Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 18 de outubro de 2009

F1 > Button é o novo campeão do mundo

* Inglês chega no quinto lugar em Interlagos e garante o título; Webber vence a corrida em Interlagos

"We are the Champions, my friends!". Foi assim que o inglês Jenson Button cantou em seu rádio a conquista do título da Fórmula 1. Neste domingo, ele chegou em quinto no GP do Brasil, que foi vencido pelo australiano Mark Webber, da Red Bull. Na segunda colocação ficou Robert Kubica, da BMW, e em terceiro chegou Lewis Hamilton, da McLaren.

O brasileiro Rubens Barrichello, que fez a pole para a prova em Interlagos, perdeu duas posições após a primeira parada de boxes e estava garantido no pódio em terceiro, mas um pneu furado com sete voltas para o final o jogou para o oitavo lugar.

Button alcançou 89 pontos, contra 74 de Sebastian Vettel, que alcançou o quarto lugar em São Paulo, e 72 de Rubinho, que briga com o alemão pela vice-campeonato.

A estreante Brawn GP não só comemora o título do Mundial de Pilotos como também garante, com os resultados do GP do Brasil, o troféu de melhor equipe da temporada de 2009, entrando para a história como a primeira escuderia a sagrar-se campeã logo no ano de estreia.

É a quinta vez consecutiva que a taça é definida em São Paulo: em 2005 e 2006 Fernando Alonso consagrou-se aqui, enquanto em 2007 foi a vez de Kimi Raikkonen triunfar. No ano passado, as honras ficaram por conta de Lewis Hamilton.

Desde 2000 na Fórmula 1, Button fecha um Mundial praticamente perfeito, com seis vitórias nas sete primeiras provas da temporada, e controlando a distância para os rivais nas provas seguintes.

O inglês, ex-piloto de Williams, Benetton, Renault, BAR e Honda, dá à Grã-Bretanha seu 14º título de Pilotos (Jackie Stewart - 3, Jim Clark e Graham Hill - 2, Mike Hawthorn, John Surtees, James Hunt, Nigel Mansell, Damon Hill e Lewis Hamilton - 1).

A última etapa da Fórmula 1 acontece na estreante Abu Dhabi, em duas semanas.


GP do Brasil - Classificação Final
1 - Mark Webber (AUS/RBR), 1h32min23s081
2 - Robert Kubica (POL/BMW), a 7s626
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 18s944
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR), a 19s652
5 - Jenson Button (ING/Brawn), a 29s005
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 33s340
7 - Sebastien Buemi (SUI/STR), a 35s991
8 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 45s454
9 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 48s499
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 1min03s324
11 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1min10s665
12 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min11s388
13 - Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR), a 1 volta

Abandonaram:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 40 voltas
Nico Rosberg (ALE/Williams), a 43 voltas
Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 49 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), a 70 voltas
Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 70 voltas
Fernando Alonso (ESP/Renault), a 70 voltas


Mundial de Pilotos - Classificação

1 - Jenson Button (ING/Brawn) 89 *
2 - Sebatian Vettel (ALE/RBR) 74
3 - Rubens Barrichelo (BRA/Brwan) 72
4 - Mark Webber (AUS/RBR) 61.5
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) 49
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 48
7 - Nico Rosberg (ALE/Williams) 34.5
8 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) 30.5

* Campeão mundial

Mundial de Construtores - Classificação

1 - Brawn 161*
2 - RBR 135.5
3 - McLaren 71
4 - Ferrari 70
5 - Toyota 54.5

* Campeão de Construtores

Fontes: Terra e Portal ESPN


Comentário da Redação
Vi um campeão hoje

Jenson Button é o campeão mundial de 2009. Melhor assim. Não teremos mais que ouvir ufanistas da imprensa torcendo por Rubens Barrichelo, mesmo sabendo que nem todos os brasileiros estavam nessa torcida toda. Já que o campeonato está decidido, vamos aos fatos.

A corrida de hoje foi muito legal, cheia de alternativas, confusões, ultrapassagens e troca de posições nos boxes. Rubinho, que largou em primeiro, adotou uma estratégia que se mostrou equivocada, pois parou muito cedo e depois não conseguiu suportar o ritmo da corrida. Enquanto Jenson Button, que saiu do 14º lugar, teve a sorte de ganhar cinco posições logo na primeira volta após uma série de batidas.

Mas um campeão não vive só de sorte e hoje Button provou que deveria ser esse campeão. O inglês foi para cima dos seus concorrentes, passando um a um e ganhando importantes posições. Foram ultrapassagens muito arrojadas, porém, seguras, de um piloto que sabe que não adianta ficar apenas na defensiva. Um campeão precisa de muito mais que isso.

Confesso que vi um flashback de um certo Schumacher, que em algumas oportunidades fez coisas parecidas em Interlagos.

E falando em "já vi esse filme", não é a primeira vez que Rubinho tem uma grande chance de vencer no Brasil e desperdiça. Confesso que torci para que ele vencesse a prova, mesmo sabendo que não ganharia o título. Mas tem alguma coisa que acontece com ele no GP do Brasil e que ninguém conseguirá explicar nunca.

Enfim, hoje Button provou que merece o título. Se ele não é brilhante como um Schumacher, ao menos mostrou tanta vontade de vencer quanto tinha o alemão e tantos outros campeões do mundo.

Vale ressaltar toda a dificuldade que ele e Rubinho tiveram no começo do ano, a indefinição quanto ao futuro e a experiência de dirigir um carro novo e sem nenhuma perpsectiva. Por tudo isso, os dois pilotos da Brawn merecem todos os elogios.

Mas o que fica na história são os campeões. Parabéns, Jenson Button.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário