Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Campeonato Paulista > Com goleada, Santos vence a primeira em casa

* Neymar brilha e marca duas vezes diante do Barueri

Com um show do garoto Neymar, o Santos não encontrou grande dificuldades para golear o Grêmio Barueri por 5 a 0, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Paulista 2010. Neymar marcou duas vezes e foi fundamental naquela que foi a primeira vitória do Peixe jogando em casa neste Paulistão.

Com o massacre, o Santos chegou aos sete pontos no campeonato, enquanto o Barueri, que empatou nas três rodadas anteriores, perdeu seu primeiro jogo no torneio - e que derrota!

André abre a porteira

O Santos dominou amplamente o primeiro tempo, apesar de não conseguir transformar essa pressão em gols. Conseguiu apenas um.

Na primeira etapa, arrematou 17 vezes a gol. Oito foram chances claras. Paulo Henrique teve duas, Neymar teve duas, André teve mais uma e por aí vai. O goleiro Márcio teve muito trabalho para segurar o veloz ataque praiano.

O responsável por abrir a porteira do Barueri foi André, mas com grande participação de Léo. Aos 33 minutos do primeiro tempo, o lateral avançou pela esquerda, driblou os marcadores e bateu bonito, de perna direita. A bola explodiu na trave e voltou nos pés de André, que não teve nenhum trabalho para fazer 1 a 0.

Neymar arrasa o Barueri

No segundo tempo, o Santos diminuiu um pouco o ritmo e passou a administrar o resultado. Se fechou na defesa e tentou explorar os contra-ataques. O Barueri ficou mais próximo do gol santista, e aos cinco minutos Flavinho chegou a chutar uma bola no travessão.

Mas tudo ficou mais fácil para o Peixe quando o zagueiro Diego do time visitante recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 16. A partir daí, Neymar, que já tinha muita liberdade, ganhou ainda mais espaço para aprontar das suas. Aos 25, ele iniciou jogada pela esquerda, rolou para Marquinhos e deixou para Wesley. O meia santista bateu bonito e marcou o segundo, 2 a 0.

O terceiro não tardou. Três minutos depois, Neymar carregou pela esquerda, sem dificuldades, e tocou para Zé Eduardo, que entrara minutos antes. O estreante não perdoou.

Faltava o gol de Neymar. Aos 33 minutos, ele fez o golaço da noite. O camisa sete carregou pelo meio de campo, deixou o lateral Éder no chão, e bateu firme, tirando do goleiro Márcio. Estava armada a goleada, 4 a 0. E aos 42, de pênalti (sofrido pelo venezuelano Breitner), Neymar marcou o quinto gol do Peixe, seu segundo na partida. No lance, o zagueiro Marcelinho acabou expulso.

Ficha do jogo
SANTOS 5 x 0 BARUERI
Felipe, Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Wesley, Marquinhos (Breitner) e Paulo Henrique Ganso (Alan Patrick); Neymar e André (Zé Eduardo). Marcio, Éder, Daniel Marques, Diego e Jefferson; Anderson (João Vítor), Marcos Assunção, Marcelo Oliveira, Carlos Eduardo (Ji Paraná); Flavinho (Marcelinho) e Tadeu.
Técnico: Dorival Júnior. Técnico: Vinícius Eutrópio.
Gols: André, aos 33 minutos do primeiro tempo; Wesley, aos 24, Zé Eduardo, 28, Neymar 33 e 42 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Éder, Vinícius (Barueri), Bruno Rodrigo, Rodrigo Mancha, Neymar (Santos). Cartão vermelho: Diego, Marcelinho (Barueri)
Estádio: Vila Belmiro. Data: 27/01/2010. Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Auxiliares: Hilton Francisco de Melo e Daniel Luis Marques. Renda e público: 5.294 pagantes/R$ 116.280,00


Comentário da Redação
Um Neymar mais maduro

Depois de mais um show de bola do Santos, a imprensa já começa a exaltar mais uma vez o garoto Neymar, que brilhou na goleada sobre o Barueri. Eu nem achei que ele tenha feito sua melhor apresentação com a camisa do Peixe. Antes do segundo gol, eu estava achando que o camisa sete estava muito tímido até.

Neymar teve muito espaço para jogar e demorou para se dar conta disso e tentar resolver o jogo à sua maneira. Foi o que ele fez a partir do segundo gol. E ainda no primeiro tempo, naquela pressão do Peixe nos 30 minutos iniciais, Neymar comandou um Santos rápido, veloz e cheio de habilidade, do jeito que o torcedor alvinegro gosta.

Às vésperas de completar a maioridade, Neymar é um jogador muito mais maduro. Evoluiu demais nesse seu primeiro ano como profissional. Hoje ele é mais objetivo, participativo e não tem medo de cara feia, ao contrário daquele garoto tímido que não conseguiu manter regularidade nos clássicos do Campeonato Paulista em 2009.

Esse ano eu acredito que ele será bem diferente. Será o craque que se espera. E se Robinho chegar, ele tem tudo para evoluir ainda mais e tirar um pouco dos ombros a responsabilidade de liderar um time de garotos, no qual ele é o mais jovem, vejam vocês.

Conceitos

Felipe - BOM: Foi poquissímo exigido, mas esteve seguro.
Pará - BOM: Muito eficaz nas jogadas de ataque. Também não deixou espaços na defesa.
Bruno Rodrigo - BOM: Uma atuação sem restrições dessa vez.
Durval - BOM: Firme e leal. Parece mesmo uma boa contratação.
Léo - ÓTIMO: Uma de suas melhores partidas com a camisa do Santos. Foi essencial no primeiro gol santista.
Rodrigo Mancha - PÉSSIMO: Destoou completamente dos demais companheiros. Dou apenas um desconto, já que ele foi o único volante santista de origem.
Wesley - BOM: Cumpriu bem seu papel de volante e ainda apareceu para marcar seu gol no segundo tempo. Jogando no meio-campo ele é muito mais útil do que era como atacante, em 2008.
Marquinhos - BOM: Estreou como titular e jogou direitinho. Participou do segundo gol. Mas não me agrada muito que ele divida com o Paulo Henrique a armação da equipe. Talvez o Madson fosse mais indicado para a função.
(Breitner) - BOM: O venezuelano foi bem abusado, gostei de ver.
Paulo Henrique - REGULAR: Apareceu bastante nos minutos iniciais, mas perdeu gols incríveis por preciosismo. No segundo tempo, sumiu.
(Alan Patrick) - REGULAR: Ciscou um pouquinho pra lá, um pouquinho pra cá...
Neymar - ÓTIMO: Atuação quase impecável, melhor em campo. Ele ainda tem um problema: não é regular dentro de uma mesma partida. Mas, hoje, é um jogador extremamente decisivo e precisa aprimorar alguns fundamentos e a parte física para ser ainda mais importante. E como o coitado apanha, hein?...
André - BOM: Precisa aprender a segurar mais a bola... mas sabe fazer gols e isso, para um atacante, já é um ótimo sinal.
(Zé Eduardo) - BOM: Primeiro toque na bola, primeiro gol. Estrela o cara tem.
Téc: Dorival Júnior - ÓTIMO: Foi muito feliz ao armar o time com apenas um volante e o Wesley compondo o meio. É uma formação interessante que pode ser testada outras vezes.


Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário