Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 17 de janeiro de 2010

Campeonato Paulista > Timão para no Monte Azul e só empata na estreia

* Estreante, Iarley marca para o Corinthians, mas Rafael Fefo empata para os donos da casa

Atual campeão, o Corinthians decepcionou em sua estreia no Campeonato Paulista. Apesar do atacante Iarley ter feito um gol em sua primeira partida pelo clube, o time de Parque São Jorge não foi além de um empate por 1 a 1 diante do caçula Monte Azul, em Ribeirão Preto.

De positivo no clube do Parque São Jorge, a estreia do atacante Iarley. Além de ter anotado o gol da equipe, o jogador teve boa atuação. Tcheco também estreou com a camisa alvinegra, mas não teve bom desempenho. Apagado, ele foi substituído por Edno no fim do segundo tempo.

A igualdade deste domingo deixa cada uma das equipes com um ponto na tabela de classificação do Estadual. Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Bragantino, na quarta-feira, às 21h50m, no estádio do Pacaembu. A partida deve marcar a estreia do lateral-esquerdo Roberto Carlos. Já o Monte Azul visita o Oeste, às 19h30m.

Iarley se destaca na estreia

A primeira oportunidade do jogo foi criada pelo Monte Azul. Logo de cara. Com um minuto de jogo, após cobrança de escanteio de Luciano Sorriso, Ávalos arriscou da marca do pênalti e mandou à direita do goleiro Felipe. Depois do susto, o Corinthians dominou a posse de bola e controlou bem o meio-campo. Mas não conseguia criar chances de gol.

Porém, quando uma oportunidade surgiu, o Timão foi eficiente. Aos 15 minutos, Souza recebeu passe de Tcheco na direita, se livrou de um marcador e cruzou. O goleiro Tiago Cardoso vacilou e a bola chegou à cabeça de Iarley, que, de cabeça, abriu o marcador. Só que o Monte Azul acordou com o gol sofrido.

Não à toa, a equipe do interior chegou ao empate três minutos depois. Luciano Sorriso cobrou escanteio da direita, Felipe saiu mal e a bola sobrou para Rafael Fefo. Ele chutou, assim como Borebi, que estava em posição de impedimento, e a bola foi para o fundo do gol. Salvio Spinola Fagundes Filho deu o gol para Fefo.

Com o gol, o time do interior equilibrou a partida. Mas o Corinthians não amoleceu e foi em busca de mais um gol. Porém, foi o Monte Azul que quase chegou ao segundo com Borebi, aos 39, e Fefo, aos 43. O goleiro Felipe, mostrando bastante reflexo, defendeu as duas.

Segunda etapa sem emoções

Mano decidiu mudar o esquema e retornou para o 4-3-3. Dentinho, que havia começado no banco de reservas, foi para o jogo no lugar de Morais. Pouca coisa mudou. O mais perigoso continuou sendo o atacante Iarley, que teve outras duas oportunidades até o final da partida.

Na principal, aos 36min, o atacante foi lançado e viu o goleiro Tiago Cardoso realizar outra boa defesa. Se Iarley foi bem, Tcheco demonstrou certo cansaço e não conseguiu se transformar no meia de articulação tão sonhado pelo técnico corintiano - foi substituído por Edno.

O próprio Edno e Souza tiveram outras chances para o elenco corintiano. Já o Monte Azul pouco produziu ofensivamente. Uma de suas boas chances ocorreu aos 42min, numa cabeçada do zagueiro Ávalos.

Ficha do jogo
MONTE AZUL 1 x 1 CORINTHIANS
Tiago Cardoso, Dedê, Ávalos, Mauro e Ferrari; Franciscatti, Rafael Fefo, Luciano Sorriso e Marcelo (Rafael Ueta); Borebi e Edmilson (Ray). Felipe, Alessandro, Chicão, William e Escudero; Marcelo Mattos (Boquita), Jucilei, Tcheco (Edno) e Morais (Morais); Iarley e Souza.
Técnico: Édison Só Técnico: Mano Menezes
Gols: Iarley, aos 15, e Rafael Fefo, aos 18 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Mauro (M); Souza, William (C)
Público: 25.294 pagantes / Renda: R$ 908.230,00
Estádio: Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Data: 17/1/2010. Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho. Auxiliares: Eliza Barbosa e Daniel P. Ziolli.

Fontes: Globo.com e Uol


Comentário da Redação
Dava para lutar mais!

Todos nós sabemos que nos primeiros jogos da temporada os jogadores vão sentir falta de ritmo. Mas não se pode jogar toda a culpa da partida que o Corinthians fez na tarde de hoje nesse fator. Durante o segundo tempo, a equipe Alvinegra só foi jogar com vontade de ganhar no final da partida, na base do desespero.

Se todo o time do Corinthians tivesse demonstrado a vontade de vencer como a do estreante Iarley, o Timão tinha tudo para sair com os três pontos. O camisa 7, de 35 anos, sentiu, sim, a falta de ritmo de jogo, errando tempo de bola e alguns passes, mas superou as dificuldades com muita raça. Assim como Souza, que também correu muito.

A dupla de ataque, aliás, foi o grande destaque da partida no primeiro tempo. Com um meio-campo pouco inspirado, restou para os próprios atacantes buscar jogo. E, com muita movimentação, protagonizaram as melhores chances. Em uma delas, Iarley marcou seu primeiro gol com a camisa do Timão. Porém, minutos depois veio o gol de empate do Monte Azul.

Para a etapa complemantar, Mano Menezes sacou o Morais e colocou o Dentinho para dar mais força ofensiva ao time. Com isso, o também estreante Tcheco ficou como o único responsável pela criação do time. Não deu certo. O ex-meia do Grêmio não aguentava andar em campo.

Mas não foi só o Tcheco que deixou de correr. O Corinthians andava em campo e o segundo tempo foi sofrível. No final, com a entrada de Edno, o Timão criou algumas oportunidades na base do desespero, mas não conseguiu marcar um gol que, sinceramente, seria até injusto.

Conceitos
Felipe - REGULAR: Saiu muito mal no lance do gol do Monte Azul e não é de hoje que ele comete esse erro. Porém, se redimiu um pouco com ótimas defesas.
Alessandro - REGULAR: Mostrou fôlego, mas errou muito mais do que costuma errar.
Chicão - BOM: Mostrou muita concentração e fez uma boa partida.
William - BOM: Bem posicionado, também estava bastante ligado.
Escudero - PÉSSIMO: Nunca vi um lateral tão pesado quanto ele. Demora uma eternidade para conseguir virar o corpo e é um jogador pouco inteligente e sem recursos. O Balbuena, apesar de destro, seria uma opção melhor para a esquerda.
Marcelo Mattos - PÉSSIMO: Segue sendo um volante inoperante. Todo atrabalhoado, não consegue dar um bom desarme e está sempre atrasado nas jogadas. O Cristian deixa saudades até hoje!
(Boquita) - REGULAR: Arriscou um bom chute, mas ficou mais preso na marcação
Jucilei - REGULAR: Correu muito com a bola em certos momentos, e pouco chegou na frente para ajudar os meias a criar.
Tcheco - REGULAR: Começou mostrando boa visão de jogo e segurança nos passes, mas cansou e fez um segundo tempo muito ruim.
(Edno) - BOM: Apesar de ter atuado pouco tempo, entrou chamando a responsabilidade e criou boas oportunidades.
Morais - REGULAR: Depois de uma boa atuação no amistoso contra o Huracán, parece que voltou a ser o velho e inoperante Morais.
(Dentinho) - REGULAR: Não conseguiu fazer sequer uma boa jogada.
Iarley - BOM: Aos 35 anos, gás não faltou para Iarley no primeiro jogo do ano. E, mesmo sem estar na melhor forma técnica, foi o melhor jogador do Corinthians em campo. O estrante mostrou também que pode jogar como o Dentinho e o Jorge Henrique, ou seja, sendo um atacante pelos lados, que volta para compor o meio-campo.
Souza - BOM: Irrita o torcedor por escolher opções erradas em algumas jogadas, como preferir tocar a bola em vez de chutar com o gol aberto, afinal, centrovante tem mais é que tentar o gol. Mas hoje ajudou muito mais a equipe, com muita movimentação e bons passes para os companheiros que vêm de trás. Ainda teve participação direta no gol.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: Escalou e mexeu bem, mas poderia ter tirado o Tcheco bem mais cedo.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário