
Na 12ª colocação, com 38 pontos, o Timão, já com vaga na Libertadores por conta da conquista da Copa do Brasil, está longe da briga pelo título e também não está ameaçado pelo rebaixamento. O Tricolor Gaúcho, por sua vez, tem 41 e figura na sétima colocação. Um triunfo na capital paulista é a motivação que a equipe precisa para continuar na briga por uma das quatro vagas que restam aos brasileiros.
- Vou sempre torcer pelo Corinthians quando o Grêmio não estiver envolvido, mas eles já estão com a vaga garantida na Libertadores, e nós ainda estamos correndo atrás. Sei que a pressão por bons resultados do lado deles deve estar sendo enorme, mas temos que cumprir com a nossa obrigação e lutar pelos três pontos – disse o volante Túlio, que no começo deste ano defendeu a equipe alvinegra.
Realmente, a pressão no Timão está começando a ganhar corpo. A equipe não vence há cinco rodadas, com três empates fora de casa (Coritiba, São Paulo e Fluminense) e duas derrotas como mandante (Goiás e Atlético-PR). O mau momento fez o treinador Mano Menezes chamar o elenco para uma conversa de 20 minutos na sexta-feira.
- O normal é vencermos dentro de casa, com boas atuações, mas nas últimas rodadas não temos conseguido. Minha conversa com eles foi nesse sentido, de encontrar novamente o caminho no Pacaembu. Se tivéssemos agregados aos empates vitórias dentro de casa, estaríamos em melhor colocação - avaliou o comandante.
Timão reforçado
O técnico Mano Menezes não está satisfeito com o rendimento do Corinthians no Brasileirão, mas ao menos ele tem o que comemorar para o jogo deste sábado: os retornos de Chicão e Ronaldo. O zagueiro está recuperado de um problema muscular na coxa direita. O atacante, de uma tendinite no joelho direito.
Assim, o treinador deve voltar a usar o esquema com três atacantes, colocando Ronaldo ao lado de Dentinho e Jorge Henrique. No meio, a tendência é que permaneçam Marcelo Mattos e Elias, com Jucilei voltando para o banco de reservas. O treinador alvinegro, no entanto, mantém o mistério para a partida.
- Momentaneamente, a formação está muito aberta. Já tivemos um esquema mais seguro, com três atacantes, mas agora não está mais tão seguro. Temos de encontrar soluções, mas está difícil – despistou o treinador do Corinthians.
Na zaga, o ponto positivo para o Timão é o retorno da dupla Chicão e William, símbolo das conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil. Por conta de lesões e suspensões, os dois não jogam juntos desde a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, há nove rodadas.
Grêmio desfalcado
São três problemas do lado gaúcho. O goleiro Victor, a serviço da seleção brasileira, segue fora. Marcelo Grohe fica com a vaga dele. Na lateral direita, o treinador pensa em Léo ou William Thiego para o lugar de Mário Fernandes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Caso opte por Thiego, Autuori promoverá nova disputa entre Léo e Rafael Marques pela presença ao lado de Réver na zaga.
Mas o principal problema está no meio. Souza, também suspenso, está fora. O técnico estuda duas possibilidades: ou a simples entrada de Renato, um articulador, ou a escolha de mais um volante, com Fábio Rochemback adiantado para uma linha à frente de Adílson e Túlio.
São dois empates seguidos (com Sport e Atlético-PR), antecedidos pela derrota para o Goiás. Mas Autuori confia no poder de reação da equipe.
- Essa é uma equipe que tem reagido sempre. Ninguém pode negar isso. Tivemos aquele jogo contra o Sport, enfrentamos o Atlético-PR e poderíamos ter vencido, embora tenham ocorrido tão poucas oportunidades de gol. Em termos de atitude, estamos sempre reagindo. Isso nos enche de esperança de poder atingir o objetivo que queremos – afirmou o treinador.
Ficha técnica
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 10/10/2009 - 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jossemmar Jose Moutinho (PE)
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Balbuena; Marcelo Mattos, Elias e Defederico; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leo (William Thiego), Rafael Marques, Réver e Lúcio; Túlio (Renato), Adilson, Rochemback e Tcheco; Jonas e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori.
Fontes: Globo.com e Lancenet
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário