Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 26 de dezembro de 2009

NFL > Retrospectiva 2009

O maior de todos
* Pittsburgh vence o Super Bowl pela sexta vez, recorde da NFL

A 43ª edição do Super Bowl, a grande decisão da NFL (Liga Profissional de Futebol Americano), foi vencida pelo Pittsburgh Steelers. Jogando em Tampa, na Flórida, o time da Pensilvânia derrotou o Arizona Cardinals por 27 a 23 e conquistou o título da NFL pela sexta vez na história (as outras taças vieram em 1975, 1976, 1979, 1980 e 2006).

A temporada 2009/2010 da NFL já está rolando e Pittsburgh não vem muito bem. No entanto, o ano foi marcado por uma tragédia: a morte de WR Chris Henry, do Cincinatti Bengals, após uma briga com sua noiva.

Arizona surpreende

O Arizona Cardinals foi a grande surpresa dos playoffs da NFL, em janeiro. O time, campeão da divisão NFC Oeste, chegou ao mata-mata encarando o Atlanta Falcons, vindo do Wild Card, e venceu com alguma dificuldade.

A mesma dificuldade o Carolina Panthers, em casa, não soube impor ao time do Arizona e foi presa fácil na semifinal da Conferência Nacional. A grande decisão foi contra o Philadelphia Eagles, em Arizona. O time liderado pelo QB Kurt Warner conquistou a vitória por 32 a 25 e conquistou a NFC pela primeira vez na história, como mostra Edgerrin James, na foto ao lado.

Pittsburgh do outro lado

Na AFC, o Pittsburgh Steelers deu um show. Entrou apenas na segunda rodada do mata-mata por ter feito uma das melhores campanhas em 2008 e encarou o San Diego Chargers. O time comandado por Ben Roethlisberger venceu com atuação de campeão: 34 a 25.

Na final da Conferência Americana, o adversário foi o Baltimore Ravens. O jogo estava equilibrado (Pittsburgh vencia por 16 a 14) e os Ravens tinham a bola nos minutos finais. Mas brilhou a estrela do SS Troy Polamalu, que interceptou um passe do QB dos Ravens, Joe Flacco, e retornou para um touchdown de 40 jardas, garatindo o título da AFC e a vaga nos Super Bowl.

Holmes decide

Na grande decisão da NFL, em Tampa, Pittsburgh foi confirmando seu favoritismo logo de cara, abrindo 10 a 0 no placar. Ainda no primeiro tempo, o debutante Arizona Cardinals diminuiu para 10 a 7 e tinha a posse de bola nos minutos finais para tentar a virada. Kurt Warner levou o time até a linha de duas jardas e estava próxima da virada, mas acabou interceptado pelo LB James Harrison, que percorreu nada menos que 100 jardas, a maior distância da história do Super Bowl, para marcar o touchdown para os Steelers.

Mas na etapa final, Arizona conseguiu o que parecia impossível. Com dois touchdowns anotados pela dupla Kurt Warner e Larry Fitzgerald, os Cardinals viraram a partida: 23 a 20, ficando muitos próximos do primeiro título da franquia na história da NFL.

Foi aí que Ben Roethlisberger resolveu jogar. Com pouco mais de dois minutos para o final do Super Bowl, o "Big Ben" foi conduzindo os Steelers ao ataque, até encontrar o WR Santonio Holmes na end zone, a 35 segundos do final: 27 a 23.

Arizona não conseguiu mais reverter a situação. O título era de Pittsburgh, que na temporada atual sofre para conseguir uma vaguinha nos playoffs...

Tragédia

No final do ano, uma tragédia chocou os fãs da NFL pelo mundo. O WR do Cincinatti Bengals Chris Henry (foto), de 26 anos, morreu após uma briga com sua noiva, em Charlotte. Segundo a versão divulgada pela polícia americana, Henry discutiu com Loleini Tonga por causa da festa de casamento que os dois planejavam.

Tonga pegou o carro para sair de casa após o desentendimento e Henry tentou pular na traseira da caminhonete para impedi-la. Com o veículo em movimento, o jogador caiu e sofreu graves ferimentos aos quais não resistiu. Chris Henry deixou três filhos e também muita tristeza no Cincinatti, um dos times de melhor campanha na temporada 2009 da NFL.


Herói: Santonio Holmes
Com um touchdown nos últimos segundos de jogo, Holmes foi eleito o MVP da final da NFL e foi a grande estrela da conquista de Pittsburgh.

Vilão: Matt Stover

Na verdade, Stover apenas decretou o fracasso do Tennessee Titans na temporada 2008/2009. Ele marcou o field goal da vitória do Baltimore Ravens sobre os Titans, fora de casa, por 13 a 10, derrubando o time de melhor campanha na primeira fase logo nas semifinais da AFC. No entanto, Tennessee já vinha mal das pernas antes, quando perdeu três dos últimos cinco jogos do ano, após abrir 11-0.

Dia D: 1 de fevereiro
Em Tampa, na Florida, o Pittsburgh Steelers sofreu, mas derrotou o Arizona Cardinals por 27 a 23, conquistando, dessa forma, o sexto título da franquia no Super Bowl, recorde da NFL.

Dia para ser esquecido: 17 de dezembro
Após uma briga com a futura esposa, o WR do Cincinatti Bengals Chris Henry tentou pular na caminhonete que ela dirigia e sofreu graves ferimentos. Henry morreu e deixou a NFL em luto.

O número: 100
Nada menos do que 100 jardas. Foi essa a distância que o line back James Harrison atravessou no campo após interceptar o passe do QB dos Cardinals, Kurt Warner. Harrison marcou o touchdown mais longo de toda a história do Super Bowl e foi um dos responsáveis pelo título dos Steelers.


Comentário da Redação
Não é mais o mesmo Pittsburgh

O maior campeão de todos os tempos da NFL não é mais o mesmo na temporada 2009/2010. O time não mudou muito, manteve suas estrelas, mas algo não está mais dando tão certo como antes.

Há duas semanas do fim da temporada regular, o atual campeão está fora da zona de classificação, brigando por uma vaga nos playoffs e não será surpresa se o time de Ben Roethlisberger ficar fora da grande festa do futebol americano.

Talvez a resposta para o mau momento da equipe de Pittsburgh seja a ausência do safety Troy Polamalu, o cabeludo de maior destaque da liga. Lesionado, Polamalu só jogou cinco das 14 partidas dos Steelers na temporada. Agora, de volta, será que o time se acerta na defesa?


Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário