Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Tênis > Retrospectiva 2009

O melhor novamente
* Sem Nadal no caminho, Federer retoma o caminho das conquistas e o topo do ranking

O ano do suíço Roger Federer foi quase perfeito. Além de conquistar o título de Wimbledon pela sexta vez e o de Roland Garros de forma inédita, Federer retomou a liderança no ranking de entradas da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Derrotas apenas nas finais dos outros Grand Slams, US Open, para o argentino Juam Martín del Potro, e Australian Open, para Rafael Nadal. O espanhol se lesionou durante o Aberto da França e acabou eliminado do torneio que vencera nos quatro anos anteriores. Assim, Nadal abriu espaço para que Federer vencesse tudo novamente.

No feminino, destaque para Serena Williams, campeã de Wimbledon e do Australian Open, e para a belga Kim Clijsters, que voltou ao tênis após dois anos de "aposentadoria" e conquistou US Open.

Federer no topo

O ano de 2009 começou como havia terminado, com a rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal pegando fogo. Logo no primeiro Grand Slam do ano, na Austrália, Nadal conquistou o último dos principais torneios da ATP que faltavam em seu currículo, batendo o suíço por 3-2 e levando o rival às lágrimas.

Mas no torneio em que defenderia o tetracampeonato, Roland Garros, Rafael Nadal sofreu uma lesão no joelho e caiu diante do sueco Robin Soderling. Federer se aproveitou e venceu Soderling na final no saibro francês por 3 a 0, conquistando também um inédito Grand Slam.

Em Wimbledon, deu Federer novamente (hexacampeão na grama inglesa). Desta vez, o rival foi o americano Andy Roddick, vencido por 3 a 2. No set decisivo, o suíço sofreu para bater o dono da casa: 16 a 14.

Os títulos renderam a Roger Federer a volta ao topo do ranking da ATP. Mais do que isso, com 15 títulos de Grand Slam na carreira, o suíço de 28 anos supera a marca de Pete Sampras, ex-recordista dos principais torneios do tênis mundial, com 14.

Del Potro e Djokovic

Mas o ano de 2009 provou que nem tudo é Federer e Nadal no tênis. No US Open, surgiu mais uma pedra no sapato do suíço. Trata-se do argentino Juan Martín del Potro (foto), de apenas 21 anos. Ele bateu Roger Federer em três sets, levando o Grand Slam americano para Tandil, sua cidade natal.

Provando que não é apenas uma chuva de verão, Del Potro chegou também à final da ATP World Tour Finals, a antiga Masters Cup, que reúne os oito principais tenistas da temporada. O argentino, entretanto, caiu por 2 a 0 diante do sérvio Novak Djokovic, terceiro colocado no ranking mundial.

Serena soberana

A líder do ranking feminino ainda é a americana Serena Williams (foto), de 28 anos. Em 2009, ela conquistou o Australian Open, contra a russa Dinara Safina (2-0), e o Torneio de Wimbledon, contra a irmão Venus, que tambpem foi derrotada na decisão da WTA World Tour Finals, em Doha.

Nos outros principais torneios da WTA, destaque para a conquista da russa Svetlana Kuznetsova em Roland Garros contra a compatriota Dinara Safina (2-0), e para a volta da belga Kim Clijsters, campeã do US Open diante da dinamarquesa Caroline Wozniacki (2-0), bicampeonato da tenista de 26 anos, que abandonara as quadras por dois anos.

Decepção brasileira

Na Copa Davis, a seleção espanhola, com Rafael Nadal, conquistou o título ao derrotar a República Tcheca nos cinco jogos da decisão, em Barcelona. A decepção do torneio foi a equipe brasileiro, eliminada pelo Equador, em Porto Alegre: 3 a 2. Entre as mulheres, na Fed Cup, a Italia foi a grande campeã ao bater os Estados Unidos por 4 a 0.


Herói: Roger Federer
Mesmo sem a pedra no sapato - Rafael Nadal - durante quase todo o ano, Federer recuperou sua melhor forma e fez uma grande temporada de 2009, conquistando quatro títulos, sendo dois Grand Slams. Destaque para a inédita vitória em Roland Garros, na França.

Vilã: Serena Williams
A tenista americana teve um grande ano, conquistando mais dois Grand Slams. No entanto, no US Open, Williams fez feio ao discutir com arbitra de linha após uma marcação. A juíza principal não teve dúvidas: puniu a atleta com a perda de um ponto, o que definiu a vitória de Kim Clijsters no jogo da semifinal do torneio americano. Serena ainda levou multa de US$ 82.500 (cerca de R$ 144 mil).

Dia D: 14 de setembro
Apesar da brilhante temporada, o último Grand Slam do ano não foi vencido por Roger Federer. O suíço perdeu o US Open para o argentino Juan Martín del Potro, de apenas 21 anos. Na decisão do torneio, vitória por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5), 4/6, 7/6 (7/4), 6/2. Federer, pentacampeão do US Open, não era derrota no principal torneio americano havia seis anos.

Dia para ser esquecido: 31 de maio
Pela primeira vez na história de Roland Garros, o tetracampeão do torneio Rafael Nadal foi derrotado no saibro francês. Foi nesse dia, diante do sueco Robin Soderling, pelas oitavas-de-final do Aberto da França. Nadal também sofreu uma lesão no joelho durante a partida e ficou fora dos principais torneios do restante da temporada.

O número: 15
Esse é o número de Grand Slams no currículo de Roger Federer, recordista na história do tênis. Aos 28 anos, ele já superou a marca do antigo detentor do recorde, o americano Pete Sampras.


Comentário da Redação
Boa safra

Enquanto Federer, Nadal, Serena e Clijsters dominam o cenário do tênis mundial, outros jovens jogadores vão surgindo e incomodando essas estrelas. No masculino, Del Potro já mostrou ser diferenciado. Conquistou o US Open com autoridade, encarando Federer de igual para igual. Na Masters Cup, no final do ano, ele perdeu para Djokovic, outro jovem talento que tem tudo para para explodir em 2010.

Entre as damas, a belga Yanina Wickmayer e a dinamarquesa Caroline Wozniacki prometem jogo duro às irmãs Williams, às russas e a Clijsters. Aliás, o equilíbrio no tênis feminino está cada vez maior.


Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário