mas como se recuperou recentemente de lesão, pode começar no banco.

Ficha técnica
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 23/08/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (Asp.Fifa/BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Luiz Carlos Teixeira (BA)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Jucilei, Jean, Chicão e Marcelo Oliveira (Diego/Marcinho); Moradei, Elias e Morais; Jorge Henrique, Dentinho e Henrique (Souza).
Técnico: Mano Menezes.

BOTAFOGO: Castillo; Emerson (Léo Silva), Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio e Michael; Victor Simões e André Lima.
Técnico: Estevam Soares.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário