Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 6 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro > Domingueira do Pilat

O Grêmio já deu trabalho um dia...

A Domingueira do Pilat está de volta, após um longo e tenebroso inverno. E hoje é um dia decisivo no Campeonato Brasileiro. O Flamengo enfrenta o Grêmio, no Maracanã, e precisa de uma vitória para conquistar o hexacampeonato. A discussão da semana é sobre a boa vontade do Tricolor gaúcho com Mengão, já que uma vitória diante do Fla pode representar o título para o arquirrival Inter.

No entanto, Grêmio e Flamengo já se enfrentaram algumas vezes valendo título e naquelas oportunidades, obviamente, o Tricolor sempre foi um adversário osso duro de roer.

Recentemente, o Grêmio conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil diante do Flamengo, em pleno Maraca. O caneco veio após empate por 2 a 2 no Rio de Janeiro, dia 22 de maio de 1997. O Fla, de craques como Sávio e Athirson, marcou com Romário e Lúcio. Mas o Tricolor deixou sua marca com João Antônio e Carlos Miguel e saiu campeão pelos gols marcados fora de casa, já que empatou em 0 x 0 no Olímpico.

Profeta Zico

Outro grande duelo entre o Imortal e o Mengão aconteceu em 1982, pelo Brasileirão daquele ano. O Flamengo era o atual campeão do mundo, enquanto o Grêmio era o campeão brasileiro de 81 e seria campeão mundial em 83.

Dois baita times: Raul, Leandro, Júnior, Adílio, Zico e Nunes de um lado. Leão, De Leon, Paulo César Caju, Paulo Isidoro, Renato Gaúcho e Baltazar do outro. Meu Deus!

A final aconteceu em três jogos. O primeiro, no Maracanã, foi 1 a 1, com gols de Tonho para o Grêmio e Zico para o Flamengo. No jogo 2, em Porto Alegre, empate sem gols.

No dia 25 de abril de 1982, o jogo decisivo. O empate era do Grêmio, mas o profeta Zico já sabia que o título seria rubro-negro. "Estou sentindo que vai ser 1 a 0, gol do Nunes", afirmou o camisa 10 antes da bola rolar. Na mosca! Aos dez minutos do primeiro tempo, o Galinho deu um passe açucarado para Nunes, que não perdoou. Título para o Flamengo, em pleno Estádio Olímpico, e festa da Nação.

Pena que o jogo de hoje será final apenas para um dos times. E não precisa ser nenhum Zico para prever que o Flamengo será campeão.

=========================

* A coluna Domingueira do Pilat relembra os fatos que marcaram a história do esporte. Afinal, é preciso conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro.

Direto da Redação










Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário