Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 10 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro > Timão x Grêmio: enquanto paulistas querem paz, gaúchos miram o G-4

* Corinthians não briga mais por nada, mas vem de cinco jogos sem vitória. Tricolor quer se aproximar do pelotão de frente

Ao Corinthians não resta mais nenhum objetivo no Brasileirão, mas a pressão começa a incomodar depois de cinco jogos sem vitória. Já o Grêmio mantém esperanças de conseguir uma vaga na Taça Libertadores da América de 2010. Portanto, o jogo deste sábado, às 16h10m, no estádio do Pacaembu, promete uma disputa intensa. Um joga por tranquilidade. O outro, por um sonho.

Na 12ª colocação, com 38 pontos, o Timão, já com vaga na Libertadores por conta da conquista da Copa do Brasil, está longe da briga pelo título e também não está ameaçado pelo rebaixamento. O Tricolor Gaúcho, por sua vez, tem 41 e figura na sétima colocação. Um triunfo na capital paulista é a motivação que a equipe precisa para continuar na briga por uma das quatro vagas que restam aos brasileiros.

- Vou sempre torcer pelo Corinthians quando o Grêmio não estiver envolvido, mas eles já estão com a vaga garantida na Libertadores, e nós ainda estamos correndo atrás. Sei que a pressão por bons resultados do lado deles deve estar sendo enorme, mas temos que cumprir com a nossa obrigação e lutar pelos três pontos – disse o volante Túlio, que no começo deste ano defendeu a equipe alvinegra.

Realmente, a pressão no Timão está começando a ganhar corpo. A equipe não vence há cinco rodadas, com três empates fora de casa (Coritiba, São Paulo e Fluminense) e duas derrotas como mandante (Goiás e Atlético-PR). O mau momento fez o treinador Mano Menezes chamar o elenco para uma conversa de 20 minutos na sexta-feira.

- O normal é vencermos dentro de casa, com boas atuações, mas nas últimas rodadas não temos conseguido. Minha conversa com eles foi nesse sentido, de encontrar novamente o caminho no Pacaembu. Se tivéssemos agregados aos empates vitórias dentro de casa, estaríamos em melhor colocação - avaliou o comandante.

Timão reforçado

O técnico Mano Menezes não está satisfeito com o rendimento do Corinthians no Brasileirão, mas ao menos ele tem o que comemorar para o jogo deste sábado: os retornos de Chicão e Ronaldo. O zagueiro está recuperado de um problema muscular na coxa direita. O atacante, de uma tendinite no joelho direito.

Assim, o treinador deve voltar a usar o esquema com três atacantes, colocando Ronaldo ao lado de Dentinho e Jorge Henrique. No meio, a tendência é que permaneçam Marcelo Mattos e Elias, com Jucilei voltando para o banco de reservas. O treinador alvinegro, no entanto, mantém o mistério para a partida.

- Momentaneamente, a formação está muito aberta. Já tivemos um esquema mais seguro, com três atacantes, mas agora não está mais tão seguro. Temos de encontrar soluções, mas está difícil – despistou o treinador do Corinthians.

Na zaga, o ponto positivo para o Timão é o retorno da dupla Chicão e William, símbolo das conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil. Por conta de lesões e suspensões, os dois não jogam juntos desde a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, há nove rodadas.

Grêmio desfalcado

São três problemas do lado gaúcho. O goleiro Victor, a serviço da seleção brasileira, segue fora. Marcelo Grohe fica com a vaga dele. Na lateral direita, o treinador pensa em Léo ou William Thiego para o lugar de Mário Fernandes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Caso opte por Thiego, Autuori promoverá nova disputa entre Léo e Rafael Marques pela presença ao lado de Réver na zaga.

Mas o principal problema está no meio. Souza, também suspenso, está fora. O técnico estuda duas possibilidades: ou a simples entrada de Renato, um articulador, ou a escolha de mais um volante, com Fábio Rochemback adiantado para uma linha à frente de Adílson e Túlio.

São dois empates seguidos (com Sport e Atlético-PR), antecedidos pela derrota para o Goiás. Mas Autuori confia no poder de reação da equipe.

- Essa é uma equipe que tem reagido sempre. Ninguém pode negar isso. Tivemos aquele jogo contra o Sport, enfrentamos o Atlético-PR e poderíamos ter vencido, embora tenham ocorrido tão poucas oportunidades de gol. Em termos de atitude, estamos sempre reagindo. Isso nos enche de esperança de poder atingir o objetivo que queremos – afirmou o treinador.

Ficha técnica
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 10/10/2009 - 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jossemmar Jose Moutinho (PE)

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Balbuena; Marcelo Mattos, Elias e Defederico; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leo (William Thiego), Rafael Marques, Réver e Lúcio; Túlio (Renato), Adilson, Rochemback e Tcheco; Jonas e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário