Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 5 de dezembro de 2009

Santos > De Camarote Térreo

É hora de mudar

Este dia 5 de dezembro será marcado pelas eleições presidenciais do Santos Futebol Clube. De um lado está o presidente santista pelos últimos dez anos, Marcelo Teixeira, de apenas 45 anos de idade. Do outro aparece o oposicionista Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, 66 anos, referência brasileira em avaliação imobiliária, além de experiente empresário do setor bancário.

O blog Redação do Esporte® entrevistou os dois para que você, leitor, santista ou não, pudesse tirar suas conclusões sobre o que é melhor para o futuro do Santos. Eu tive a oportunidade de ouvir os candidatos nesses bate-papos e em diversos outros veículos e tenho opinião mais do que formada: é hora de mudar.

Não existem mais condições para que Marcelo Teixeira siga à frente do clube. Sim, ele ganhou quatro títulos, foi vice-campeão em quatro importantes torneios e recolou o clube no caminho das conquistas, resgatando o prestígio que o Santos Futebol Clube sempre teve no cenário brasileiro e mundial.

Mas tudo um dia chega ao fim. Ninguém é eterno. O Santos é eterno, mas as pessoas são passageiras. Aos 45 anos (ainda muito jovem), Marcelo Teixeira pode contribuir muito com o clube, mas não necessariamente na presidência. Essa obsessão pelo poder causa até estranheza.

Ao contrário do que diz a situação, o Santos não está no rumo certo. O caminho santista é cheio de incertezas. A mudança seria ótima para o futuro do clube. Novos projetos, novas ideias. Um novo jeito de olhar o futebol, da forma que o profissionalismo do esporte exige.

Com efeito, não tenho certeza absoluta se a oposição tem um projeto firme para assumir o Santos. Acredito que sim. Sei que Luis Álvaro é um profissional sério e reconhecido nas áreas por onde atuou, tem boas ideias e está trazendo um grupo de outros nomes irretocáveis.

De boas intenções o mundo (e o inferno) está cheio, diria um situacionista. No futebol, entretanto, não é bem assim. Boas intenções são sempre bem-vindas. E é nisso que acredito.

Infelizmente, não sou sócio do clube e não poderei votar. Ao associado santista, peço que vote com consciência, sabendo que o futuro de mais de cinco milhões de torcedores pode estar em jogo.

Aos candidatos, sócios e torcedores santistas, boa sorte neste sábado.

E o professor?

Na conversa com os candidatos, colhi informações interessante sobre quem será o treinador do Peixe em 2010. A situação aposta todas as fichas em Vanderlei Luxemburgo. O professor Luxemburgo (como o próprio Marcelo Teixeira referencia o treinador) já disse que sua permanência está condicionada à vitória da situação, mas em 2007 a história era a mesma e o final não foi feliz.

E Luis Álvaro me garantiu que já entrou em contato com outros nomes para assumir o comando técnico do clube em sua gestão. Entre os procurados, ele confirmou que está Dorival Júnior, que acaba de conduzir a campanha do Vasco na Série B. Mas como ele mesmo disse, só haverá negociação depois que o resultado das eleições estiver definido a seu favor.

LEIA MAIS:
- Trocando ideia com Marcelo Teixeira: Vamos montar um time que orgulhe o torcedor"
- Trocando ideia com Luis Álvaro: "Somente com transparência voltaremos a vencer"

=========================

* A coluna De Camarote Térreo coloca o torcedor santista pertinho dos fatos que agitam a Vila Belmiro.

Direto da Redação










Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário