* Red Devils conquistam o tri e empatam com o rival em número de títulos

Os Red Devils terminaram com quatro pontos de vantagem para o vice-campeão Liverpool. No entanto, o título foi confirmado já na penúltima rodada, após um empate em casa, contra o Arsenal. Curiosamente, o United não tinha tido até agora mais do que uma oportunidade de ganhar o título diante de sua torcida, e foi há dez anos, em 1999.
Chelsea e Arsenal completaram a lista dos classificados para a Uefa Champions League. Enquanto Everton, Aston Villa e Fulham se garantiram na Europa League (antiga Copa da Uefa). Já o tradicional Newcastle United acabou rebaixado, juntamente com Middlesbrough e West Brom.
Defesa consistente foi o grande trunfo
O Manchester colheu os frutos de sua grande defesa, que sofreu apenas 11 gols fora de casa. No total, foram 24 gols sofridos em 38 jogos. Méritos também de seu goleiro, o holandês Edwin Van der Sar, que não sofreu um gol sequer durante 16 partidas (ente novembro e março).
Mas, como não poderia ser diferente, os destaques individuais do Manchester foram jogadores de frente: Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo. O primeiro jogou muita bola e para muitos foi o melhor jogador do Man Utd. na competição. Já o português, eleito o melhor do mundo em 2008, mesmo começando a temporada mais tarde (contusão), mostrou sua eficiência e foi mais uma vez o artilheiro da sua equipe, com 18 gols.
O ex-craque do Manchester United - agora no Real Madrid - ficou atrás apenas do francês Anelka, do Chelsea, que marcou 19 gols e terminou como artilheiro da competição.
Manchester leva Copa da Liga
O primeiro título conquistado pelo Manchester em 2009 foi a Copa da Liga. E foi de forma sofrida! Na grande final, com empate no tempo normal e na prorrogação, o time misto do United conseguiu bater o Tottenham somente nos pênaltis e faturou o caneco.
Já na Copa da Inglaterra, o mais antigo torneio do planeta bola, o Manchester não teve a mesma sorte e, também nos pênaltis, foi eliminado pelo Everton, na semifinal. O campeão foi o Chelsea, que bateu o time de Liverpool, por 2 a 1, na final.
Herói: Cristiano Ronaldo
Pela terceira vez consecutiva, o craque português é o artilheiro do Manchester na competição. Coincidência ou não, nas três edições o seu time levou a taça.
Vilão: Damien Duff
Desde 2006 no Newcastle, o meia atacante irlandês foi protagonista de um capítulo triste na história do clube. Na última rodada, Duff marcou um gol contra na derrota da equipe para o Aston Villa. Resultado que sacramentou o rebaixamento do tradicional Newcastle.
Dia D: 16 de Maio
Na penúltima rodada, os Diabos Vermelhos precisavam apenas de um empate para garantir o título. E conseguiram. Diante de sua torcida, o Manchester ficou no 0 a 0 com o Arsenal, e conquistou seu 18º título inglês, igualando-se ao Liverpool.
Dia para ser esquecido: 14 de Março
O Manchester recebeu o Liverpool, em Old Trafford, com sete pontos de vantagem na liderança e tudo corria muito bem quando Cristiano Ronaldo abriu o placar. Os visitantes, no entanto, viraram o jogo de forma arrasadora e golearam o líder por 4 a 1. Com o elástico placar, o Liverpool ficou a quatro pontos da liderança e o torcedor do United temeu pelo título.
O número: 18
Esse é o número de títulos ingleses do Manchester United, que se igualou ao Liverpool como o maior vencedor da história do Campeonato.
Comentário da Redação
O filme se repetirá?
Na última edição do Campeonato Inglês, o Liverpool foi o time que jogou um futebol mais legal de se acompanhar, com um poderoso ataque que conseguiu virar inúmeros placares. O campeão, contudo, foi o eficiente Manchester United, que tinha como ponto forte o seu sistema defensivo.
Na atual temporada, o Chelsea tem um futebol mais agradável de se acompanhar, mas os Diabos Vermelhos continuam esbanjando eficiência, vencendo vários jogos sem jogar bem. Chegando quase na metade do Campeonato, fica a pergunta: o filme se repetirá e o Manchester leva o quarto título consecutivo?
Desta vez, acredito que o troféu não vá para Old Trafford. Diferentemente do Liverpool na temporada passada, o Chelsea é um time equilibrado, que me parece pronto para ser campeão da Premier League. Mas jamais podemos duvidar do poderoso Manchester United, atual segundo colocado. Os Blues que se cuidem!
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário