* Barça conquista o título espanhol em temporada menos vitoriosa que a anterior

Se a Champions League e o Mundial de Clubes não vieram, o Barça teve outros dois consolos: a Copa do Mundo conquistada pela Espanha com uma base de jogadores formados pelo time azul-grená e a indicação de três jogadores baugranas para o prêmio Bola de Ouro da Fifa: Messi, Iniesta e Xavi.
Freguês merengue
O Campeonato Espanhol, como vem sendo nos últimos anos, foi polarizado entre os dois maiores clubes do país: Barcelona e Real Madrid. Só que dessa vez os dois ficaram assustadoramente na frente. O Barça só perdeu uma partida em todo o campeonato, enquanto o Madrid perdeu quatro. A diferença dos merengues para o terceiro colocado, Valencia, foi de 25 pontos.
Já a diferença entre Barcelona e Real Madrid no final do campeonato (99 a 96) se deve ao confronto direto. O time da Cataluña bateu a equipe da capital nos dois jogos da temporada: 1 a 0 em 2009, no Camp Nou, e 2 a 0 no Santiago Bernabeu, este ano, gols de Messi (artilheiro do campeonato com 34 gols) e Pedro.
O 20º título espanhol do Barcelona se confirmou com goleada por 4 a 0 sobre o Valladolid, rebaixado. Além do Valencia, o Sevilla também garantiu vaga na fase preliminar da Champions League. Valladolid, Tenerife e Xerez foram rebaixados.
5 x 0

Herói: Messi
A estrela de Messi voltou a brilhar em 2010. O argentino foi o principal jogador do bicampeonato espanhol e vai brilhando também na atual temporada, na busca pelo tricampeonato.
Vilão: Manuel Pellegrini
Mais uma vez, um técnico do Real Madrid pagou o pato por um mau desempenho na temporada. O chileno Manuel Pellegrini fracassou à frente do Real Madrid e foi demitido ao final da temporada depois de balançar muitas vezes durante o ano. José Mourinho foi contratado no meio do ano.
Dia D: 10 de abril
Com uma boa vitória por 2 a 0 fora de casa, o Barcelona derrotou o Real Madrid e garantiu a diferença de três pontos para o rival da capital ao final do campeonato. O título se confirmou algumas rodadas mais tarde, em goleada de 4 a 0 sobre o Valladolid.
Dia para ser esquecido: 29 de novembro
Dia a ser esquecido pelo Real Madrid, que perdeu de novo para o Barcelona, mas desta vez por 5 a 0. A humilhante goleada tirou a liderança do campeonato das mãos do time de José Mourinho e entrou para a História do superclássico.
O número: 25
Essa foi a diferença final de pontos entre o Real Madrid, segundo colocado do campeonato 2009/2010, e o Valencia, terceiro. A assombrosa distância se amplia para 28 quando comparamos Barcelona e Valencia.
Comentário da Redação
Muito à frente dos outros
Em 2010, o futebol espanhol foi completamente dominado pelo Barcelona. Além do título da temporada 2009/2010, o Barça teve seus principais jogadores na equipe espanhola campeã do mundo e nos confrontos diretos contra o Real Madrid foi bem superior.
Falando especificamente do duelo Barça-Madrid, o time merengue já não é muito pior no papel. Fez ótimas contratações no meio do ano (Ozil, Di Maria, Khedira, Ricardo Carvalho) e agora é uma equipe equilibrada e talentosa.
Então o que falta para bater Messi, Xavi, Iniesta e cia.? Falta apenas ser um Barcelona.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário