Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 18 de outubro de 2009

Copa Libertadores > Sereias do Santos conquistam o título na Vila

* Primeira conquista sul-americana do futebol feminino veio após goleada: 9 a 0

Com uma Vila Belmiro lotada (quase 15 mil pessoas), as Sereias do Santos deram um show de bola na decisão Copa Libertadores da América de futebol feminino e golearam o time da Universidad Autonoma, do Paraguai, por 9 a 0, conquistando assim o título logo na primeira edição do torneio.

O time liderado por Marta teve o desfalque da artilheira Cristiane, que marcou 15 gols na Copa, mas ficou de fora da final após ser expulsa na partida anterior - vitória por 5 a 0 sobre o Formas Intímas, da Colômbia. Mesmo assim, o Santos deu um baile nas paraguaias.

No primeiro tempo, Maurine aos 13 e Marta aos 16 minutos fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Mas na etapa final, ninguém segurou as sereias. Erika (duas vezes), Fran, Dani, Suzana e Ketlen marcaram e garantiram a vantagem que levou o torcedor santista ao delírio.

O resultado também assegurou uma vaga ao Peixe na primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa, que deve ser realizado em 2010.


Comentário da Redação
Tricampeão!

Como torcedor santista e ex-crítico do futebol feminino, eu não poderia, de jeito nenhum, deixar de comentar o brilhante campeonato que fizeram essas meninas do Santos. Elas estão dando as únicas alegrias à nação santista neste ano de 2009.

Foi fantástico o papel que Marta, Cristiane e cia. desempenharam nessa Libertadores. Aliás, essa "cia" tem nome: Ketlen, Aline Pellegrino (capitã do Santos e da Seleção Brasileira), Dani, Esther, Erika, Maurine... enfim, todas as meninas que jogaram demais (e me perdoem as que eu não citei) e que fizeram muitos torcedores mais antigos se lembrarem dos tempos gloriosos do Santos de Pelé e "cia".

Mas não podemos falar desse time sem falar das estrelas. Marta com a camisa 10 do Santos foi também um grande presente, tanto para ela quanto para o clube. A passagem da Rainha, mesmo que curta, será sempre lembrada. Tenho certeza que ela voltará. Assim como Cristiane, que mostrou ter faro de gol. Tirando as questões físicas que todos nós sabemos, as duas jogariam fácil no time do Luxa, hein?!

Era meio óbvio que o Santos ganharia o torneio, pois os adversários não eram muito expressivos, mas as jogadoras do Peixe, comandadas pelo excelente técnico Kleiton Lima, ganharam de forma convicente, correndo, marcando e lutando o tempo inteiro. E assim, as goleadas surgiram normalmente.

Como disse no começo, fui um crítico do futebol feminino, não por discriminar o trabalho das garotas que praticam o esporte, mas por achar que não fosse um produto rentável e entender o porquê de não haver tantos incentivos.

Mudei de opinião. O esporte é sim rentável, desde que os clubes também entrem na história. Basta uma iniciativa, como fez o Santos. Trouxe jogadoras importantes, valorizou as meninas que estão lá e incentivou outras garotas a jogarem futebol no clube. Os patrocinadores vieram e virão naturalmente.

Fica a pergunta: como um clube que fez tantas bobagens em 2009 com o time masculino pode ter feito um planejamento tão brilhante para o futebol feminino? Vai entender...

Parabéns, Sereias!


Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Um comentário:

  1. Legal as meninas do Santos conquistarem esse torneio, parabéns a elas!!

    ResponderExcluir