Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Série B > Retrospectiva 2009

O sentimento não parou!
* Empurrado pela torcida, Vasco consegue o acesso e o título com antecedência; Guarani, Ceará e Atlético-GO também disputarão a Série A em 2010

No começo de 2009, o Vasco lançou a campanha "O sentimento não pode parar", com o objetivo de mostrar a paixão do torcedor vascaíno pelo seu time, mesmo após a queda para a Série B. E o sentimento realmente não parou. A torcida cruzmaltina lotou os estádios e empurrou o time da Colina de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Com quatro rodadas de antecedência, o Vasco confirmou a sua volta com uma vitória sobre o Juventude, no Maracanã. Guarani, Ceará e Atlético-GO se juntaram ao time carioca na penúltima rodada, quando também conseguiram o acesso. Em contrapartida, ABC, Campinense, Fortaleza e Juventude foram rebaixados à Série C.

Além de ter estabelecido o maior público da história da Série B - 81.904 pessoas - no jogo do acesso, contra o Juventude, o time da Colina teve, também, um dos artilheiros da competição. Elton, com 17 gols, terminou na liderança da artilharia, juntamente com Marcelo Nicácio, do Fortaleza, e Rafael Coelho, do Figueirense.


Herói: Elton
Artilheiro da competição com 17 gols, o atacante vascaíno foi fundamental na ótima campanha do seu time, participando de mais de 50% dos gols do Vasco.

Vilão: Ivo Wortmann
O técnico assumiu o Juventude no começo de julho, na 11ª rodada e, na sua quarta passagem pelo clube, Ivo Wortmann não conseguiu evitar o rebaixamento do Alviverde.

Dia D: 7 de Novembro
Com o Maracanã lotado, o Vasco bateu o Juventude, por 2 a 1, e confirmou o acesso à Série A. Para completar a festa, a torcida cruzmaltina bateu recorde. Com 81.904 presentes, foi estabelecido o maior público da história da competição.

Dia para ser esquecido: 27 de novembro
Se o Vasco conseguiu o maior, o Duque de Caxias recebeu o menor público da história da Série B. Apenas cinco pagantes - 49 presentes - acompanharam a goleada do Duque, por 4 a 1, sobre a Ponte Preta, em Volta Redonda.

O número: 73
Esse foi o número de gols marcados pelo Atlético-GO, em 38 jogos. Além de terminar com o melhor ataque, o Dragão aplicou a maior goleada da competição: 5 a 0 no Paraná.


Série C > ASA, Icasa, América-MG e Guará na Série B

Disputada entre 24 de maio e 19 de setembro, a Série C de 2009 teve quatro grupos com cinco times. Entre os oito clubes classificados às quartas-de-final, ASA-AL, Icasa-CE, América-MG e Guaratinguetá-SP passaram pelos seus adversários e foram promovidos à Série B de 2010. O título da competição ficou com o América Mineiro, que superou o ASA na final. Sampaio Côrrea, Confiança, Mixto e Marcílio Dias terminaram no último lugar em seus rescpectivos grupos, na primeira fase, e foram rebaixados à Série D.


Série D > São Raimundo é o primeiro campeão

Na primeira edição da quarta divisão do futebol brasileiro, Alecrim-RN, Chapecoense-SC, Macaé-RJ e São Raimundo-PA conseguiram se classificar às semifinais e garantiram a promoção para a Série C de 2010. O título de primeiro campeão brasileiro da Série D foi conquistado pelo São Raimundo, do Pará, que bateu o Macaé na final.


Comentário da Redação
Série A mais forte em 2010

Definidos os times promovidos para a Série A e rebaixados para a B, vejo que, pelo menos em tese, a primeira divisão tem tudo para ser ainda mais forte em 2010. Se compararmos a troca de times, os que subiram devem acrescentar mais em relação aos que caíram.

A começar pelo fato de ter subido um grande clube, como o Vasco, e não ter caído nenhum time considerado realmente grande. Os outros três - Guarani, Ceará e Atlético-GO - se equivalem, de um modo geral, aos outros times. O Bugre, por exemplo, tem mais torcida e tradição que o Santo André. É muito mais legal ver um jogo com o Brinco de Ouro lotado do que acompanhar o Ramalhão com um estádio vazio ou até com o mando de campo trocado.

Mas, independente de torcida e tradição, os três que subiram junto com o Vasco têm capacidade de fazer ótima campanha na elite, como fez o Avaí, ou um campeonato sem susto, como foi a do Barueri. Não existe essa de "subiram rebaixados" como muitos dizem.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário