Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Copa Sul-Americana > Botafogo é derrota pelo Emelec, mas avança

* Alvinegro sofre virada em Guaiaquil, mas garante vaga nas quartas de final graças ao resultado conquistado em casa

Pelo menos momentaneamente, o Botafogo afastou a crise fora das quatro linhas. Em uma partida com dois tempos distintos, o Alvinegro perdeu de virada para o Emelec-EQU por 2 a 1 nesta quarta-feira, no estádio George Capwell, em Guayaquil, mas se classificou para às quartas-de-final da Copa Sul-Americana porque tinha vencido o jogo de ida (2 a 0). Carlos Quiñonez e José Quiñonez marcaram para os equatorianos. André Lima fez para o clube de General Severiano.

Na próxima fase, o time carioca pegará o vencedor do confronto entre Goiás e Cerro Porteño-PAR nas quartas-de-final. No primeiro confronto, os paraguaios venceram por 2 a 0 e a partida decisiva será realizada nesta quinta-feira, às 19h15, em Goiânia.

O Botafogo sabia da boa vantagem que fez no primeiro jogo, no entanto, com apenas cinco minutos de partida, o Alvinegro tratou de deixar a classificação mais próxima. Em seu primeiro ataque, o time carioca marcou, através de André Lima. O atacante aproveitou-se do cruzamento de Lucio Flavio pelo lado direito e a saída errada do goleiro Elizaga para cabecear para a rede.

O gol deixou o Botafogo ainda mais tranquilo em campo e conseguiu controlar o primeiro tempo sem problemas. Mas no começo do segundo tempo, aos sete, Carlos Quiñonez empatou o confronto após uma bela troca de passes na entrada da área brasileira. Mendoza serviu o lateral-direito que tocou na saída de Jefferson. Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio, Quiñonez cabeceou sozinho para colocar o Emelec em vantagem.

Para sorte da torcida alvinegra, a reação do Emelec parou no segundo gol. Aos poucos, o ímpeto inicial foi ficando pelo caminho e o Botafogo soube administrar a vantagem conseguida no jogo de ida. O goleiro Jefferson, que precisou buscar duas bolas em sua meta logo no começo do segundo tempo, acabou tendo pouco trabalho.

Universidad do Chile elimina o Inter

O sonho de conquistar o bicampeonato da Copa Sul-Americana nem passou do primeiro passo para o Internacional. Nesta quarta-feira, a equipe perdeu para o Universidad do Chile, em Santiago, por 1 a 0, e foi eliminado nas oitavas-de-final. O atual dono do título da competição se despede com uma mísera campanha de um empate em casa e um revés fora.

O confronto começou em alta velocidade, com as equipes buscando desde cedo o primeiro gol. Os donos da casa conseguiam avançar e eram melhores na articulação. No entanto, o placar demorou para ser aberto. Foi somente aos 37min, quando Montillo cobrou falta e Oliveria, livre de marcação, cabeceou com estilo e acertou o canto direito, fora do alcance de Lauro.

Mesmo com a entrada de Kléber, Taison e Guiñazu, o Inter não conseguia melhorar a atuação e a etapa comlementar seguia equilibrada, o que favorecia o Universidad, que administrava a vantagem, e parecia mais perto de marcar nos contra-ataques. Com a vaga nas mãos, o time chileno recuou, permitiu que os brasileiros trocassem passes, mas não tinha espaço para um ataque mais consistente.

A pressão colorado foi grande nos minutos finais, os escanteios se acumularam, mas o gol que levaria a decisão para os pênaltis não aconteceu e o Universidad comemorou a classificação. Nas quartas-de-final, o clube chileno enfrentará o vencedor de Fluminense e Alianza (PER).

Vitória empata em casa e é eliminado

Mesmo pressionando durante todo o jogo, o Vitória só conseguiu empatar por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, no Barradão, e acabou sendo eliminado da Copa Sul-Americana pelo River Plate-URU, já que no jogo de ida, em Montevidéu, foi goleado por 4 a 1. Com esse resultado, a equipe uruguaia irá enfrentar nas quartas-de-final o San Lorenzo, que eliminou o Cienciano.

Precisando vencer no mínimo por 3 a 0, o Vitória foi para cima dos uruguaios. O time baiano criou algumas oportunidades, mas não chegou a dar grande trabalho para o goleiro Luciano dos Santos. Na melhor chance, o meia Willian fez boa jogada e tocou para Roger que, da marca do pênalti, voltou a desperdiçou a chance de marcar.

Para o segundo tempo o Vitória voltou com a mesma postura ofensiva. Apesar da maior posse de bola, o time baiano não criava grandes oportunidades. O gol do rubro-negro acabou saindo, mas foi tarde. Aos 41min, Elkeson arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo do goleiro Dos Santos para abrir o placar.

E quando os pouco mais de 14 mil rubro-negros que foram ao Barradão aplaudiam o time, veio a ducha de água fria aos 48min: Córdoba aproveitou a bola espirrada depois da dividida entre Ferres e Fábio e Ferreira para tocar na saída de Gléguer e empatar a partida.

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Pelo segundo tempo que o Botafogo fez pensei que ia levar de quatro e ser eliminado.

    É impressionante a falta de vontade desse time.

    Até quando essa vergonha vai continuar?

    ResponderExcluir