Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 1 de novembro de 2009

Campeonato Brasileiro > Palmeiras x Corinthians: clássico com cara de decisão

* Verdão precisa vencer para recuperar a liderança. Mesmo sem objetivo, Timão também encara como jogo decisivo e quer atrapalhar objetivo do rival

O Brasileirão por pontos corridos não tem final. Ao longo da competição, porém, alguns jogos são tratados como decisão. Seja por definir uma condição na parte de cima ou na parte de baixo da tabela. Neste domingo, às 16h, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, o Nacional terá mais uma das suas “decisões”. Mas dessa vez com uma carga de rivalidade que realmente pode fazer os torcedores de Palmeiras e Corinthians relembrarem grandes finais de Campeonato Paulista.

Para o Verdão, que sustenta uma invencibilidade de seis jogos contra o rival (a última derrota foi em outubro de 2006. De lá para cá são cinco vitórias e um empate), a partida é ainda mais importante nesta reta final. Afinal, com a vitória do São Paulo sobre o Barueri, neste sábado, o Palmeiras precisa vencer para retomar a ponta da tabela.

- Não existe favoritismo. Esse clássico será decidido nos detalhes, e o Corinthians estará muito bem preparado. Nós os vemos falando que será importante e, se é tido como decisão para eles, será assim para nós também - disse Obina.

Do lado do Timão, o Brasileirão não tem a mesma importância. Pelo contrário. Sem chances de título e com vaga assegurada na Taça Libertadores da América de 2010 (por causa da conquista da Copa do Brasil), o Alvinegro usa a competição para arrumar a equipe visando ao ano do centenário. Mas quando o adversário é o Palmeiras, o panorama é outro. Principalmente depois de três anos de jejum.

- A questão da rivalidade existe, é assim mesmo e funciona nas duas mãos. O mais importante é querer fazer o resultado, porque a gente vive disso. Passamos alguns jogos sem a condição de poder vencer, mas não jogamos para isso. Contra o Vitória fizemos novamente um bom jogo e é assim que vamos pensar no clássico - falou o técnico Mano Menezes, que pelo Timão ainda não venceu o Palmeiras.

Uma vitória no jogo contra o time do Palestra Itália, aliás, é vista como o grande objetivo do Corinthians neste final de temporada. Não só por causa do jejum de seis jogos, mas principalmente porque o arquirrival tem boas chances de título.

Palmeiras com novos desfalques

Ainda sem poder contar com Willians, Pierre, Cleiton Xavier e Maurício Ramos, todos lesionados, o Palmeiras também não terá no clássico o zagueiro Edmílson, contundido, e o volante Sandro Silva, suspenso. Com isso, Muricy Ramalho terá de ajeitar um novo quebra-cabeças para a partida em Presidente Prudente.

Em contrapartida, o treinador terá o retorno de Vagner Love, que esteve suspenso contra o Goiás. O atacante deve voltar a formar dupla com Obina, autor de três gols nos 4 a 0 sobre os goianos, na última rodada.

Bem na partida anterior, o trio de zagueiros formado por Danilo, Maurício e Marcão deve ser mantido. Depois de sofrer nove gols em quatro partidas, a equipe conseguiu sair ilesa de um jogo, o que deixou os palmeirenses animados.

Apesar de o clássico não valer muito para o Corinthians,os palmeirenses pregam a cautela na partida contra o maior rival do clube.

- Brigamos pelo título, e o Corinthians já fez a parte dele no ano, com dois títulos. Temos de ter calma porque não será o mesmo Corinthians do primeiro turno (que perdeu de 3 a 0). É um time melhor e mais entrosado agora - comentou Danilo.

Timão tem problema nas laterais

O técnico Mano Menezes tem três desfalques para o clássico deste domingo. Dois na equipe titular e um entre os reservas. Os principais problemas são Alessandro e Marcelo Oliveira. O primeiro sofreu uma fratura na face, e o segundo está com lesão muscular na coxa esquerda. Ambos se machucaram no triunfo sobre o Vitória.

Sem Alessandro na direita, Balbuena deve ser o substituto. No caso de o paraguaio entrar na esquerda, na vaga de Marcelo Oliveira, a lateral direita pode ficar com Jucilei, que jogaria improvisado pelo setor. Existe ainda a chance de Mano querer colocar um zagueiro do lado esquerdo. Nesse caso, Paulo André poderia entrar.

No ataque, o herói da vitória sobre os baianos no meio de semana, deve continuar na equipe. Assim, o treinador manteria Dentinho no banco de reservas e seguiria com Jorge Henrique e Ronaldo na frente. Tudo para mexer o menos possível no esquema que foi vitorioso em Salvador.

- Tenho pensado no assunto, mas ainda preciso pensar um pouco mais. Optaremos por uma formação para dar consistência de trás para frente. Não podemos perder aquilo que melhoramos - comentou o comandante alvinegro.

Ficha técnica
Local: Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Data: 1º de novembro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)

PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Danilo e Marcão; Figueroa, Jumar, Souza, Diego Souza e Armero; Vágner Love e Obina.
Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Felipe; Balbuena, Chicão, William e Paulo André (Dentinho); Jucilei, Elias, Edu; Defederico, Jorge Henrique e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário