Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 26 de dezembro de 2009

Estaduais > Retrospectiva 2009

Histórias repetidas
* Flamengo no Rio, Cruzeiro em Minas e Inter no Rio Grande do Sul conquistam novamente os estaduais

Parece um déjà vu, mas não é. Pelo segundo ano consecutivo, os estaduais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram como campeões, respectivamente, o Flamengo o Cruzeiro e o Internacional. E até as circunstâncias das conquistas foram parecidas, como vocês verão a seguir.

Campeonato Carioca > Enfim, deu Cuca

No estadual do Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou o título pelo terceiro ano seguido e novamente contra o mesmo adversário: o Botafogo. A grande diferença em relação aos anos anteriores estava no banco de reservas. Cuca (foto), antes técnico do Fogão, foi o comandante do time da Gávea. E Ney Franco, bicampeão carioca com o Mengão, tentava o tri dirigindo agora o Alvinegro.

O clube da estrela solitária chegou à final após vencer a Taça Guanabara, passando pela grande zebra do torneio: o Resende, que havia eliminado o Flamengo na semifinal. O Rubro-Negro, por sua vez, venceu a Taça Rio, diante do próprio Botafogo, e foi para a grande decisão contra o próprio Alvinegro.

Na final, dois jogos com resultados iguais: 2 a 2. Aliás, um placar bem comum entre essas equipes nos últimos anos. E assim como em outras oportunidades, a decisão foi para os pênaltis. O Flamengo, com Cuca sofrendo e Bruno pegando duas cobranças, levou a melhor mais uma vez e venceu por 4 a 2, chegando aos 31º título carioca de sua história, o maior de todos no Rio de Janeiro. Ao Bota, restou o gosto amargo de mais um vice-campeonato diante do arquirrival.

Campeonato Mineiro > Galo atropelado

Outro campeonato que teve um flashback foi o Mineirão. Novamente Cruzeiro e Atlético decidiram o título e novamente a Raposa levou a melhor após golear o rival no primeiro jogo. O placar foi o mesmo nos dois anos: 5 a 0.

Na partida de volta, o Cruzeiro, de Kléber, Wellington Paulista, Wagner, Ramires e Adilson Batista, não teve muito trabalho para empatar em 1 a 1 e comemorar mais uma conquista estadual, a 36ª da história. Além disso, o time celeste terminou o campeonato invicto. O começo de ano não poderia ser melhor.

Campeonato Gaúcho > Inter humilha

E as repetições continuam. Pela segunda temporada consecutiva, o Internacional encarou um time de Caxias do Sul na decisão do Gaúchão e não tomou conhecimento. Dessa vez, o Caxias foi o adversário e, tal qual o Juventude, em 2008, o clube grená foi goleado por 8 a 1. Isso mesmo, 8 a 1!

No final do primeiro tempo da final, o time do técnico Tite, Nilmar, D'Alessandro e Guiñazu já vencia por 7 a 0.

A partida era válida pela final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Fábio Koff. O primeiro turno - Taça Fernando Carvalho - já havia sido vencido pelo Colorado, ao bater o arqui-inimigo Grêmio, o que garantiu ao time do Beira-Rio o título antecipado. Foi o 39º estadual conquistado pelo Inter.

Futebol Nacional > Mais campeões

Fora dos grandes centros, outros estaduais também fizeram a festa das torcidas. No Paraná, o Atlético-PR voltou a levar o caneco após quatro anos. O Furacão conseguiu o maior número de pontos no octagonal final do Paranaense. Na Bahia, o Vitória venceu o rival Bahia e conquistou seu 23º títulos estadual. Grande clássico também no Ceará, onde o Fortaleza foi o campeão derrotando o Ceará na final.

Outros três campeões estaduais importantes saíram em Goiás, Santa Catarina e Pernambuco. O Goiás venceu o Campeonato Goiano pela 22ª vez na história, derrotando na final o Atlético-GO. No estadual catarinense, o Avaí (que viria a ser sensação no Campeonato Brasileiro) conquistou o título batendo a Chapecoense na decisão. E o Sport foi campeão invicto do Campeonato Pernambucano, levando o troféu pela quarta vez seguida.

Confira a lista dos outros campeões estaduais de 2009:
Acre - Juventus
Alagoas – ASA
Amapá – São José
Amazonas - América
Distrito Federal - Brasiliense
Espírito Santo - São Mateus
Maranhão - JV Lideral
Mato Grosso - Luverdense
Mato Grosso do Sul - Naviraíense
Pará - Paysandu
Paraíba - Sousa
Piauí - Flamengo
Rio Grande do Norte - ASSU
Rio Grande do Sul - Internacional
Rondônia - Vilhena
Roraima - Atlético Roraima
São Paulo - Corinthians (veja mais na retrospectiva do Paulistão 09)
Sergipe - Confiança
Tocantins - Araguaína


Herói: Cuca
O treinador, com fama de depressivo e pé-frio, conquistou seu primeiro título de expressão na carreira comandando o Flamengo. O título carioca nao poderia ter vindo de forma mais sofrida: nos pênaltis, diante do seu ex-clube, o Botafogo.

Vilão: Leão
Emerson Leão, treinador do Atlético-MG durante o estadual, acabou responsabilizado pelo massacre sofrido no jogo de ida da final, contra o Cruzeiro. E após o término do campeonato, Leão não resistiu e encerrou mais uma passagem pelo futebol mineiro, sem sucesso.

Dia D: 26 de abril
Para os torcedores atleticanos, esse dia poderia estar no box abaixo. Mas para os cruzeirenses, essa data será sempre lembrada como a segunda final seguida com goleada de 5 a 0 sobre o maior rival. Com o elástico placar, o time do Cruzeiro praticamente confirmou o título mineiro que viria na semana seguinte.

Dia para ser esquecido: 19 de abril
O torcedor do Caxias do Sul tem motivos para temer o Internacional. Pelo segundo ano consecutivo, o Colorado derrotou um time da cidade por 8 a 1 na final do Gaúchão.

O número: 9

Esse foi o número de times que conquistaram estaduais pelo segundo ano consecutivo. São eles: Vitória (Bahia), Fortaleza (Ceará), Brasiliense (Distrito Federal), Cruzeiro (Minas Gerais), Flamengo (Rio de Janeiro), Internacional (Rio Grande do Sul), Sport (Pernambuco), Atlético Roraima (Roraima) e Confiança (Sergipe).


Comentário da Redação
Hegemonia previsível

A repetição dos campeões nos principais estaduais do País não é apenas coincidência. É, na verdade, reflexo da superioridade de Cruzeiro, em Minas, Internacional, no Rio Grande do Sul, e Flamengo, no Rio de Janeiro, não só regionalmente, mas também nos torneios nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.

Esses times são os que melhor investem no elenco e em estrutura nos seus estados e não é à toa que superam seus rivais de estado todo ano. E a tendência para 2010 é que nada mude.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário