* Após nove anos, New York conquista um título da MLB e aumenta ainda mais sua coleção

Batendo o Philadelphia Phillies na grande decisão, o time comandado por Joe Girardi foi o campeão da temporada 2009 da MLB, o 27º título da franquia na história da liga. São 17 títulos a mais do que o segundo clube com mais conquistas (St. Louis Cardinals, com 10).
Campanha de campeão
Com 103 vitórias e 59 derrotas, o New York Yankees fez, disparado, a melhor campanha da fase de classificação das Grandes Ligas. Na temporada de estreia do novo Yankee Stadium, o time nova-iorquino sofreu nas rodadas iniciais, mas após a pausa do All-Star Game, em julho, New York teve uma campanha incrível: 52-22.
Destaque para Mark Teixeira, com 39 home runs, líder na Liga Americana, e também para outros seis jogadores que passaram da marca de 20 HRs na temporada regular, entre eles Alex Rodriguez, Hideki Matsui e Jorge Posada. Um ataque imbatível e que contava com a sobriedade de C.C. Sabathia nos arremessos, além do veterano Andy Pettitte.
Para os playoffs, a receita foi mantida, e os Yankees mostraram sua força. Na semifinal da Liga Americana, vitória sobre o Minessota Twins, por 3 a 0 na série. Na decisão, um adversário encardido: o Los Angeles Angels, que havia eliminado o Boston Red Sox. Mesmo assim, o time do Bronx venceu novamente, desta vez por 4-2, com direito a uma vitória incrível de 10 a 1, fora de casa, no jogo 4.
Campeões de novo

Porém, com um show de Hideki Matsui (foto), os Yankees venceram as três partidas seguintes, sendo duas na Phialdelphia. Os Phillies ainda venceram o quinto jogo. Mas na partida número 6, em Nova York, novamente Matsui foi o nome da partida. O Godzilla bateu um home run, uma rebatida simples e outra dupla, somando seis corridas impulsionadas, e conquistando também o título de MVP (jogador mais valioso) da Série Mundial. O japonês teve aproveitamento superior a 60% no bastão durante os jogos da final.
O New York Yankees venceu por 7 a 3 e fechou a série melhor-de-sete em 4-2, conquistando, desta feita, seu 27º título da World Series, e provando que a MLB tem um dono, que estava apenas um pouco adormecido.
Herói: Hideki Matsui
O japonês chegou ao New York Yankees em 2003, como grande estrela da liga de seu país. O Godzilla nunca justificou muito sua fama, mas nos playoffs de 2009, Matsui resolveu decidir e foi essencial na conquista. Destaque para sua participação na World Series, em que teve aproveitamento de 61% no bastão, com três HRs e oito corridas impulsionadas, sendo eleito o MVP da decisão.
Vilão: Pedro Martinez
"Who's your daddy?" ou "quem é o seu papai?" é grito que ecoa no Yankee Stadium toda vez que o arremessador Pedro Martinez encara o time do Bronx. A provocação é referência a uma declaração de Martinez quando jogava pelo Boston Red Sox, maior rival do NYY. Sobre suas más atuações em Nova York, ele disse: "O New York Yankees é o meu papai". O torcedor Yankee jamais esqueceu e sempre repete a frase quando o pitcher atua por lá, como aconteceu na World Series, em que Martinez defendeu o Philadelphia e jogou duas vezes na casa do rival, perdendo as duas. O "papai" foi cruel.
Dia D: 4 de novembro
No jogo 6 da Série Mundial entre Philadelphia Phillies e New York Yankees, o time do Bronx confirmou seu favoritismo e venceu por 7 a 3, com atuação de gala de Hideki Matsui. Desta maneira, os Yankees fecharam a série em 4-2 e conquistaram o 27º título da franquia na história da MLB.
Dia para ser esquecido: 11 de outubro
Na série entre Los Angeles Angels e Boston Red Sox, pela semifinal da Liga Americana, os "Anjos" não perdoaram. Boston, campeão da MLB recentemente, em 2004 e 2007, foi varrido e teve de aguentar ainda o título do arquirrival New York Yankees, 25 dias depois.
O número: 22
Essa foi a marca fantástica de rebatidas válidas de Derek Jeter com a camisa dos Yankees na pós-temporada. O capitão Yankee teve 34% de aproveitamento no bastão. Na World Series, os números foram ainda melhores: 11 rebatidas válidas e 40% de aproveitamento.
Comentário da Redação
Uma máquina
Não é à toa que o New York Yankees passeou na temporada 2009. A formação desta temporada talvez seja a mais consistente dos últimos anos. A formação titular do time de Nova York é incrível. Durante a temporada regular, sete dos nove titulares tiveram mais de 20 HRs.
A diferença para os anos anteriores, é que a máquina Yankee, comandada por Joe Girardi, soube aproveitar o melhor de todos os seus astros. Na temporada regular, Mark Teixeira brilhou. No mata-mata, ele ficou meio ofuscado. Mas Derek Jeter, Alex Rodriguez e Hideki Matsui fizeram a diferença na pós-temporada. Isso sem contar a brilhante atuação do arremessador CC Sabathia, a melhor contratação da MLB em 2009.
E voltando ao A-Rod, foi muito legal que ele tenha mostrado seu poder fogo nos playoffs, já que ele estava rotulado como pipoqueiro na hora do "vamos ver". Acredito que não haja mais dúvidas de que o camisa 13 dos Yankees é o mais completo jogador das Grandes Ligas na atualidade e um dos maiores de todos os tempos.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário