Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Campeonato Paulista > De vilão a herói, Neymar brilha e Santos vence o Corinthians

* Garoto perde pênalti, mas faz belo gol e comanda triunfo por 2 a 1

Neymar herdou a 7 de Robinho no clássico contra o Corinthians, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, e fez a torcida santista não sentir saudades do Rei das pedaladas. O jovem de 18 anos teve ótima atuação, se recuperou de um pênalti perdido marcando o primeiro gol do jogo, e deu a assistência para André marcar o segundo na vitória por 2 a 1 sobre um rival que terminou o confronto com dois jogadores a menos.

Com o resultado deste domingo, o Peixe chegou a nove vitórias consecutivas, e fica em situação muito confortável na briga pela classificação às semifinais, com 28 pontos, quatro a mais que o vice-líder Santo André. Dentinho fez para o clube da capital, que está com 19 pontos, agora fora do G-4.

Primeiro tempo agitado na Vila

Com apenas cinco segundos de jogo, o clima já esquentou na Vila Belmiro. Assim que deu a saída no meio-de-campo, Ronaldo se chocou involuntariamente com Paulo Henrique Ganso e caiu no gramado pedindo atendimento médico. Os jogadores do Corinthians cercaram o árbitro José Henrique de Carvalho cobrando cartão, mas ele ignorou os pedidos.

Quando a partida recomeçou, o Santos teve grande chance de marcar, aos dois minutos. Jorge Henrique perdeu a bola no campo de ataque e o Peixe partiu em disparada para o setor ofensivo. Pelo meio, Ganso deu lindo passe em profundidade para Neymar na área. Ele recebeu sem marcação e chutou para Felipe fazer ótima defesa em dois tempos.

Pouco tempo depois, aos cinco, Ganso apareceu novamente. Ele driblou dois jogadores do Timão pelo lado direito do ataque e enfiou a bola para Marquinhos. O meio-campista invadiu a área, passou por William e foi derrubado por Roberto Carlos: pênalti! Neymar bateu no canto esquerdo alto e Felipe voou para espalmar.

O lance diminuiu o ímpeto santista e permitiu que o Corinthians melhorasse. Aos 24, o Corinthians quase empatou em um dos lances mais bonitos do Campeonato. Ronaldo começou a jogada e deu execelente toque para o Dentinho na área. De costas para o marcador, o atacante dominou e emendou uma bicicleta. Bem posicionado, Felipe desviou e salvou o Peixe.

No momento em que o Corinthians crescia com um futebol mais cadenciado e de paciência, o Santos chegou ao gol, aos 33. Marquinhos viu Neymar pelo lado esquerdo e tocou. O jovem craque santista dominou de costas para Alessandro, girou e ainda fora da área disparou um chute certeiro no canto direito de Felipe: 1 a 0.

Timão tem dois expulsos, e Peixe garante vitória

No segundo tempo, Mano Menezes sacou Alessandro e Ralf para as entradas de Moacir e Jucilei, respectivamente. No entanto, o Timão seguiu sem força ofensiva e viu o Peixe chegar ao segundo gol, aos 14, novamente em uma bela trama dos jogadores de frente. Marquinhos tocou de trivela para Neymar dominar no peito e rolar para André bater rasteiro, sem chances de defesa.

Com a vantagem, o Santos tentou gastar o tempo. Em um lance já parado pela arbitragem, Neymar deu um chapéu em Chicão. O zagueiro não gostou e empurrou o atacante. Ambos receberam cartão amarelo. Aos 23, o Timão descontou. Ronaldo cruzou da esquerda, Dentinho desviou e acertou a trave. No rebote, atacante chutou forte e fez 2 a 1.

A reação, no entanto, não aconteceu. Dois minutos depois, o lateral-direito Moacir fez falta violenta em Marquinhos e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Na sequência, foi a vez de Roberto Carlos. Ele simulou uma penalidade e também ganhou o vermelho, deixando o Corinthians com dois jogadores a menos.

Nos minutos finais, o Santos passou a brincar e o Corinthians, mesmo com nove em campo, perdeu uma oportunidade incrível de deixar a Vila com um ponto. Aos 40, após cruzamento da direita, o goleiro Felipe não segurou e a bola sobrou na pequena área para Tcheco. Sem ninguém à frente e com o gol vazio, o meio-campista cabeceou por cima, para desespero da torcida e do técnico Mano Menezes. Ficou mesmo 2 a 1.

Ficha do jogo
SANTOS 2 x 1 CORINTHIANS

Felipe, Roberto Brum (Madson), Edu Dracena, Durval e Pará (Germano); Arouca, Wesley, Marquinhos (Breitner) e Paulo Henrique; Neymar e André.

Felipe, Alessandro (Moacir), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf (Jucilei), Elias, Tcheco e Jorge Henrique; Dentinho (Iarley) e Ronaldo.
Técnico: Dorival Júnior. Técnico: Mano Menezes.
Gols: Neymar, aos 33 minutos do primeiro tempo; André, aos 14, e Dentinho, aos 23 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Pará, Paulo Henrique Ganso, Breitner (Santos); Roberto Carlos, William, Tcheco, Moacir, Felipe, Elias (Corinthians).Cartão vermelho: Moacir e Roberto Carlos (Corinthians)
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP). Data: 28/02/2010. Árbitro: José Henrique de Carvalho. Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira e Giovani Cesar Canzian. Renda: R$ 595.120,00. Público: 9.029 pagantes.

Fonte: Globo.com


Comentário da Redação
Visão santista > A inexperiência quase custou caro
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br

Na Vila Belmiro, o Santos provou mais uma vez sua força e, mesmo sem Robinho, venceu o Corinthians com autoridade. O placar foi 2 a 1, mas poderia ser bem mais. Antes de marcar o primeiro gol, o Peixe já perdera duas oportunidades claras, sem contar o pênalti de Neymar que parou nas luvas de Felipe.

O Corinthians não foi o adversário que eu, particularmente, esperava. O time da capital jogou em um ritmo muito lento, sem pegada, deixando espaços para o jovem time santista trabalhar. Com isso, o primeiro tempo foi mesmo um baile - fora uma bicicleta espetacular de Dentinho. Neymar, mesmo errando a penalidade, melhorou no jogo e compliou a defesa corintiana, que foi uma mãe, diga-se de passagem.

No segundo tempo, o Peixe fez o segundo gol com tranquilidade e seguia comandando a partida, até que o Corinthians diminuiu, meio ao acaso, e a coisa poderia ter se complicado, não fossem as expulsões de Moacir e Roberto Carlos. E mesmo com dois a mais, o Santos ainda deu bobeira e poderia ter levado o empate em jogadas pelo lado direito, com a frouxa marcação de Germano.

Seria um baita castigo, mas é apenas reflexo da inexperiência desses meninos. Quando poderiam tocar a bola e administrar o resultado, Neymar, Ganso, Madson e cia. iam pra cima do rival e deixavam a defesa exposta, correndo muitos riscos. Enfim, nada aconteceu e a justiça foi feita no placar. Nona vitória seguida e classificação quase assegurada para as semifinais.

Quanto à polêmica da arbitragem, acho que o juiz é ruim e não soube comandar a partida. No entanto, ele tentou proteger o time que jogou futebol, o Santos. Talvez alguns cartões tenham sido rigorosos, mas serviram para inibir violência maior. Na minha opinião, Moacir e Roberto Carlos (que não jogou nada!!!) foram infantis, principalmente no momento do segundo amarelo, e o juiz tem sua razão para colocá-los para a rua.

Mas foi lamentável o comentário de Mano Menezes (um baita chorão!) após a partida, dizendo que a imprensa protege o meninos do Santos e que a arbitragem é influenciada por isso. Ainda bem, Mano, que a imprensa e a arbitragem colaboram com quem joga futebol. Assim fica mais fácil para Ronaldo, Jorge Henrique, Dentinho atuarem também.

Conceitos

Felipe - REGULAR: Fez defesas muito importantes, mas falhou em um lance capital, em que Tcheco perdeu gol feito.
Roberto Brum - REGULAR: Ainda não me agrada ver o "pastor" jogando na lateral-direita. Ele fica meio perdido, não sabe se marca ou ataca.
(Madson) - REGULAR: O time até melhorou com sua entrada, mas ele não ajudou em nada na hora de manter a bola no chão e segurar o resultado.
Edu Dracena - ÓTIMO: Implacável na marcação, não deu nenhum espaço para o ataque adversário.
Durval - BOM: Também foi seguro, apenas com a ressalva de chegar atrasado em algumas jogadas.
Pará - BOM: O time caiu muito com sua saída, deixando muitos espaços na esquerda. No ataque, levou perigo sempre.
(Germano) - PÉSSIMO: Quase afunda o time. Não marcou ninguém e atacou mal, muito mal.
Arouca - BOM: Mesmo jogando de cabeça-de-área, fora de posição, se virou bem e comandou a saída de bola do Peixe.
Wesley - BOM: Já teve atuações melhores em 2010, mas foi importante demais na marcação, já que o time jogou sem volantes de origem na frente da defesa. Correu por três.
Marquinhos - BOM: Começou errando muito, inclusive no lance do pênalti, em que demorou para chutar e acabou derrubado. Mas melhorou no decorrer da partida, comandando o time em jogadas cruciais, como no gol de André, no segundo tempo.
(Breitner) - SEM CONCEITO: Nem tocou na bola. Só levou um cartão.
Paulo Henrique - ÓTIMO: Lembrou um pouco a atuação que fez contra o São Paulo. Foram 30 minutos iniciais espetaculares, destruindo a defesa corintiana. Depois caiu um pouco, mas ainda era um dos mais lúcidos no momento em que o Santos tinha dois a mais. É um jogador fantástico, que não parece ter a idade que tem.
Neymar - BOM: Perdeu um pênalti e não acertou todas. Ok. Mas fez o seu gol e ainda participou de forma brilhante do segundo gol. Não se intimidou com a defesa corintiana dessa vez. Faltou apenas mais concentração em alguns momentos.
André - BOM: Ele não perde gol. Pintou a chance ele converte. Um matador nato.
Téc: Dorival Júnior - BOM: Gostei da atitude quando o time jogava com dois a mais e o treinador tirou um lateral (Brum) e colocou um meia (Madson), com o objetivo claro de ampliar o placar e manter a bola no ataque. Atitudes como essas provam que o Santos acertou em cheio na escolha de seu comandante técnico. Seu estilo casa perfeitamente com o elenco santista.

Visão corintiana > É preocupante
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

No grande teste da temporada até o momento, o futebol mostrado pelo Corinthians foi bastante preocupante. Um time lento, sem poder ofensivo e com uma zaga perdida. Assim foi o Timão no clássico deste domingo na Vila, onde o placar de 2 a 1 não reflete o que foi o jogo.

O primeiro tempo foi vergonhoso para os defensores corintianos. A linha de trás não conseguia se entender e fazia uma linha para lá de burra. Os volantes Ralf e Elias, além de deixarem espaços, não sabiam o que fazer quando ficavam com a bola. Os santistas chegavam com uma facilidade imensa na cara do Felipe.

O goleiro corintiano, aliás, foi o grande nome do jogo. O camisa 1 do Timão só não conseguiu evitar o chute indefensável de Neymar, em um lance que simbolizou a postura do Corinthians no jogo. O Alessandro, um dos jogadores mais raçudos, apelidado até de guerreiro pela torcida, ficou simplesmente olhando o garoto do Santos dominar a bola, girar e chutar para o gol.

Após a volta do intervalo, o Corinthians pareceu ter voltado mais arrumado defensivamente. Entretanto, logo no primeiro grande lance do Peixe, a zaga ficou assistindo e o André ampliou o placar. Neste péssimo dia do Corinthians, tanto no aspecto tático quanto no individual, nem o torcedor corintiano mais otimista imaginaria que o seu time ficaria perto de empatar. Pelo contrário, a tendência era de uma goleada do Santos.

Porém, o Peixe quase conseguiu a façanha de ficar perto de sofrer um empate. Primeiro, Dentinho diminuiu. Pouco depois, o juiz, que já estava sendo bem mais rigoroso para os visitantes, expulsou Moacir e Roberto Carlos, ambos pelo segundo amarelo. O primeiro foi bem expulso pelo segundo cartão, porém, não mereceu tomar o primeiro. Já o camisa 6, no meu modo de ver, não mereceu tomar nenhum dos dois cartões amarelos.

Mesmo com dois a menos, Dentinho chamou o jogo e levou bastante perigo em chute cruzado, quase empatando o jogo. Mais tarde, o atacante, que jogou aberto pela direita, cruzou para a área e Tcheco, sozinho, não conseguiu cabecear da melhor forma e perdeu uma chance inacreditável.

Por incrível que pareça, pode até ter sido bom para o Corinthians não ter acontecido esse empate, para não apagar essa péssima atuação. Assim como o Mano Menezes tem que evitar falar de arbitragem (que realmente foi, no mínimo, caseira) e focar apenas a equipe, pois terá trabalho para dar um padrão ao time.

Conceitos

Felipe - ÓTIMO: Sem culpa nos gols, saiu bem para fazer duas defesas, e pegou um pênalti com muito mérito.
Alessandro - PÉSSIMO: Deixou espaço de sobra para o Santos atacar no seu setor, e foi ridículo no lance do gol do Neymar.
(Moacir) - PÉSSIMO: Sabendo que tinha cartão amarelo, não poderia dar uma entrada daquela. Prejudicou muito o time, que havia feito um gol dois minutos antes.
Chicão - PÉSSIMO: Muito mal no jogo, quase entregou o ouro no começo do primeiro tempo. Não faz uma sequência de boas partidas há muito tempo.
William - PÉSSIMO: Perdido em campo, não conseguiu acompanhar os adversários e falhou no primeiro gol.
Roberto Carlos - PÉSSIMO: Não mereceu a expulsão, mas dá cada bobeada incrível. Pelo futebol que tem jogado, se fosse um jogador sem nome, já estaria sendo bastante criticado.
Ralf - PÉSSIMO: Deu bastante espaço, e não sabia o que fazer quando estava com a bola.
(Jucilei) - BOM: Mesmo sem ser um primeiro volante de ofício, deu mais segurança defensiva ao time, e melhorou a saída de bola.
Elias - PÉSSIMO: Depois do grande jogo contra o Racing, fez uma partida lamentável hoje. Errou inúmeros passes, atrapalhou contra-ataques, não marcou bem e chegou pouco à frente.
Tcheco - REGULAR: Um dos poucos lúcidos do time, fez bons lançamentos e passes. Só não foi melhor porque perdeu um gol ridículo de cabeça.
Jorge Henrique - PÉSSIMO: Novamente mal, segurou demais a bola, estragando vários contra-ataques, e não foi o mesmo na marcação.
Dentinho - BOM: Chamou a responsabilidade nos momentos mais difíceis. Fez o seu e criou duas boas jogadas que quase terminaram em gol.
(Iarley) - SEM CONCEITO: Jogou pouco tempo. Fica sem nota.
Ronaldo - REGULAR: Assim como contra o Racing, não pegou muito na bola com condições de desequilibrar, mas se virou como pôde e deu uma assistência para o Dentinho marcar.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: Fez bem em escalar a força máxima e tem que fazer isso sempre, para dar padrão à equipe. Hoje ficou ainda mais claro o desentrosamento do time. Vai ter trabalho para preparar uma grande equipe, como no ano passado.


Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
Siga-nos no Twitter: @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário