* Shakhtar conquista o título pela última vez; torneio mudou de nome para Liga Europa

A partir da temporada 2009/2010, a Copa da Uefa já adotou um novo nome e formato. A nova Uefa Europa League, a Liga Europa, mantém a importância do antigo torneio, mas agora contempla mais clubes e também tem uma fase de grupos mais democrática, com jogos de ida e volta.
Milan decepciona

Após uma primeira fase dura, os Rossoneros decepcionaram no mata-mata. Logo de cara, o time de Kaká, Pato e Ronaldinho foi eliminado pelo Werder Bremen, de Diego e Naldo, time que chegaria à final daquele torneio. Os italianos ficaram de mãos abanando.
Surpresa ucraniana
Enquanto a principal atração deixava o torneio, o Shakhtar Donetsk crescia na Copa da Uefa. O time ucraniano deixara para trás no mata-mata os temidos Tottenham, da Inglaterra, o CSKA, da Rússia, e Olympique de Marseille, da França, até chegar na semifinal caseira, contra o Dinamo de Kiev.
E o duelo acabou sendo decidido pelos brasileiros do Shakhtar. No primeiro jogo, em Kiev, empate em 1 a 1, com gol de Fernandinho. No jogo de volta, o placar era o mesmo e Jadson já havia deixado sua marca. E aos 43 do segundo tempo, o ex-São Paulo e Palmeiras Ilsinho fez um belo gol definindo a classificação em casa: 2 a 1.
Título à brasileira

No Shakhtar, Jadson, Fernandinho, Ilsinho, Willian e Luiz Adriano (foto) formaram a base ofensiva do time laranja. E foi este último o autor do primeiro gol do jogo, ainda na primeira etapa. Mas Naldo, de falta, deixou tudo igual. O placar de 1 a 1 foi mantido durante os 90 minutos.
Com isso, a decisão na Turquia só saiu na prorrogação. E logo aos sete minutos do tempo-extra, Jadson apareceu mais uma vez para deixar sua marca e definir o primeiro título europeu da história do clube e também do futebol ucraniano.
E essa foi a última página do livro da Copa da Uefa, que lança sua nova edição: Uefa Europa League.
Herói: Jadson
O meia brasileiro, ex-Atlético-PR, foi o autor do gol do título do Shakhtar, na prorrogação, contra o Werder Bremen. Há cinco anos jogando no time ucraniano, este, sem dúvidas, foi o tento mais importante do jogador com a camisa laranja.
Vilão: Diego
Diego foi de herói a vilão. Depois de fazer uma brilhante campanha no mata-mata da Copa da Uefa, o meia foi mais uma vez fundamental para a vitória do Werder sobre o Hamburgo, na semifinal, inclusive deixando uma bola nas redes. Contudo, uma discussão infantil com o brasileiro Alex Silva, do time adversário, resultou em cartão amarelo e suspensão ao ex-santista, agora na Juventus da Itália. Sua ausência foi muito sentida na final diante do Shakhtar.
Dia D: 7 de maio
Para os ucranianos, a conquista do título da Copa da Uefa foi sacramentada nesta data. Na semifinal contra o rival Dinamo de Kiev, o segundo jogo encaminhava-se para a prorrogação, quando o lateral e meia Ilsinho marcou um belo gol e classificou o time laranja para a decisão.
Dia para ser esquecido: 26 de fevereiro
Nessa data, o Milan foi eliminado do segundo torneio em importância na Europa. Jogando em casa, o time italiano apenas empatou com o Werder Bremen, futuro vice-campeão, por 2 a 2, sendo eliminado pelos gols sofridos em sua casa.
O número: 1
Esta foi a primeira participação de um time ucraniano na final da Copa da Uefa e, consequentemente, o primeiro título europeu do país.
Comentário da Redação
Torneio valorizado
A mudança de Copa da Uefa para Liga Europa não foi apenas um detalhe. Faz parte de um projeto de valorização muito interessante do torneio, sempre visto como a "segunda divisão" da Europa.
Um novo nome, novo formato e uma nova identidade. E para contribuir com a primeira edição da Europa League, times como Juventus e Liverpool, eliminados da Champions League, irão participar do mata-mata em 2010, valorizando ainda mais a competição que já conta com Ajax, PSV, Roma, Benfica, além do atual campeão Shakhtar, times que não podem ser considerados de "segunda divisão".
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário