Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro > Defederico marca, Timão vence o Vitória e embala para o clássico

* Com um gol do argentino, Corinthians faz 1 a 0 no Barradão

A salvação veio da Argentina. Depois de duas derrotas consecutivas, para Sport e Cruzeiro, o Corinthians voltou a vencer no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira. Com um gol de Matías Defederico, a equipe paulista bateu o Vitória por 1 a 0, no estádio do Barradão, em Salvador, e ganhou embalo para o clássico de domingo, contra o Palmeiras. A equipe baiana, com dificuldade para se organizar em campo, ofereceu pouco perigo aos visitantes.

O duelo com o arquirrival, em Presidente Prudente, é tido como o principal compromisso do Timão nesta reta final de Nacional. Sem pretensões maiores na competição, na nona colocação, com 45 pontos, o Alvinegro quer atrapalhar o adversário, que luta pelo título. E mais: acabar com um jejum que já dura seis jogos, com cinco derrotas e um empate.

A equipe baiana, por sua vez, visita o Coritiba na próxima rodada. Com 44 pontos, em décimo, o time comandado por Vagner Mancini segue em zona intermediária na tabela. Longe da briga por uma vaga na Libertadores, o Leão espera agora assegurar um lugar na Copa Sul-Americana.

Poucas chances

Com dores musculares nas coxas, o atacante Dentinho iniciou a partida no banco de reservas. Na equipe titular, o técnico Mano Menezes escalou Matías Defederico. E foi do argentino a primeira chance do Corinthians na partida. Aos 48 segundos, ele aproveitou rebote após cruzamento de Marcelo Oliveira e mandou por cima do gol de Viafara.

Apesar de estar jogando fora de casa, o Timão foi quem tomou a iniciativa. Tanto que aos 9 minutos teve uma excelente oportunidade de abrir o placar. Em cobrança de falta ensaiada, Ronaldo rolou em profundidade para Chicão. O camisa 3 apareceu bem entre os zagueiros, driblou o goleiro Viafara, mas na hora do arremate pegou mal na bola e mandou para fora.

O Vitória, por sua vez, não conseguia se encontrar em campo. A equipe baiana, aliás, abusou das faltas em determinado momento da etapa inicial. A primeira chance dos donos da casa saiu apenas aos 27 minutos. E foi a melhor do jogo até então. Depois de cruzamento de Gláucio da esquerda, Leandrão cabeceou forte na trave de Felipe.

Sem o mesmo poder ofensivo dos primeiros dez minutos, o Corinthians deu mais espaços ao rival, que chegou novamente com perigo aos 40. Wallace cabeceou após escanteio da direita, e Felipe se esticou para espalmar. Três minutos depois, o Timão respondeu. Ronaldo recebeu perto da grande área, dominou, ajeitou e chutou prensado com Lino.

Argentino resolve

Vitória e Corinthians voltaram para a etapa final sem mudanças. E em relação ao primeiro tempo, a postura das equipes também não mudou. A primeira oportunidade dos paulistas ocorreu apenas aos 18 minutos. E num lance inusitado. Matías Defederico bateu escanteio fechado da direita, o goleiro Viafara se atrapalhou e mandou para escanteio. Na cobrança do novo tiro de canto, a defesa do Vitória levou a melhor e afastou o perigo.

Mas o Corinthians sentiu que o momento era bom e permaneceu no ataque. Até que aos 21 minutos o volante Jucilei deu um lindo passe em profundidade para Defederico. O argentino saiu na cara do gol, olhou o goleiro Viafara e bateu colocado para abrir o placar. Foi o primeiro gol do camisa 10 pelo clube do Parque São Jorge.

Com a vantagem no placar, o Timão diminuiu o seu ímpeto ofensivo. O Vitória, por outro lado, foi para cima. Mas parou na boa marcação dos visitantes. A equipe de Mano Menezes cadenciava o jogo e em alguns lances tentava algo mais adiante, como aos 37, quando Ronaldo fez boa jogada pelo meio e rolou para Dentinho. O atacante, no entanto, não conseguiu chutar.

A partir daí, os visitantes apenas tocaram a bola de um lado para o outro e esperaram o fim do jogo para comemorar uma vitória depois de duas derrotas. Mas aos 45 minutos, os corintianos levaram um susto. O lateral-direito Alessandro levou uma cabeçada no rosto em lance com Fábio Ferreira e caiu no gramado. Atendido pelos médicos, se levantou, mas, com suspeita de fratura na face, foi levado para fazer novos exames após a partida.

Ficha do jogo
Data: 28/10/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: José Antonio Chaves Filho (RS) e Cleriston Clay Rios (SE)
Cartões amarelos: Fábio Ferreira, Nino Paraíba, Uelliton e Neto Berola (VIT); Edu, Defederico, Elias e Boquita (COR)
Gol: Defederico, aos 22min do segundo tempo

VITÓRIA: Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Fábio Ferreira e Róbson (Anderson Martins); Vanderson, Uelliton, Ramon e Glaúcio; Elkeson (Neto Berola) e Leandrão (Roger)
Técnico: Vagner Mancini

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira (Balbuena); Jucilei, Edu (Boquita), Elias e Defederico (Dentinho); Jorge Henrique e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário