Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Campeonato Alemão > Retrospectiva 2009

Arrancada de campeão
* Wolfsburg faz segundo turno impecável e conquista o Campeonato Alemão pela primeira vez

Na virada do turno, o Wolfsburg era apenas o nono colocado da Bundesliga, com 26 pontos ganhos. Ninguém imaginaria que meses depois o Verdão alemão estaria levantado a taça nacional pela primeira vez em sua história.

O time da montadora Volkswagen somou 43 pontos no segundo turno e, comandado pelos atacante Dzeko e o brasileiro Grafite (foto), chegou à liderança do Campeonato Alemão 2008/2009 de onde não saiu mais.

Bayern de Munique e Stuttgart completaram o grupo dos alemães classificados para a Champions League 2009/2010. Hertha Berlim e Hamburgo foram para a Europa League, ao lado do Werder Bremen, campeão da Copa da Alemanha. Armínia Bielfeld, Karlsruher e Energie Cottbus foram rebaixados.

Hoffenheim se perde

A grande surpresa do Campeonato Alemão no primeiro turno foi o caçula Hoffenheim. O time que jogava a Bundesliga pela primeira vez em 110 anos liderou o primeiro turno com 35 pontos e 11 vitórias em 17 jogos.

No entanto, a virada de turno marcou um fato ruim para o time do brasileiro Carlos Eduardo, ex-Grêmio. O astro da equipe, o bósnio Vedad Ibisevic, sofreu grave lesão no joelho direito e desfalcou a equipe no restante da temporada. Ibisevic era o artilheiro da Bundesliga àquela altura, com 18 gols em 17 jogos.

A queda de produção do Hoffenheim foi notória. Sem seu matador, o caçula venceu quatro partidas no segundo turno e somou apenas 20 pontos, terminando a temporada no sétimo lugar, fora até da Europa League. O Wolfsburg agradeceu.

Show de Grafite

Enquanto o Hoffenheim despencava, os outros clubes que brigavam pelo título subiam. Bayern de Munique, Hertha Berlim e Hamburgo assumiram a liderança nas primeiras rodadas do segundo turno.

Mas um time que saiu do meio da tabela foi a grande sensação do campeonato. O Wolfsburg desbancou todos os postulantes ao título e, sob o comando de Grafite, chegou à primeira colocação da Bundesliga após golear o Bayern, em casa: 5 a 1 (dois gols do brasileiro, incluindo uma pintura de calcanhar).

Uma vez na ponta, o Wolfsburg não soltou mais o osso. Na última rodada, o placar de 5 a 1 se repetiu contra o Werder Bremen, na Volkswagen Arena. Diante de sua torcida, os Lobos conquistam o Campeonato Alemão pela primeira vez em 64 anos de vida.

Grafite, com 28 gols, foi o artilheiro da Bundesliga, igualando recorde do brasileiro Aílton, em 2004, como o maior goleador estrangeiro em única edição do torneio. Outro destaque do Wolfsburg foi o bósnio Edin Dzeko, que marcou 26 vezes. A dupla de frente do Verdão somou 54 gols, recorde na história do campeonato.

Com tantas marcas superadas, nada mais justo do que o capitão do Wolfsburg, o volante Josué, levantar o Meisterschale, o prato de 11 quilos dado aos vencedores da Bundesliga como troféu.

Werder leva a Copa

A Copa da Alemanha 2008/2009 ficou com o Werder Bremen. Na final, disputada no Estádio Olímpico de Berlim, o time que ainda contava com o meia Diego derrotou o Bayer Leverkusen por 1 a 0, conquistando o título e uma vaga para a Europa League. Curiosamente, as duas equipes terminaram coladas na tabela da Bundesliga: Leverkusen em nono, Bremen em décimo.

Luto

E se a temporada 2008/2009 do Bayer Leverkusen não foi boa, o começo do atual campeonato não poderia ser melhor. Com 35 pontos, o Rubro-Negro lidera a Bundesliga na virada do turno, seguido por Schalke 04 e Bayern de Munique. Quem faz feio é o Hertha Berlim, lanterninha do campeonato com apenas seis pontos em 17 rodadas.

Porém, o Campeonato Alemão está de luto desde novembro, quando o goleiro do Hannover e da seleção alemã Robert Enke (foto), de 32 anos, cometeu suícidio ao se atirar em uma linha de trem (leia mais no box abaixo).


Herói: Grafite
Com 28 gols na Bundesliga (17 no segundo turno), o atacante brasileiro liderou a campanha de reabilitação do Wolfsburg no campeonato. Ao lado de seu parceiro de frente, Edin Dzeko, ele bateu recordes importantes do futebol alemão e levou o troféu inédito ao Alviverde de 64 anos de vida.

Vilão: Louis van Gaal
O famoso técnico holandês, com passagens pelo Barcelona e pela Laranja Mecânica, assumiu o comando técnico do Bayern de Munique na atual temporada e criou inúmeros desafetos. Entre eles, as estrelas Franck Ribery e Luca Toni, além do zagueiro brasileiro Breno. Os três devem deixar o clube no início de 2010.

Dia D: 4 de abril
Com uma impiedosa goleada sobre o Bayern de Munique, por 5 a 1, o Wolfsburg alcançou a liderança da Bundesliga 2008/2009 e não largou mais. Neste jogo, destaque para os dois gols de Grafite, um deles de calcanhar, após fazer fila na zaga bávara.

Dia para ser esquecido: 10 de novembro
Nessa data, o goleiro do Hannover e da seleção alemã, Robert Enke, de 32 anos, cometeu suícidio ao atirar-se em uma linha férrea na cidade em Neustadt am Rübenberge, deixando a Bundesliga em luto. Enke deixou esposa, uma filha adotiva e uma vaga no gol do Hannover.

O número: 54
Somando os 28 gols de Grafite e os 26 de Dzeko, esse é o número que eles proporcionaram ao ataque do Wolfsburg, marca que supera a de outra famosa dupla: Gerd Muller e Uli Hoennes. Pelo Bayern, na temporada 1972/1973, eles marcaram, juntos, 53 vezes. Na prática, 67% dos gols do campeão alemão de 2009 foram feitos por sua dupla de frente.


Comentário da Redação
Grafite escreveu sua história na Alemanha

Foi emocionante a conquista do Wolfsburg. Na época, disse que a comemoração do título foi uma das mais marcantes que já vi. E não poderia ser diferente, já que o torcedor local vibrava com o primeiro troféu da galeria do clube.

É por essas e outras que o brasileiro Grafite, o grande craque do campeonato, será sempre lembrado pelo torcedor dos Lobos. Ele igualou o recorde de Aílton, superou recorde de Muller e Hoennes e deu uma alegria única ao Wolfsburg.

Mesmo ainda não repetindo nesta temporada o que fez no torneio anterior (marcou apenas cinco gols até aqui), com o perdão do trocadilho, o atacante já escreveu uma história brilhante no futebol alemão.


Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário