O ano de 2010 já começou na Fórmula 1 - pelo menos nos bastidores. As principais equipes da categoria, Ferrari e McLaren, que não fizeram boa temporada, já definiram suas duplas de pilotos para o próximo ano. Fernando Alonso e Felipe Massa, Jenson Button e Lewis Hamilton, nada menos do que três campeões do mundo, terão a missão de recolocar os gigantes na briga pelo título.
Ja a extinta Brawn GP, campeã de 2009, mudou de nome e ainda não tem dupla formada. Barrichelo foi para a Williams e Button para a McLaren. Veio Nico Rosberg e resta uma vaga na mais nova equipe Mercedes GP. Esta vaga pode ser de Kimi Raikkonen, campeão de 2007 e, até o momento, jogado para escanteio.
Enquanto isso, a RBR segue com Sebastian Vettel e Mark Webber, e tudo indica que o time vice-campeão do mundo nesta temporada estará entre os primeiros novamente em 2010.
Mais novidades: as equipes Toyota e BMW deixam a categoria. Chegam as novatas Virgin, US F1, Lotus (nome que já fez parte do script da categoria) e a Campos Meta, que traz o forte nome do sobrinho de Ayrton Senna, Bruno Senna. Teremos também a volta da Sauber. Ao todo, serão 13 equipes, recorde de inscrições nos últimos anos.
Entre tantas trocas de cockpit, a grande nova da Fórmula 1 2010 está no regulamento: o fim do reabastecimento de combustível durante as corridas. A partir de agora, os carros devem estar com o tanque cheio logo após o treino classificatório de sábado e somente poderão entrar nos boxes, no decorrer da prova, para trocar pneus.
Esta regra será mais um aperitivo para tentar fazer um Mundial de F1 mais agradável do que foi neste ano. Principalmente pela ausência de grandes marcas e nomes na briga pelo título de 2009, o campeonato não causou grande interesse de ninguém. O fato de maior destaque foi a repercussão de um incidente ocorrido em 2008 - caso Nelsinho-Renault-Briattore.
A expectativa é que em 2010 tudo seja diferente. Sem chatisse, sem escândalos e com muitas ultrapassagens.
====================
* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1 e do automobilismo em geral.
Direto da Redação
Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário