Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 26 de dezembro de 2010

Copa São Paulo > Retrospectiva 2010

São Paulo quebra sequencia de vices e fatura o Tri
* Com vitória suada nos pênaltis, Tricolor bate o Santos na final e levanta o caneco da Copinha

Depois de perder as últimas três finais que disputou (2001, 2004 e 2007), o Tricolor paulista finalmente voltou a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2010. O terceiro título do clube no torneio veio com uma vitória nos pênaltis sobre o Santos após empate por 1 a 1 no tempo normal, no estádio do Pacaembu.

Além da final entre paulistas, o Palmeiras voltou a ter um time forte e chegou até a semifinal, onde enfrentou o Peixe. E mesmo conseguindo se recuperar em um jogo que perdia por 3 a 1 até os 42 minutos do segundo tempo, o Verdão acabou sendo eliminado nos pênaltis. Já o Corinthians, maior campeão da competição, foi derrotado pelo Juventude na terceira fase.

Durante todo o campeonato, o São Paulo não deixou dúvidas de que merecia ser um dos finalistas. Na fase de grupos, a equipe não tomou nenhum gol e marcou 15 em três jogos. No mata-mata, além de aplicar mais duas goleadas, passou pelo forte time do Cruzeiro, vingando o vice-campeonato em 2007. Um 2 a 0 colocou o Tricolor na final.

Se houve tranquilidade para os são-paulinos até ali, emoção não faltou na grande decisão. Depois de tomar 1 a 0 do Santos no primeiro tempo, a equipe do Morumbi não conseguiu se achar no jogo. O título, que parecia provável antes do apito inicial, estava indo embora...

Até que aos 38 do segundo tempo, Ronieli marcou um golaço de voleio para empatar a partida. Na decisão por pênaltis, o goleiro Richard brilhou ao defender três cobranças e os tricolores puderam comemorar o merecido título.

Herói: Ronieli
O artilheiro da competição foi Lucas Gaúcho (9 gols), mas grande herói foi o seu parceiro de ataque o grande herói do Tricolor. Na decisão diante do Santos, o São Paulo perdia por 1 a 0 até que, aos 38 minutos do segundo tempo, Ronieli acertou um lindo voleio e salvou a sua equipe, que levou o caneco na decisão por pênaltis.

Vilão: Narciso
Antes das cobranças de penalidades na final, o técnico do Santos foi a campo reclamar com o juiz de uma forma nada educada e acabou sendo duramente empurrado com um escudo por um policial. Irritado, o treinador reagiu com devolvendo o empurrão e acabou expulso. Que desagradável!

Dia D: 25 de Janeiro
Apesar da campanha maravilhosa até a final, não há como negar que o grande dia para o técnico Sérgio Baresi e seus comandados foi o do título. Desde 2000 o São Paulo não conquistava a Copinha.

Dia para ser esquecido: 16 de Janeiro
No segundo confronto eliminatório, o Corinthians, maior campeão da história do torneio e um dos favoritos ao título, sucumbiu diante do Juventude. Depois de sair na frente no primeiro tempo e ter o apoio da torcida em Araraquara, o Timão teve um apagão na etapa final e tomou a virada, sendo eliminado precocemente.

O número: 29
Essa foi a quantidade de gols que o São Paulo fez em todo o certame. A ótima média de mais de três gols por jogo reflete a maior virtude do campeão: o poder ofensivo.


Comentário da Redação
Tricolor apostando na base

Foi muito sofrido, mas absolutamente merecido o terceiro título do São Paulo no principal torneio da categoria sub-18 no Brasil. Tanto individual como coletivamente o time do técnico Sérgio Baresi era o melhor.

E já em 2010 a ótima campanha na Copa SP rendeu frutos a equipe principal. Com a saída de Ricardo Gomes, o treinador da base assumiu o time de cima e jogadores como Casemiro, Zé Vitor, Lucas Gaúcho e principalmente Marcelinho (agora Lucas), que brilharam na Copinha, puderam mostrar seu futebol no Campeonato Brasileiro.

Utilizar os pratas da casa, aliás, é o grande objetivo do presidente Juvenal Juvêncio para 2011, quando o clube não disputará a Libertadores após sete anos. Está aí uma excelente oportunidade para os campeões deste ano e os que irão surgir em 2011 mostrarem seu valor.


Direto da Redação











Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. such a wonderful discover : can not wait to find out what you 2 come up with!

    ResponderExcluir